30 dezembro 2005
Ministros das Finanças - 1974 a 2004
Nomeações Exonerações
17-07-1974 30-09-1974
30-09-1974 26-03-1975
29-08-1978 15-09-1978
17-07-1974 30-09-1974
30-09-1974 26-03-1975
29-08-1978 15-09-1978
Angola - Aplausos...
Angola prepara-se para o Recenseamento
Eleições legislativas e presidênciais 2006
Entre sete ou oito milhões de angolanos farão o seu recenseamento tendo em vista as eleições legislativas e presidenciais em 2006. Esta informação foi avançada pelo porta-voz da Comissão Eleitoral, Adão de Almeida, em Luanda.
Adão de Almeida falou em conferência de imprensa que seis meses será o período necessário para a realização do registo eleitoral e isto deve-se «à densidade populacional e às dificuldades de acesso agravadas pela época das chuvas», embora o objectivo do Governo seja de três meses para o resgisto eleitoral. A data para o início do recenseamento ainda não foi determinado mas, segundo Adão Almeida, «deverá ser anunciado pelo Conselho de Ministros».
Expresso África de 29-12-2005
Governar a Rosa...
Imposto sobe 7% na gasolina e 10% no gasóleo
O imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) vai aumentar cerca de 7% na gasolina e 10 no gasóleo no início de 2006. Em termos práticos, o imposto sobre a gasolina vai sofrer um agravamento de 3,7 cêntimos por litro, e de 3,2 cêntimos no gasóleo.
Jornal de Negócios de 29-12-2005
Sócrates decide mudanças de poder
O primeiro-ministro, José Sócrates, está neste momento a tomar decisões sobre a liderança de várias empresas, onde o Estado ainda detém uma posição accionista e também sobre o Banco de Portugal. A recondução de Vítor Constâncio é dada como certa.
Já as decisões sobre a PT e EDP estão ainda em aberto, mas sabe-se que João Talone está sem espaço para continuar na EDP, que vai ter um novo modelo de governação, e Horta e Costa deverá mesmo sair da presidência da comissão executiva da PT.
Diário Económico de 29-12-2005
Observar...
Patrões seguem exemplo do Estado e limitam aumentos
Função Pública "paga" calamidades
As principais entidades patronais do país vão tomar os 1,5 por cento ontem avançados pelo Governo aos sindicatos da função pública como referência nas negociações do sector privado. Apenas a agricultura, com falta de mão-de-obra, se vê obrigada a praticar aumentos superiores a 3 por cento. Com esta excepção, a perda de poder de compra no próximo ano não vai ser um exclusivo da função pública.
Público de 29-12-2005
Função Pública "paga" calamidades
Teixeira dos Santos garante que 1,5 por cento é o valor possível. Os salários da Função Pública vão subir 1,5 por cento em 2006, pois o Governo decidiu não esgotar a dotação provisional, de 424 milhões de euros, em aumentos salariais, preferindo deixar uma folga de 134 milhões para eventuais calamidades, como “a seca, a gripe das aves ou doença da língua azul”, disse fonte sindical.
Correio Manhã de 29-12-2005
Governo dá 1,5% à Função Pública
Apesar de Teixeira dos Santos insistir na via negocial, sindicatos defendem que foram confrontados com proposta de “pegar ou largar”. Apesar de não assumir como encerradas as negociações com os sindicatos sobre os aumentos na função pública, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse ontem “ter ido tão longe quanto possível” na proposta de actualização de 1,5%. Para os sindicatos, que defendem ter sido confrontados com uma proposta “imposta de pegar ou largar”, os valores apresentados não só são “uma afronta aos trabalhadores” como contrariam afirmações recentes do primeiro-ministro “de que haveriam aumentos reais na função pública”.
Diário Económico de 29-12-2005
Quadros do Estado perderam 8% do poder de compra em cinco anos
Os quadros técnicos da função pública perderam cerca de 8 % de poder de compra desde o ano 2000. Isto porque em 2003 e 2004 só foram actualizados os salários dos funcionários que recebiam menos de mil euros mensais. Ficaram, assim, sem aumentos todos os quadros técnicos da função pública, como os professores e profissionais da área da saúde e da justiça.
Globalmente os quadros técnicos do Estado tiveram um aumento acumulado nestes anos de 11,6 %, enquanto o custo de vida aumentou cerca de 20 %.
Diário Notícias de 29-12-2005
Trabalhadores perdem poder de compra pelo sétimo ano consecutivo
Os cerca de 700 mil funcionários públicos e os mais de 360 mil pensionistas vão voltar a perder poder de compra em 2006, pelo sétimo ano consecutivo. O ministro das Finanças anunciou ontem aumentos de 1,5% para os salários, o valor mais baixo desde 2003, e subidas diferenciadas para as pensões - entre 1,5% e 2,5% - justificando a proposta como "a possível", no actual quadro orçamental e de fraco desempenho da economia.
Jornal de Notícias de 29-12-2005
Tenebroso e Indigno
"Há falhas na detecção de crianças em risco"
Em entrevista, Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, defende a criação de uma base de dados para a detecção das crianças de risco, admite que a falta de comunicação entre valências prejudica esta mesma sinalização, promete investimento na formação de técnicos para as comissões de protecção; e acredita que dar oportunidade de recuperação à família biológica, em tempo útil, é um dever.
Jornal de Notícias de 28-12-2005
Comissões de menores reforçadas com recurso a privados
O reforço das comissões de protecção de menores com mais de 140 técnicos, anunciado em Junho, está atrasado dois meses. O concurso será lançado nos próximos dias e passará pela contratação de profissionais a empresas e organizações não governamentais.
Público de 28-12-2005
Presidenciais...
Fosso entre ricos e pobres acentuou-se em 2003
A taxa de pobreza recuou em 2003 face ao ano anterior, atingindo o valor mais baixo desde pelo menos 1995, primeiro ano da série divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mas as desigualdades entre os mais ricos e os mais pobres agravaram-se em relação a 2002.
Jornal de Negócios de 28-12-2005
Observar...
BCP vale mais de 7,6 mil milhões
Nas últimas cinco sessões, a capitalização bolsista da instituição financeira liderada por Paulo Teixeira Pinto valorizou-se em mais de 850 milhões de euros.
A valorização das acções do banco liderado por Teixeira Pinto atingiu 12,5% desde que a instituição anunciou, na passada terça-feira, que perdeu a corrida para a compra do maior banco da Roménia, o BCR.
Durante este período negociaram-se quase 4% do capital social do banco.
Diário Económico de 28-12-2005
Mário Soares / Cavaco Silva - O Depois
Debate tenso: Cavaco aguenta Soares ao ataque
Mário Soares tentou ontem jogar contra Cavaco Silva alguns dos aspectos menos positivos da sua governação. Lembrou um passado conflituoso, distante dos portugueses, apresentando a reforma na educação como um falhanço. Às críticas, Cavaco Silva respondeu com o julgamento feito pelos portugueses em eleições anteriores, ao mesmo tempo que procurou sublinhar a ausência de propostas do outro candidato.
Público de 21-12-2005
Provocações de Soares resvalam na frieza de Cavaco
Como era de esperar, no derby dos debates presidenciais, o que esteve em causa foi o perfil dos candidatos apoiados pelos dois maiores partidos. Soares atacou, do início ao fim, as características do adversário, por ser apenas um economista, não ter visão humanista, nem cultura ou experiência internacional.
Jornal de Notícias de 21-12-2005
Soares sempre ao ataque, Cavaco hábil na resposta
Era apontado como o debate mais importante desta pré-campanha. E pelo menos neste aspecto não defraudou as expectativas. Cavaco Silva e Mário Soares defrontaram-se ontem à noite na RTP, com estratégicas opostas o candidato apoiado pelo PS desferiu ataques ao seu antagonista a partir do primeiro minuto; Cavaco, pelo seu lado, preocupou-se desde o início em evitar os reptos mais duros que o rival lhe lançava. Um e outro, cada qual a seu jeito, acabaram por cumprir os objectivos.
Diário Notícias de 21-12-2005
Cavaco paciente com ataques de Soares
Debate intenso entre dois gigantes da política nacional.
Correio Manhã de 21-12-2005
29 dezembro 2005
Presidenciais...
Com o necessário respeito sugiro-lhe, Dr. Mário Soares, que descanse!
Somos uma nação pobre (estéril) e castrada (infecunda) …
JAC
Somos uma nação pobre (estéril) e castrada (infecunda) …
JAC
Genial...
Presidente e altos quadros da PT preparam reforma
O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Miguel Horta e Costa, prepara se para avançar com o processo de reforma, assim como mais sete altos quadros da operadora, apurou o «Diário de Notícias». Os responsáveis da PT tencionam aproveitar o regime especial de aposentação, ao abrigo do Decreto-Lei 324 de 1997, tendo para isso de fazer o requerimento do mesmo até ao dia 31 de Dezembro.
Os nomes em causa, onde se incluem Iriarte Esteves (presidente da TMN e administrador executivo da PT), Graça Bau (administrador da PT Comunicações) e Paulo Nordeste (presidente da PT Inovação), foram discutidos em conselho de administração, tendo os gestores decidido iniciar o processo, afirmou fonte da empresa.
Agência Financeira em 26-12-2005
Pesado Silêncio…
Detida mãe de uma recém-nascida encontrada morta em Ponte de Lima
A Polícia Judiciária (PJ) de Braga anunciou a detenção da mãe de uma recém-nascida encontrada morta no início do mês num coreto no Monte de S. Cristóvão, em Ponte de Lima.
Em comunicado, o departamento de investigação criminal da PJ de Braga refere que a detida, de 26 anos, é "fortemente indiciada pela prática do crime de infanticídio" e será hoje levada ao Tribunal de Ponte de Lima para aplicação das medidas de coacção.
Os factos terão ocorrido no dia 5, apesar de a criança, do sexo feminino, só ter sido encontrada pelas 11h00 do dia 8 em S. Julião do Freixo, ainda com o cordão umbilical e embrulhada em roupas. A autópsia indicou que a recém-nascida morreu de hipotermia.
Depois de ter escondido durante nove meses uma gravidez indesejada, a mãe, residente em Vila Verde, acabou por fazer o parto em casa, por vergonha, de acordo com uma fonte contactada pela agência Lusa.
O coreto fica no alto do monte, no adro das capelas de S. Cristóvão e S. Silvestre, onde só há actos em duas ou três ocasiões por ano, tendo a recém-nascida sido encontrada por um membro da Comissão Fabriqueira local.
Público de 29-12-2005
A Queda de um Mito...
Michael Jackson aceitou o convite para participar num «reality show» norte-americano que envolve a sua família.
O cantor aparece no programa piloto e será convidado a entrar em alguns episódios do formato, segundo o jornal The Mirror, que refere ainda que LaToya e Jermaine Jackson também podem vir a participar.
As câmaras de televisão vão acompanhar 24 horas por dia os três sobrinhos de Michael Jackson, que tiveram um breve sucesso nos anos 90 com a boys band 3T. Os jovens tentam agora regressar à indústria da música com este programa.
O programa tem estreia marcada, nos EUA, no final do primeiro semestre de 2006.
Michael Jackson pode perder Neverland
O cantor norte-americano Michael Jackson pode perder o Rancho Neverland caso não salde a sua dívida ao banco de 270 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de euros) até dia 20 de Dezembro.
Como garantia de empréstimo, o artista hipotecou o seu rancho na Califórnia e também a sua cota no catálogo musical dos Beatles, avaliados em mais de mil milhões de dólares.
Michael Jackson tem estado a viver no Bahrein, no Golfo Pérsico, desde que foi absolvido, em Junho passado, das acusações de abuso sexual de um menor. O Rancho Neverland é o local onde Jackson alegadamente teria cometido o crime.
Entretanto, os familiares do cantor têm-se revelado preocupados com a saúde mental de Michael Jackson, que se tem mantido longe dos Estados Unidos desde o polémico processo.
Governar a Rosa...
O primeiro-ministro, José Sócrates, está a preparar mudanças em várias empresas onde o Estado é accionista. Para já, estão anunciadas alterações na EDP e na PT.
O Banco de Portugal também está sob análise, mas Vítor Constâncio será reconduzido para um segundo mandato.
Expresso em 28-12-2005
Presidenciais...
Soares critica jornalistas e cita Pessoa «A candidatura está a entranhar-se!»
Mário Soares criticou hoje a forma como a comunicação social está a fazer a cobertura das suas acções de pré-campanha para as presidenciais, considerando que "quer queiram, quer não queiram" a minha candidatura está a "entranhar-se".
Lembrando uma frase de Fernando Pessoa sobre a Coca-Cola - "primeiro estranha-se, depois entranha-se" -, Mário Soares aplicou a mesma expressão à sua própria candidatura. "Está a entranhar-se, quer queiram quer não", afirmou o candidato apoiado pelo PS, durante a apresentação, em Lisboa, do livro "Mário Soares - O que falta dizer", da autoria de Anabela Mota Ribeiro, Elsa Páscoa e Maria Jorge Costa.
"Não que a comunicação social goste de mim (...). Se estivessem aqui três cadeiras vazias, eram precisamente essas que focavam", acrescentou, sugerindo aos estudantes de comunicação social que realizem um estudo sobre a forma como está a ser feita a cobertura da pré-campanha para as eleições de 22 de Janeiro.
Expresso em 28-12-2005
Angola - O drama da corrupção...
A corrupção é pior do que a sida
Secretário-geral da UNITA desde o Congresso de Julho de 2003, Mário Vasco Miguel «Vatuva» foi um dos generais de Jonas Savimbi que combateu até ao fim e até ao limite das suas forças. De passagem por Lisboa deu uma entrevista ao EXPRESSO.
EXP. - Mas acha ainda possível haver eleições em 2006?
M.V. - Estamos muito atrasados e o calendário está muito apertado. É preciso organizar eleições o mais rapidamente possível, por razões nacionais e internacionais, mas é ainda mais importante que os resultados sejam credíveis para os eleitores e para a comunidade internacional. Para isso o processo deve ser bem organizado, porque vai definir o futuro do país. É preciso agir com cautela e não dar a entender que a sociedade angolana no seu todo não se dá muito bem com a democracia.
EXP. – A corrupção...
M.V. – A corrupção em África causa mais danos do que o SIDA e no nosso país atinge níveis escandalosos. O pior é que é um mal contagioso.
EXP. - Fala-se sempre dos corruptos,e muito pouco dos corruptores.
M.V. – É a eterna questão do ovo e da galinha: nunca se saberá ao certo se é o corruptor que faz o corrupto ou o contrario. Para mim, ambos são responsáveis pelo mesmo crime.
Nicole Guardiola - Expresso África de 17-12-2005
Presidenciais...
Cadilhe provoca ruptura entre Portas e Santana
O aparecimento de Miguel Cadilhe não deixou ninguém indiferente à direita. Marcelo e Borges foram obrigados a aparecer na marcação ao antigo ministro das Finanças, subitamente assumido como líder do Norte e com credibilidade para suceder a Mendes no PSD, como líder da oposição e alternativa a primeiro-ministro.
Por outro lado, provocou a ruptura entre Portas e Santana Lopes: Portas veio, em desespero de causa, apoiar a candidatura presidencial de Cavaco Silva, e Santana teve que dizer que existia, com um artigo de opinião no "Expresso", a pretexto o primeiro aniversário, do célebre texto de Cavaco Silva sobre a "má moeda".
O primeiro a reagir foi Cavaco Silva, logo na quinta-feira passada, com a disponibilidade de um referendo sobre a regionalização. Mas o súbito regresso de Cadilhe à ribalta da política criticando o candidato do centro-direita Cavaco Silva e a governação reformista dos últimos três governos (leia-se Barroso, Santana e Sócrates) não deixou ninguém indiferente à direita.
Está tudo muito agitado no PSD e no CDS depois de Miguel Cadilhe. E este parece não desarmar.
Depois da entrevista à "Visão", na quinta-feira passada, onde se demarcou de Cavaco Silva, Miguel Cadilhe deu, na segunda feira, uma entrevista ao "Jornal de Negócios" e lançou um livro sobre "o sobrepeso do Estado", em que se demarca das políticas do PSD e do PS relativamente ao aumento dos impostos e denuncia a confusão entre disciplina financeira e aperto orçamental.
Elegendo Cavaco e Sócrates como adversários, Cadilhe ocupa o espaço de contestação ao Bloco Central, que pode emergir nas presidenciais e prepara-se para se constituir como alternativa.
Semanário de 30-11-2005
28 dezembro 2005
Angola – O drama da corrupção...
Detida Rede de Traficantes de Vistos
O director adjunto dos serviços de migração e estrangeiros de Angola,Rui Neto, o director do departamento de estrangeiros, Jacinto de Almeida, e outros cinco funcionários foram detidos pela polícia judiciária por alegado envolvimento na concessão ilegal de vistos de permanência e de trabalho para cidadãos estrangeiros.
Os dois altos responsáveis daquela instituição faziam parte de uma rede que se dedicava a emissão de vistos de forma fraudulenta a estrangeiros, designadamente libaneses, indianos, portugueses, brasileiros e oeste-africanos, em troca avultadas somas em dinheiro.
...
.«A corrupção era uma verdadeira e velha gangrena instalada na emigração, que sendo denunciada há anos, impõe-se agora que seja banida da base ao topo, sob pena que afugentarmos o investimento estrangeiro» - disse ao ExpressoAfrica, Adelino Emanuel, um jurista.
Gustavo Costa, em Luanda - Expresso África de 27-12-2005
O Espírito Santo não presidiu ao último conclave...
Cartas quase marcadas no Vaticano - Opus Dei e Cúria Romana ajudaram
A mobilização de Ratzinger não foi discreta. Ele contou com ajuda dos principais cardeais da Cúria Romana e até de grupos de pressão de grandes movimentos da Igreja, principalmente da Opus Dei — de perfil conservador e com forte influência no Vaticano.
A estratégia montada por Ratzinger foi extremamente sofisticada. Ele deu sinal verde a alguns cabos eleitorais, que começaram a trabalhar os votos dos 115 eleitores (eram 117, mas dois não compareceram ao conclave por motivo de saúde). Eles se dividiram por continentes. Na América Latina, os principais cabos eleitorais de Ratzinger foram os cardeais Alfonso López Trujillo, colombiano, e Jorge Arturo Medina Estévez, chileno, ambos próximos da Opus Dei. Também ajudou de forma ostensiva o cardeal austríaco Christoph Schoenborn, colocado em Viena por Ratzinger para barrar os ventos progressistas da arquidiocese.
...
O cardeal brasileiro lembra ainda que a eleição derrubou dois tabus: a teoria do pêndulo, segundo a qual o eleito teria características opostas às de João Paulo II; e o fato de não ser tradição eleger papa um cardeal com origem na Cúria Romana. O brasileiro lembra que a mesma plataforma utilizada pelos aliados de Ratzinger antes da reunião secreta também foi usada durante o conclave para obter os votos necessários.
Jornal O Globo de 24-12-2005
27 dezembro 2005
"Portas é de novo suspeito!"...
Escutas revelam microfilmes na Defesa
MP suspeita que Paulo Portas possa ter microfilmado documentos secretos
MP suspeita que Paulo Portas possa ter microfilmado documentos secretos
O Ministério Público suspeita que Paulo Portas possa ter microfilmado, antes da mudança de Governo em Março deste ano, os arquivos do Ministério da Defesa, nos quais podem estar documentos confidenciais ou classificados como Segredo de Estado.
Os indícios resultam das escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Portucale, que incide sobre alegadas práticas de tráfico de influências na aprovação de um empreendimento turístico do Grupo Espírito Santo (GES).
No decurso do interrogatório a Abel Pinheiro, o juiz Carlos Alexandre trouxe à colação as microfilmagens aos arquivos dos ministérios tutelados por Paulo Portas, Luís Nobre Guedes e Telmo Correia.
De imediato, o advogado José António Barreiros, que representa Abel Pinheiro, considerou que a eventual microfilmagem não constituía crime, até porque a recolha de documentos foi paga pelos próprios, que contrataram uma empresa para proceder à microfilmagem.
Segredo de estado. O procurador da República Rosário Teixeira, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), terá considerado, por sua vez, que no caso de Portas poderia colocar-se a hipótese de crime, caso tivessem sido microfilmados documentos confidenciais da NATO ou classificados como Segredo de Estado.
Diário Notícias de 22-12-2005
Presidenciais..."El Rey Suares"
Soares é o "marajá" dos candidatos
Cavaco é o homem dos números... Mas o "Marocas" é que está cheio de "massa".
Tal & Qual de 23-12-2005
Observar...
Função Pública - Um quinto reforma-se nesta legislatura
O envelhecimento, combinado com a corrida à reforma em resposta à alteração das regras de aposentação, está a empurrar o Estado para uma situação de ruptura nos recursos humanos.
Jornal de Negócios de 23-12-2005
Recordar...
Um dia impossível de esquecer
Começou cedo, no mar, a 30 quilómetros de profundidade. Um reajuste de placas tectónicas provocou um dos sismos mais potentes do século.
Seguiu-se um maremoto arrasador, afectando mais de uma dezena de países. Quase 230 mil pessoas morreram ou desapareceram, mas, um ano depois, não há ainda uma contagem final.
O dia 26 de Dezembro de 2004 ficará para sempre na memória da humanidade.
Público de 26-12-2005
Governar a Rosa...
Parlamento é a maior bolsa de emprego do Estado
Em nove meses, a Assembleia da República registou a saída de 43 deputados, a maior parte do PS e para integrar o Governo: 19 parlamentares eleitos em Fevereiro foram chamados a integrar o Executivo de José Sócrates. Estes números revelam que cerca de um terço dos deputados eleitos pelo PS já não se encontram na Assembleia.
Diário Económico de 26-12-2005
Presidencias..."Grande Cavaco quer!"
Cavaco Silva quer um secretário de Estado para acompanhar empresas estrangeiras
Três dias antes do Natal, Cavaco Silva concedeu uma entrevista ao JN, em sua casa, onde ficará a residir no caso de vir a ser eleito presidente da República. Admite que o chefe de Estado pode propor determinada actuação legislativa ao Governo, mas garante que não será uma arma de arremesso entre a Oposição e a Maioria.
Jornal de Notícias de 27-12-2005
Observar....
País rural vai receber três milhões por dia
Os agricultores portugueses vão receber da União Europeia 500 milhões de euros por ano, entre 2007 e 2013, para o desenvolvimento rural, e 640 milhões para a agricultura propriamente dita, o que perfaz um total de 1140 milhões em cada ano, ou 3,1 milhões por dia, indicou Luís Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Pescas, em declarações ao JN.
Jornal de Notícias de 27-12-2005
Aplausos...
Dakar e passagem do ano esgotam hotéis de luxo
As unidades, sobretudo de quatro e cinco estrelas, da zona de Lisboa registam uma "ocupação quase a 100%" para a passagem de ano, devido ao rali que ligará a capital portuguesa a Dakar. Contudo, os preços "não foram inflacionados" com este evento, disse ao DN Francisco Paulino, responsável por uma agência de viagens.
Diário Notícias de 27-12-2005
Aplausos...
PT ganha 165 milhões com venda do portal UOL
Operadora ficou com 29% da empresa brasileira. A mais-valia da PT com a redução da posição accionista no portal brasileiro UOL deverá ficar acima dos 160 milhões de euros, superando o encaixe financeiro (80 milhões), porque a operadora teve em conta, por exemplo, um “dividendo extraordinário”.
Diário Económico de 27-12-2005
Homicídio...
Operação Natal terminou com nove mortos e menos acidentes
Das 00h00 de sexta-feira às 24h00 de ontem ocorreram 1232 acidentes, menos 66 do que o ano passado.Apesar de se ter verificado uma diminuição no número de acidentes morreram nove pessoas nas estradas portuguesas patrulhadas pela GNR, o mesmo número do ano passado.
O balanço final da primeira fase da Operação de Natal e Ano Novo indica que este ano os acidentes de viação causaram a morte a nove pessoas, igual número em relação ao mesmo período de 2004. No entanto, verificaram-se menos 66 acidentes que no ano passado.
Das 00h00 de sexta-feira às 24h00 de ontem ocorreram 1232 acidentes, menos 66 do que o ano passado.Apesar de se ter verificado uma diminuição no número de acidentes morreram nove pessoas nas estradas portuguesas patrulhadas pela GNR, o mesmo número do ano passado.
Nestes quatro dias ficaram feridas com gravidade 39 pessoas, mais 17 que no ano passado, e 352 feridos ligeiros, menos sete que na Operação Natal de 2004.De acordo com a Brigada de Trânsito, foi controlada a velocidade a 86.475 veículos, dos quais 2.230 foram apanhados em excesso de velocidade.
A BT deteve 60 condutores por excesso de álcool, num total de 3136 despistagens.
Público de 27-12-2005
Observar... crise, ser ou não ser!
Portugueses levantaram 115 milhões de euros no dia 23 de Dezembro
Os portugueses levantaram 115 milhões de euros das caixas Multibanco em todo o país no dia 23 de Dezembro, o que representa um novo recorde no levantamento de dinheiro das caixas automáticas.
Na antevéspera de Natal foram feitas mais de 1,5 milhões de operações de levantamento nas 10.550 caixas automáticas da rede Multibanco, gerida pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), revela hoje o "Correio da Manhã".
...
Quanto às compras efectuadas nesse mesmo dia através da SIBS, atingiram os 2,7 milhões de operações, totalizando 138 milhões de euros, uma média de 50 euros por cada comprador.
Os portugueses levantaram no Multibanco, desde o início de Dezembro até ao dia de Natal mais de 1,7 mil milhões de euros. Este valor representa um acréscimo de 12 por cento face ao período homólogo de 2004.
Somando as verbas levantadas às das compras efectuadas nas lojas via Multibanco, verifica-se que os portugueses gastaram no Natal 3,7 mil milhões de euros, adianta o jornal.
Público de 27-12-2005
A Frase...
"A figura de 2005 foi aquela que os portugueses fizeram perante o saque altruísta e impune dos dinheiros públicos a que se chamou, por eufemismo, Euro` 2004. Uma figura de urso, aliás imbatível ano após ano."
Alberto Gonçalves, "Correio da Manhã", 27-12-2005
Genial...
António Guterres eleito personalidade portuguesa do ano
Escolha da Imprensa Estrangeira em Portugal teve por base a sua nomeação para dirigir o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Em 2004 tinha sido escolhido Durão Barroso.
A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) escolheu António Guterres como personalidade portuguesa do ano devido à nomeação para dirigir o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, anunciou hoje aquela organização.
"Os correspondentes que integram a AIEP consideram que a nomeação para este cargo representa um reconhecimento do prestígio internacional e do perfil humanista do ex-primeiro-ministro e ex- presidente da Internacional Socialista", sublinha o comunicado da Associação enviado à agência Lusa.
Portugal Diário de 26-12-2005
23 dezembro 2005
Presidenciais...
Estado (NÓS) reembolsa parte das campanhas
A legislação determina limites máximos para a primeira volta (10 mil salários mínimos) e para a segunda volta (2.500 salários mínimos) e obriga as candidaturas a apresentarem contas separadas relativas a cada um desses actos eleitorais.
Os candidatos que obtenham mais de 5 por cento dos votos têm direito a uma parte da subvenção pública de 10 mil salários mínimos estabelecida pela Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais.
O artigo 18º da respectiva lei determina que 20 por cento desse valor - cerca de 750 mil euros - são distribuídos igualmente por todos os candidatos e os restantes 80 por cento - perto de 3 milhões de euros - na proporção dos resultados eleitorais obtidos por cada um.
TSF 23-12-2005
22 dezembro 2005
Presidenciais... Louçã Hilariante!
Mário Soares foi à Madeira e encontrou-se com Alberto João Jardim "por cortesia". Até onde é que deve ir a cortesia de um candidato a presidente da República?
FL - Pessoas educadas são corteses, evidentemente, mas essa foi uma visita de campanha eleitoral, foi um acto político e deve ser avaliada como tal. Surpreende-me sempre que Mário Soares possa ser recebido efusivamente por Alberto João Jardim, recusar-se a falar do défice democrático e no dia seguinte falar da cultura autoritária de Cavaco Silva. Cavaco e Jardim são exactamente massa do mesmo pão. Com particularidades e grandes diferenças entre eles mas idênticos na forma de menorizar as pessoas. É uma visão elitista e autoritária da governação. Creio que sempre que encontrasse Alberto João Jardim sendo cortês com ele dir-lhe-ia sempre o que penso dele.
Como prevê o relacionamento entre Cavaco Silva e o Governo, o Parlamento e a Oposição?
FL - Cavaco tem procurado manifestar o seu grande apoio e proximidade ao Governo, como garantia de estabilidade, tem sido até dos candidatos que mais enfaticamente tem sublinhando esse aspecto. Ao mesmo tempo diz que se for eleito apresentará uma hierarquia de prioridades legislativas. Creio que as duas atitudes provam uma inconstância e até falta de clareza sobre o que é a função do chefe de Estado.
Como reage ao facto de Cavaco Silva ter classificado os ataques de que tem sido alvo resultado do "desespero" dos candidatos da Esquerda e recomendado "calma" aos seus adversários?
FL - Creio que Cavaco Silva tem uma cultura democrática deficiente porque entende que debate político são acusações. O que é mais natural é que cada candidato seja avaliado pelo seu passado e pelas suas propostas. Cavaco diz que quer ajudar o país a sair da crise só que tem uma visão de quem já esteve na torre de marfim e pensa que isso o isenta do debate.
Essa divisão do PS prejudica a Esquerda?
FL - Nitidamente, porque cria uma adesividade ao Governo que a maior parte dos eleitores de Esquerda contesta. A política do Executivo tem desprezado os problemas sociais do país, em particular, o desemprego e mantido o facilitismo das políticas económicas. Os candidatos que procuram favores de José Sócrates colam-se ao Governo. É essa a sua natureza. A divisão mostra que não há no PS nenhuma vontade de disputar a vitória a Cavaco.
Seria diferente se António Guterres, António Vitorino ou Freitas do Amaral tivessem avançado?
Facto é que nenhum deles avançou e foram hipóteses que se derrotaram a si próprias.
Tem 49 anos, é economista, professor universitário, deputado e coordenador da Comissão Política do BE. Convicto de que haverá segunda volta, Francisco Louçã considera que a vantagem de Cavaco Silva nas sondagens se prende com o descontentamento do eleitorado em relação ao Governo e à "estratégia derrotista" dos socialistas em relação a estas eleições. Ao JN, defende uma Presidência "mais activa" e interveniente sempre dentro dos limites constitucionais dos poderes do chefe de Estado e reconhece que a eleição também será "um teste" à sua própria popularidade.
Jornal de Notícias de 22-12-2005
O Timoneiro do Inferno…
Uma retirada antecipada do Afeganistão e do Iraque iria conduzir a novos ataques terroristas nos EUA, afirmou hoje o secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld.
Discursando perante militares norte-americanos na Base Aérea de Bagram, principal aeroporto militar dos Estados Unidos no Afeganistão, Donald Rumsfeld garantiu que uma saída precipitada das forças armadas norte-americanas daqueles dois países iria ter consequências trágicas em termos de terrorismo.
«Se fossemos sair precipitadamente do Afeganistão ou do Iraque, os terroristas iriam atacar-nos, primeiro em qualquer lado e depois iriam atacar-nos no nosso país, que ninguém tenha dúvidas sobre isso», sublinhou Donald Rumsfeld.
Diário Digital de 22-12-2005
20 dezembro 2005
Mário Soares / Cavaco Silva - RTP1 (20:45)
Soares
Sobre o embate desta noite - a primeira vez que se enfrentam o homem que chefiou o Governo durante dez anos e o que, nesse período, ocupou a Presidência da República -, Soares admitiu que "talvez seja" o mais importante desta campanha.
O candidato apoiado pelo PS não abriu o jogo sobre a sua táctica ("Então queriam que eu estivesse a dar informações ao meu estimado adversário? Nem pense nisso!"), mas considerou que é um debate de risco para Cavaco.
Perante a insistência dos jornalistas, não resistiu a brincar com a situação "Eu com certeza que tenho uma estratégia terrível..."
Cavaco
Já Cavaco Silva, segundo fontes do seu núcleo duro, preparou o debate de hoje "como todos os outros". O candidato leu informação preparada pelo seu staff e, tirando um compromisso pessoal hoje, não teve sequer agenda de pré-campanha nestes últimos dois dias.
De resto, Cavaco espera que o debate "seja tão esclarecedor" como os outros e que as regras sejam mantidas.
"O contrário é que seria de espantar", sustentam estas fontes.
Diário Notícias de 20-12-2005
Sacanices...
Cavaco absoluto
Se as eleições presidenciais se realizassem agora, Cavaco Silva seria um claro vencedor logo à primeira volta. A larguíssima distância, Manuel Alegre e Mário Soares disputariam a segunda posição - com vitória tangencial do primeiro. Ainda mais atrás, Francisco Louçã poderá ultrapassar Jerónimo de Sousa por escassa margem. Estes são os dados mais relevantes de uma sondagem da Marktest para o DN e a TSF.
Se as eleições presidenciais se realizassem agora, Cavaco Silva seria um claro vencedor logo à primeira volta. A larguíssima distância, Manuel Alegre e Mário Soares disputariam a segunda posição - com vitória tangencial do primeiro. Ainda mais atrás, Francisco Louçã poderá ultrapassar Jerónimo de Sousa por escassa margem. Estes são os dados mais relevantes de uma sondagem da Marktest para o DN e a TSF.
Neste estudo, elaborado já sob o efeito dos debates televisivos, Cavaco atinge uma das percentagens mais elevadas de sempre 57,9%. A mais de quarenta pontos de Alegre, que fica na segunda posição, com 16,2%, quando faltam duas semanas para o arranque oficial da campanha e a pouco mais de um mês do escrutínio, que se realiza a 22 de Janeiro.
Dilema socialista
De acordo com esta sondagem, um em cada cinco socialistas declaram votar em Cavaco, que faz praticamente o pleno dos eleitores sociais-democratas (96,2%). Já quem vota habitualmente no PS está profundamente dividido 39,5% eleitores preferem Soares, 30,3% escolhem Alegre e 19,5% optam por Cavaco. E até Louçã recolhe uma percentagem superior aos números habituais do Bloco de Esquerda, conseguindo 8,6% dos votos socialistas.
Diário Notícias de 20-12-2005
Jerónimo de Sousa / Manuel Alegre - O Depois
O último debate da 2.ª divisão
Manuel Alegre voltou a estar pior que o seu interlocutor, mas isso pouco importa porque o candidato sem partido desceu definitivamente à segunda divisão, depois do debate com Mário Soares.
Ontem, voltou a aparecer crispado, com excessivas referências aos apelos do PS para desistir, em claro contraste com Jerónimo de Sousa que, mesmo quando a sua candidatura foi posta em causa por ter sido decidida pelo PCP, preferiu sorrir e manifestar orgulho no seu partido.
Alegre zangou-se, mais do que uma vez, com os moderadores da TVI. Jerónimo tira dividendos políticos da simpatia que leva aos debates.
Alegre voltou a perder-se, ao tentar explicar a utilização da 'bomba atómica' para travar a privatização da água. Jerónimo só precisou de puxar da 'cassete' para manter a coerência das suas posições.
Alegre avançou convencido de que era o melhor candidato para disputar a segunda volta contra Cavaco, mas perdeu nos debates a hipótese de confirmar essa tese. Agora, as acções de campanha vão mostrar que o apoio que diz ter não aparece nas ruas. É agora que se vai perceber a falta que faz o apoio das máquinas partidárias.
Jerónimo avançou porque o PCP não quis ficar de fora e deixar campo aberto ao Bloco de Esquerda, e a missão está a ser cumprida. Agora, a campanha vai dar espaço ao líder do PCP para fazer crescer a influência do seu partido.
Paulo Baldaia
Jornal de Notícias de 20-12-2005
Presidenciais... Alegre em mau momento!
Alegre fala em ameaças aos seus apoiantes
Logo na abertura do debate, que decorreu segunda-feira, na TVI, o vice-presidente da Assembleia da República falou na existência de «jogo sujo», fez um «apelo à decência» e disse haver uma «estranha crispação» contra a sua candidatura. «Há 30 anos que não via uma coisa assim. Há um excesso de apelos à minha desistência», declarou, identificando os autores desses apelo como pessoas «resignadas» a uma eventual vitória de Cavaco Silva nas eleições presidenciais.
Depois, o candidato independente foi ainda mais longe, dizendo que o «jogo sujo» está a ser feito por «uma ou duas pessoas do PS», embora não identificando nenhuma delas, e não pelo partido.
Segundo Alegre, há pessoas que «têm medo de dar a cara ao lado da sua candidatura por terem medo de represálias. Há medo de perderem o emprego, de serem prejudicadas, ou que o filho não seja colocado».
Visão OnLine 19-12-2005
Virtualidades...
Resultados mínimos e muitos protestos contra a liberalização do comércio mundial
Todos esperavam um fracasso na cimeira da Organização Mundial do Comércio, que ontem terminou em Hong Kong. Mas, à última hora, os negociadores conseguiram alguma margem de acordo, nomeadamente na fixação de uma data para pôr fim aos subsídios à exportação de produtos agrícolas (2013).
Fora de entendimentos continuam matérias tão importantes como o levantamento das barreiras ao comércio de produtos industriais e de serviços.
Público de 19-12-2005
19 dezembro 2005
Observar... pelo caminho para a OTA!
Área do aeroporto de Lisboa vale 965 milhões de euros
O valor dos terrenos do aeroporto da Portela pode ascender, a preços de 2004, a 965 milhões de euros, estima a Espírito Santo Research, um departamento do Banco Espírito Santo (BES). Este montante, que a confirmar-se ultrapassa o investimento realizado na ponte Vasco da Gama (que foi de 897 milhões de euros), é uma das causas para a longa "batalha" judicial pela propriedade daquela área, que opõe a Câmara Municipal de Lisboa ao Estado português.
As contas realizadas pelo banco, divulgadas num estudo sobre o "Desenvolvimento integrado das infra-estruturas de transporte em Portugal", assumem que os 640 hectares (6.404 mil metros quadrados) de terrenos do aeroporto lisboeta valerão 500 euros por metro quadrado, mas que 40 por cento desta área total não será comercializável - percentagem semelhante à densidade urbanística da Expo. Quanto aos quase 260 hectares de área comercializável, segundo a mesmo documento, calculou-se um custo de limpeza de 322 milhões de euros (50 euros por metro quadrado).
No entanto, a confirmação destas estimativas está dependente da revisão do plano director municipal, a efectuar pela Câmara Municipal de Lisboa quando os voos forem transferidos para a Ota, em 2017. Por enquanto, toda aquela área está classificada como domínio público aeroportuário, pelo que não é urbanizável.
(continua)
Público de 19-12-2005
Presidenciais...
Cavaco pede «calma» a adversários «em desespero»
O candidato apoiado pela direita aconselha «mais calma» aos seus adversários na corrida a Belém, considerando que estes estão «em desespero» devido aos apoios que tem recebido de diferentes partidos.
«Os apoios variados que me têm sido concedidos, vindos de diferentes partidos, incomodam os outros candidatos e talvez isso explique que, nos últimos tempos, tenham entrado numa fase de algum desespero. Até parece que vale tudo», comentou, no domingo, Aníbal Cavaco Silva, durante um jantar de apoio à sua candidatura, que reuniu mais de um milhar de pessoas em Portalegre.
Depois de ser recebido de forma entusiástica, com palmas, gritos de apoio e muitas bandeiras no ar, Cavaco deixou recados aos seus adversários às eleições presidenciais do próximo dia 22 de Janeiro, afirmando estar convencido de que o desespero «não é bom conselheiro». «Não ganham nada com isso», disse, lançando outro conselho: «Têm que ter mais calma e tranquilidade.»
Visão OnLine 19-12-2005
17 dezembro 2005
Presidenciais...
Alegre reafirma que vai levar candidatura até ao fim
"Quem cometeu erros que os assuma e que dê a cara pelos erros que cometeu, mas em República não há presidentes coroados, em democracia não há coroações e em eleições democráticas não há vencedores antecipados", afirmou o candidato, durante um almoço numa antiga fábrica do Porto, junto ao Freixo, onde reuniu cerca de 400 apoiantes.
Público de 11-12-2005
O quadro orçamental da UE para 2007/2013...
Segundo o primeiro-ministro, este acordo mantém o nível de despesa da coesão que já estava contido no documento de Junho - 21,3 mil milhões de euros (1 6,420 de Fundos Estruturais, 2,722 de Fundo de Coesão e 2,143 de transferências para o Desenvolvimento Rural e Pescas) - "o que é um resultado muito positivo para o nosso país".
O pacote total específico para Portugal, incluindo Política de Coesão e desenvolvimento Rural e Pescas, é de cerca de 22,5 mil milhões de euros.
José Sócrates sublinhou que "o mérito" do acordo alcançado também é do anterior governo, do PSD liderado por Pedro Santana Lopes, que iniciou as negociações das chamadas Perspectivas Financeiras 2007-2013.
...
"Para Portugal este acordo é um excelente acordo", conclui o primeiro-ministro.
Público de 11-12-2005
Tenebroso e Indigno
Pequena Letícia já bebe leite pelo biberão
A bebé de pouco mais de 50 dias, internada no Hospital Pediátrico de Coimbra, devido a maus tratos severos e abuso sexual, registou ontem ligeiras melhoras. Em comunicado, aquela unidade hospitalar informou que a menina "está mais desperta, mais reactiva, menos queixosa à manipulação" e que ontem "já mamou no biberão".
11.991 processos
De facto, os números da realidade portuguesa apontam para um cenário negro. Só as comissões de protecção de crianças e jovens instauraram em 2004 um total de 11.991 processos de acompanhamento de menores. Este número representa, porém, um decréscimo de 871 casos relativamente a 2003. Menos casos mas mais processos reabertos, ou seja, 2004 viu aumentado em 26% o números de processos reabertos.
Destes 11.991, é a faixa etária dos 13 aos 15 anos (25,5%) que apresenta o maior número de processos de promoção e protecção. Seguem-se as crianças entre os seis e os nove anos (20,3%) e depois as que têm entre 10 a 12 anos (18,5%).
Ainda os números da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apontam para uma criança vítima de maus tratos em cada dois dias, sendo que uma em cada quatro tem menos de três anos. Os valores são respeitantes a este ano e o estudo onde estão inseridos revelam ainda que , na maior parte dos casos que chegam à APAV, o agressor da criança é o pai e mãe (72%).
Jornal de Notícias de 15-12-2005
Aplausos...
O Comité Executivo da UEFA atribuiu hoje a Portugal a realização do Campeonato da Europa de futebol sub-21.
A disputar entre 21 de Maio e 4 de Junho, de acordo com o site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje que o Comité Organizador do Europeu de Sub-21 2006, hoje atribuído a Portugal, vai ficar instalado no Porto, e que os jogos vão realizar-se até 100 quilómetros da cidade.
Sic OnLine 15-12-2005
Esperança...
Justiça e Finanças vão juntar serviços para poupar
As Finanças e a Justiça preparam-se para juntar num mesmo espaço repartições fiscais e serviços judiciais.
Semanário Económico de 16-12-2005
Esperança...
Municípios podem produzir o mesmo com menos 43% da despesa
Estudo analisa eficiência das autarquias.
Jornal de Negócios de 16-12-2005
Estudo analisa eficiência das autarquias.
Jornal de Negócios de 16-12-2005
Aplausos...
Logoplaste compra oitava fábrica no Brasil
Grupo português investe 12 milhões de euros e assegura a liderança no mercado brasileiro.
Diário Económico de 16-12-2005
Grupo português investe 12 milhões de euros e assegura a liderança no mercado brasileiro.
Diário Económico de 16-12-2005
Virtualidades...
Zorrinho é o novo coordenador do Plano Tecnológico
José Sócrates extinguiu ontem a Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico e nomeou Carlos Zorrinho para liderar uma das bandeiras eleitorais do Governo.
Diário Económico de 16-12-2005
Plano Tecnológico de Sócrates vai no terceiro líder
O Governo nomeou ontem o deputado socialista Carlos Zorrinho como novo coordenador para o Plano Tecnológico, uma decisão surpreendente, tendo em conta que o antecessor, Miguel Lebre de Freitas, esteve em funções pouco menos de um mês.
O Executivo diz que a escolha do terceiro responsável pela execução de uma das principais promessas eleitorais do PS tinha ficado já definida quando Lebre de Freitas sucedeu a José Albuquerque Tavares, que ocupou o cargo durante cinco meses.
Diário Notícias de 16-12-2005
15 dezembro 2005
Genial...
Bush admite que argumentos para a guerra do Iraque estavam errados
REAFIRMADA JUSTEZA DA DECISÃO DE INVADIR O PAÍS E DESTITUIR SADDAM Na véspera de eleições que descreveu como “históricas” no Iraque, o Presidente dos Estados Unidos admitiu ontem que “grande parte das informações [de espionagem] que justificaram a guerra estavam erradas”.
No entanto, George W. Bush defendeu firmemente que a sua decisão de invadir o país e destituir o regime de Saddam Hussein estava certa.
Público de 15-12-2005
Mário Soares / Manuel Alegre - O Depois
Soares tenta diminuir Alegre
Alegre No primeiro debate em que as regras foram violadas e se estabeleceu o diálogo, Soares tentou desvalorizar Alegre. Um debate, comentado pelo painel do PÚBLICO, em que Alegre afirmou que poderia ir até à dissolução da AR caso a água seja privatizada e em que Soares afirmou que não tem a certeza de que os direitos humanos estejam a ser cumpridos no Afeganistão.
Público de 15-12-2005
Debate sem diferenças e com críticas a CavacoO debate entre Mário Soares e Manuel Alegre, um dos mais aguardados por causa da polémica que tem envolvido as candidaturas presidenciais dos dois velhos amigos socialistas, ficou ontem marcado pela incapacidade dos dois candidatos em exporem as diferenças políticas.
Soares ainda acusou Alegre de ter uma candidatura “confusa”, mas este contra-atacou com a garantia de que a Constituição permite candidaturas com “o apoio partidário ou não”.
Correio Manhã de 15-12-2005
Acusações azedas entre candidatos a uma segunda volta
Numa hipotética segunda volta quem defrontará Cavaco Silva? Mário Soares ou Manuel Alegre? O político de Portugal Amordaçado ou o poeta da Praça da Canção? Eis a questão que, ontem, no debate da TVI, mais importava.
"Não tenho adversários à esquerda", abria Soares, antes de comentar para os moderadores que o relógio não lhe parecia estar a funcionar bem.
Mais adiante, Alegre escusava-se a responder à questão, alegando que, depois, isso seria transformado em título de jornal.
Os camaradas desavindos, nas tricas com que se foram mimando, mostraram estar convencidos que cada um deles irá ao tira-teimas.
Diário Notícias de 15-12-2005
Presidenciais: Soares ao ataque e Alegre à defesa
A fábula da raposa e do corvo repetiu-se ontem na TVI, no sexto debate entre candidatos presidenciais. Com Mário Soares a evidenciar as fragilidades de Manuel Alegre para o cargo e não ter uma linha de pensamento. Alegre respondeu às críticas e contra-atacou nos minutos menos amistosos do debate.
Jornal de Notícias de 15-12-2005
Tenebroso e Indigno
Violação de bebé confirmada
Comissão deixou bebé em perigo
Tribunal aplica prisão preventiva aos pais. Protecção de Menores de Viseu alertada há um mês. Inúmeras lesões indiciam maus tratos severos. Investigado atendimento hospitalar de crianças em risco.
Jornal de Notícias de 15-12-2005
Comissão deixou bebé em perigo
Técnicas da Comissão de Protecção de Menores de Viseu seguiam Fátima Letícia desde o segundo internamento hospitalar mas não conseguiram evitar os maus tratos.
Correio Manhã de 15-12-2005
PJ critica comissão de menores no caso da bebé maltratada
A Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco assegura que "o sistema funcionou", mas há críticas e opiniões contraditórias dentro do próprio Governo.
Diário Notícias de 15-12-2005
Aplausos...
ANACOM fixa realuguer da linha fixa em 10,75 euros
A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) fixou em 10,75 euros o valor máximo a pagar pelos novos operadores à Portugal Telecom, pela mensalidade da linha de assinante, anunciou o regulador em comunicado.
ANACOM anunciou a entrada em vigor dentro de 10 dias da Oferta de Realuguer de Linha de Assinante (ORLA), um instrumento liberalizador do mercado que vai permitir aos novos operadores alugarem a linha à PT e realugarem aos seus clientes, aumentando a concorrência «no mercado por facilitar a implantação dos novos operadores junto dos clientes, e facilitar o lançamento de produtos e serviços inovadores».
Jornal de Negócios de 15-12-2005
12 dezembro 2005
Estamos f...idos!
Esclarecimento : ler falidos.
Scut com 17 mil milhões de euros
Os auditores apuraram que os pagamentos contratualizados nas concessões das sete Scut - Beira Interior, Costa de Prata, Algarve, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Norte Litoral e Grande Porto - atingiam cerca de 15.767 milhões de euros. Os encargos com expropriações ascendiam a 365 milhões de euros, dos quais 94 milhões de euros foram pelas concessionárias e cerca de 271 milhões de euros ao Estado.
Por sua vez, o processo de reequilíbrio financeiro - compensações dadas pelo Estado ao concessionário por encargos não previstos na concessão - rondava os 894 milhões de euros, mais do triplo dos encargos do Estado com as expropriações e o segundo encargo de maior relevância financeira para o Estado, alerta o TC.
No total, os encargos do Estado com as Scut eram, em Maio de 2005, de 17.026 milhões de euros, mas este valor poderá ser ultrapassado. «Parte substancial dos processos de reposição do equilíbrio financeiro encontram-se em fase de negociação, não existindo em finais de 2005 qualquer acordo», justificam os técnicos.
Expresso 12-12-2005
Scut com 17 mil milhões de euros
Os encargos do Estado com as auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut) rondavam os 17 mil milhões de euros em Maio deste ano. O número consta do relatório do Tribunal de Contas (TC) relativo à auditoria sobre as Parcerias Público-Privadas.
Os auditores apuraram que os pagamentos contratualizados nas concessões das sete Scut - Beira Interior, Costa de Prata, Algarve, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Norte Litoral e Grande Porto - atingiam cerca de 15.767 milhões de euros. Os encargos com expropriações ascendiam a 365 milhões de euros, dos quais 94 milhões de euros foram pelas concessionárias e cerca de 271 milhões de euros ao Estado.
Por sua vez, o processo de reequilíbrio financeiro - compensações dadas pelo Estado ao concessionário por encargos não previstos na concessão - rondava os 894 milhões de euros, mais do triplo dos encargos do Estado com as expropriações e o segundo encargo de maior relevância financeira para o Estado, alerta o TC.
No total, os encargos do Estado com as Scut eram, em Maio de 2005, de 17.026 milhões de euros, mas este valor poderá ser ultrapassado. «Parte substancial dos processos de reposição do equilíbrio financeiro encontram-se em fase de negociação, não existindo em finais de 2005 qualquer acordo», justificam os técnicos.
Expresso 12-12-2005
Virtualidades...
Choque tecnológico aumenta PIB em 1% ao ano
Banco de Portugal simula oito cenários para a economia.
Jornal de Negócios de 12-12-2005
Banco de Portugal simula oito cenários para a economia.
Jornal de Negócios de 12-12-2005
Fundamentalistas...
'Skinheads' mais políticos e a recrutar nas escolas
Extrema-direita portuguesa troca violência pela actividade política.
Diário Notícias de 12-12-2005
11 dezembro 2005
Tenebroso e Indigno
Nota: O conteúdo de algumas das páginas, referidas neste artigo, é extremamente violento e agressivo. Não é necessária a sua visualização para compreender esta exposição.
Estava a navegar aleatória pela rede e tive o imenso azar de entrar no seguinte site:
Aldeia – Páginas Vida
Escolhi o tema Aborto:
http://aborto.no.sapo.pt/
Observei uma fotografia com o seguinte texto:
“Clique na imagem para saber que foto é esta”
Surpreendido com a abordagem arrisquei entrar em:
“Fotos de abortos
Na Aldeia - por uma questão de sensibilidade, de gosto e de espaço - não existem fotografias de abortos.
No entanto, considerando que essas fotos podem ser importantes para ajudar certas pessoas a entenderem melhor que coisa é o aborto, deixamos aqui duas ligações para lugares onde encontra essas esclarecedoras imagens. São imagens duras, chocantes. O que pode ser mau... ou bom. Depende de si.”
Álbum de fotografias sem explicações
E sou recebido com o seguinte texto:
“Recorde estas imagens quando ouvir alguém que tenta justificar esta ignomínia. Recorde-as quando tiver passado muitos dias sem ter feito nada para parar com isto. Mostre-as as outras pessoas: valem mais do que muitas palavras. O aborto é isto.”
“Fotos de abortos
Na Aldeia - por uma questão de sensibilidade, de gosto e de espaço - não existem fotografias de abortos.
No entanto, considerando que essas fotos podem ser importantes para ajudar certas pessoas a entenderem melhor que coisa é o aborto, deixamos aqui duas ligações para lugares onde encontra essas esclarecedoras imagens. São imagens duras, chocantes. O que pode ser mau... ou bom. Depende de si.”
Álbum de fotografias sem explicações
E sou recebido com o seguinte texto:
“Recorde estas imagens quando ouvir alguém que tenta justificar esta ignomínia. Recorde-as quando tiver passado muitos dias sem ter feito nada para parar com isto. Mostre-as as outras pessoas: valem mais do que muitas palavras. O aborto é isto.”
Não sou activista de nenhum movimento a favor da despenalização do Aborto e habitualmente discordo de muitos dos argumentos utilizados por estes.
Mas considero abordagem aqui apresentada absurda, violenta e sem qualquer valor ético.
O mundo vive numa guerra sem quartel provocada pela cegueira dos pensamentos radicais e fundamentalistas.
Estes usam estas técnicas e abordagens para fundamentar a veracidade dos seus objectivos e para preparar os seus assassinos, bombistas e suicidas.
A vida não necessita de fundamentalistas para ser defendida.
Mas considero abordagem aqui apresentada absurda, violenta e sem qualquer valor ético.
O mundo vive numa guerra sem quartel provocada pela cegueira dos pensamentos radicais e fundamentalistas.
Estes usam estas técnicas e abordagens para fundamentar a veracidade dos seus objectivos e para preparar os seus assassinos, bombistas e suicidas.
A vida não necessita de fundamentalistas para ser defendida.
JAC 11-12-2005
Cavaco Silva / Francisco Louçã - O Depois
Transcrevo uma excelente breve descrição do debate:
"O senhor nunca viu o choro de uma criança
"O senhor nunca viu o choro de uma criança
Do debate de ontem à noite há a dizer que o dr. Louçã foi igual a si mesmo. Numa reedição do grosseiro recorte demagógico a que nos tem mansamente habituado, a quintessência da nova evangelização voltou a trazer a criançada para o debate político.
Vai daí, brinda-nos com a comovedora história de Nelson, um menino de 9 anos, filho de imigrantes, que chorou no final do Portugal-Grécia e que não pode jogar no clube da terra pelo limite imposto a estrangeiros.
Isto tem nome, mas não é certamente política.
Cavaco ouviu tudo isto e muito mais com democrática resignação e sobre-humana polidez. Respondeu, arguiu, suportou.
Um debate com o dr. Louçã consiste sobretudo nisso. Suportar o extravagante populismo do adversário sem adoptar a postura chicaneur que Louçã exibe com resoluto descaramento.
Impassível, sereno, tolerante. Na sua mais incisiva prestação televisiva, Cavaco acabou também por ser, ontem à noite, uma verdadeira «esfinge». Uma prodigiosa e imperturbável esfinge democrática."
Fonte: Pulo do Lobo
Alegre corrida...
Alegre não desiste do PS nem da corrida a Belém
E foi em Águeda, rodeado de amigos, que Manuel Alegre voltou a garantirque não irá desistir do PS nem da sua candidatura, respondendo a Mário Soares, que anteontem à noite terá sugerido que Alegre desistisse de ser militante do PS. "Não faço aquilo que Mário Soares quer. Sei que ele está com dificuldades, mas vai ter de se aguentar. Ele anda muito nervoso com esta campanha", afirmou.
"Faço aquilo que entendo que devo fazer, não obedeço a ordens. Mário Soares tem empregado uma palavra desagradável a meu respeito, de rejeição. Se eu tivesse sido rejeitado, não teria o apoio que tenho em todo o lado ", acrescentou.
JN de 11-12-2005
Presidenciais...
Voto em branco em sinal de protesto é inútil nas presidenciais
Nas últimas legislativas, o voto em branco foi a sexta maior expressão eleitoral, num total de 103.555 boletins, representando 1,81 por cento, mais do que a percentagem obtida por vários partidos políticos concorrentes, como o PCTP/MRPP (0,84) ou a Nova Democracia (0,7).
Público de 11-12-2005
O voto em branco em sinal de protesto é inútil nas eleições presidenciais uma vez que não conta para o apuramento final dos resultados, ao contrário das outras eleições, em que entra para a percentagem final.
Nas últimas legislativas, o voto em branco foi a sexta maior expressão eleitoral, num total de 103.555 boletins, representando 1,81 por cento, mais do que a percentagem obtida por vários partidos políticos concorrentes, como o PCTP/MRPP (0,84) ou a Nova Democracia (0,7).
A defesa do voto em branco foi assumida na campanha para as legislativas de Fevereiro deste ano por um movimento anónimo auto- intitulado "Um Rumo para Portugal", que chegou a colocar cartazes nas ruas para demonstrar o descontentamento com a classe política.
No caso das presidenciais, o voto em branco é irrelevante para o apuramento final dos resultados, já que a Lei Eleitoral do Presidente da República estipula que "será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco".
(continua)
Público de 11-12-2005
Observar...
Sócrates: Portugal pode ser porta de entrada da China em África
Sócrates, que visitará a China "nos primeiros meses do próximo ano", falava sobre o que Portugal pode oferecer à China para justificar o acordo diplomático, assinado na ontem com o seu homólogo chinês, Wen Jiabao, que elevou as relações entre os dois países ao nível da "parceria estratégica global".
Público de 10-12-2005
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje, no encerramento de um encontro entre empresários portugueses e chineses, em Lisboa, que Portugal pode servir à China como "porta para África".
Sócrates, que visitará a China "nos primeiros meses do próximo ano", falava sobre o que Portugal pode oferecer à China para justificar o acordo diplomático, assinado na ontem com o seu homólogo chinês, Wen Jiabao, que elevou as relações entre os dois países ao nível da "parceria estratégica global".
"Portugal pode oferecer muita coisa à China, além da hospitalidade e do clima. Primeiro, afirmar-se como parceiro da China em África", afirmou."A China dispõe de capital, nós conhecemos o terreno, a língua, as tradições.
Portugal pode ser uma porta para África e para algumas zonas da América Latina", afirmou Sócrates, perante uma sala cheia de empresários.
(continua)
Público de 10-12-2005
09 dezembro 2005
A imagem de seriedade e rigor de Cavaco Silva posta em dúvida…
Nota: Não me é possível, por motivos óbvios, confirmar a veracidade do que é afirmado sobre Cavaco Silva e João de Deus Pinheiro mas, dada a relevância do conteúdo, considerei ser necessário, pelo menos, vos informar da sua existência.
JAC
Observar...
China engloba Portugal na sua "parceria estratégica global"
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, inicia hoje uma visita oficial a Portugal destinada a colocar as relações diplomáticas entre os dois países num nível apenas comparável com outros quatro Estados europeus.
Na Europa, a "parceria estratégica global" é apenas concedida pela China ao Reino Unido, a França, à Alemanha e a Espanha.
De acordo com uma fonte do gabinete do primeiro-ministro português, citada pela Lusa, esta "relação especial", a que a China chama "parceria estratégica global", prevê um tratamento preferencial para Portugal e uma intensificação dos contactos bilaterais.
(continua)
Público de 09-12-2005
E tu... desse lado. O que és? (III)
De pré-fabricado da ANA para ex-tutoria do Porto
Na sequência da desactivação do Centro de Instalação Temporária (CIT) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o Governo anunciou ontem que prevê obter certificação, ainda durante este mês, para a futura instalação de cidadãos estrangeiros sujeitos a ordem judicial de repatriamento.
A alternativa ao pré-fabricado da ANA- Aeroporotos de Portugal foi ontem apresentada à imprensa, no Porto, pelo secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, José Magalhães.
O CIT será reinstalado no edifício que esteve ocupado pelo Centro Educativo de Santo António (antiga tutoria), na Rua Barão de Forrester. Recorde-se que esta instituição - onde são internados indivíduos de menor idade, sujeitos a medidas tutelares do Ministério da Justiça - está a funcionar, desde segunda-feira passada, no edifício onde esteve instalada, até 1999, a respectiva secção feminina, na Rua do Melo.
(continua)
Jornal de Notícias de 09-12-2005
Cavaco Silva / Francisco Louçã - TVI (21:00)
Louçã vai tentar evitar "campanha sonolenta"
Mas Louçã deu dois exemplos concretos daquele adormecimento "que leva o país para o acentuar de uma crise sem vergonha", numa semana (referindo-se aos debates televisivos entre os candidatos) em que esperava "ideias e clareza".
Referiu-se à política externa, fazendo uma ligação entre os 30 anos da invasão de Timor e a recente visita de Condolezza Rice, com as prisões secretas e as torturas em pano de fundo.
O candidato do BE entende que os responsáveis de hoje deveriam ter reflectido com o que se passou há 30 anos, estranhando que a data (quarta-feira) tenha sido aparentemente esquecida.
Jornal de Notícias de 09-12-2005
Portugal será "Califórnia da Europa"
Cavaco Silva garante que Portugal pode voltar ao tempo em que foi "um país de sucesso" e "era considerado a Califórnia da Europa".
"Porque é que não podemos voltar a esse tempo?", questionou o candidato presidencial, numa referência implícita aos 10 anos em que foi primeiro-ministro.
...
"Não é possível resolvermos os nossos problemas quando em três anos e meio conhecemos quatro primeiros-ministros, em 12 meses conhecemos quatro ministros das Finanças", disse, insistindo que "lá fora olham para nós estupefactos e interrogam-se como é que é possível".
Jornal de Notícias de 09-12-2005
Mário Soares / Jerónimo de Sousa - O Depois
Debate cordial entre eventuais aliados
Um debate cordial e sem confronto opôs ontem à noite, na RTP, Mário Soares e Jerónimo de Sousa. Porque os agora adversários, poderão vir a ser aliados numa eventual segunda volta contra Cavaco Silva. Soares disse mesmo que, nesse caso, nem pedirá o voto dos comunistas, porque o PCP sempre votou contra a Direita.
Soares tentou mostrar que não será “o advogado do Governo” e o líder comunista insistiu nos malefícios das políticas do PS para o país. Em divergência, só estiveram quanto à Europa.
Jornal de Notícias de 09-12-2005
Aplausos...
Investimento em nova refinaria está a ser projectado para Sines
O Governo e um grupo de investidores internacionais, liderado pelo empresário português Patrick Monteiro de Barros, deverão assinar muito em breve, podendo, eventualmente, ser hoje mesmo, um memorandum de entendimento para a construção de uma nova refinaria em Portugal.
Orçado em cerca de quatro mil milhões de euros, o projecto, a construir de raiz, deverá arrancar já no próximo ano, e poderá estar concluído em 2010.
Diário Notícias de 09-12-2005
Nova refinaria em Sines pronta em 2009
Produção - 300 mil barris dia, metade dos quais serão gasóleo Investimento - 4 milhões de euros Exportação - metade de todo o crude refinado será escoado para os EUA. Acordo com o Governo assinado hoje.
Diário Económico de 09-12-2005
08 dezembro 2005
E tu... desse lado. O que és? (II)
A memória de Portugal é uma história de Emigrantes e, eventualmente, o será de novo em breve. Fernando Pessoa escreveu:
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena?Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
E eles... eles o que são?
Ponderem.
JAC
"O contentor do Porto é a nossa vergonha, como os muros e a repressão armada de Melilla são de todos nós".
Eduardo Dâmaso, "Diário de Notícias", 8-12-2005
"Imigrantes esperam repatriamento em contentores no Porto
"Estamos mal, precisamos de ajuda", gritavam ontem à tarde à janela dos contentores pré-fabricados os três cidadãos russos que se mantêm à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. São imigrantes ilegais e esperam, no Centro de Instalação Temporária (CIT), o repatriamento para o país de origem. Queixam-se sobretudo do espaço exíguo e da falta de limpeza e de higiene.
Diário Notícias de 07-12-2005
Estrangeiros retidos mais de 40 dias no aeroporto do Porto
Dez estrangeiros têm estado retidos no Centro de Instalação Temporária (CIT) que serve o posto de fronteira do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Num pré-fabricado misturavam-se homens e mulheres de nacionalidade brasileira, moldava, ucraniana, russa e romena - a situação mais grave é protagonizada por uma adolescente grávida, com um bebé de um ano e meio, que está ali desde 26 de Outubro.
...
As imagens, exibidas pela SIC, eram dramáticas. "Não me trazem um médico!", queixava-se, através das grades, uma romena de 15 anos, "grávida de gémeos". Uma outra punha a tónica na insegurança resultante da co-habitação de pessoas de ambos os sexos, vincando a existência de uma casa de banho para dez pessoas. As mulheres denunciavam falta de condições de higiene e deficiente alimentação. "Nós não matámos ninguém, não fizemos nada!", tornava a jovem romena.
Humanóides Sapiens no caminho da "glória"…
Cientistas garantem que doping genético será detectável
“Ninguém disse que o doping genético não será detectável. É apenas uma questão de como e quando. Penso que esta é uma mensagem interessante. Não sabemos isso porque há várias abordagens a serem seguidas em vários centros de investigação”, afirmou Ljungqvist. “Isso acontecerá, seja em três anos, cinco anos ou na próxima semana. Penso que seria idiota tentar adivinhar. Mas a tecnologia está a avançar muito depressa e estou confiante que mais cedo ou mais tarde chegaremos lá. Contudo, não será fácil”, completou Friedmann.
Segundo este cientista norte-americano, “a maioria dos peritos não pensa que a transferência de genes já está a ser usada em atletas”, mas prevê que “um dia alguns poderão ser tentados a usá-la, para melhorar o desempenho”. “Seria desapontante mas não nos chocaria se já alguém tivesse usado a dopagem genética. (…) É por isso que a AMA trata este assunto com tanta seriedade”, explicou Friedmann, deixando um aviso aos potenciais batoteiros: “O meu conselho para eles é: não estejam tão certos [que vão enganar os controlos]. Esse é uma estrada muito perigosa para seguir e nós estaremos prontos para parar o trânsito”.
Fonte: Podium
Mário Soares / Jerónimo de Sousa - RTP1 (20h45m)
Soares comemora aniversário "com a mesma energia" que aos 18 anos
O candidato presidencial Mário Soares afirma-se "com a mesma energia para os grandes combates" que tinha aos 18 anos, ao celebrar com os jovens da sua candidatura presidencial o seu 81º aniversário. Ontem, o histórico socialista criticou o "tardio" o reconhecimento do procurador-geral da República de que houve falhas na investigação do processo da Casa Pia.
"Oitenta e um anos é exactamente o mesmo que 18, com a diferença de ser ao contrário", começou por afirmar Soares, explicando depois o paralelismo que encontra entre as duas idades.
Não estou a ver o PCP apresentar qualquer caderno reivindicativo para apoiar alguém numa segunda volta
O candidato presidencial do PCP considera que qualquer desistência de um candidato de esquerda, neste momento, só aumenta o risco de Cavaco ganhar à primeira volta. Jerónimo de Sousa está a fazer campanha para evitar que o ex-primeiro-ministro "se aposse" da Presidência e para consolidar o voto de protesto contra o Governo PS. O secretário-geral comunista suspeita que Sócrates prefere governar com Cavaco em Belém e, por isso, diz que o líder do PS nunca chegou a fundamentar o apoio a Soares. Numa eventual segunda volta admite fazer campanha ao lado do candidato de esquerda que passar.
Público de 08-12-2005