12 dezembro 2005

Estamos f...idos!

Esclarecimento : ler falidos.

Scut com 17 mil milhões de euros

Os encargos do Estado com as auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut) rondavam os 17 mil milhões de euros em Maio deste ano. O número consta do relatório do Tribunal de Contas (TC) relativo à auditoria sobre as Parcerias Público-Privadas.

Os auditores apuraram que os pagamentos contratualizados nas concessões das sete Scut - Beira Interior, Costa de Prata, Algarve, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Norte Litoral e Grande Porto - atingiam cerca de 15.767 milhões de euros. Os encargos com expropriações ascendiam a 365 milhões de euros, dos quais 94 milhões de euros foram pelas concessionárias e cerca de 271 milhões de euros ao Estado.

Por sua vez, o processo de reequilíbrio financeiro - compensações dadas pelo Estado ao concessionário por encargos não previstos na concessão - rondava os 894 milhões de euros, mais do triplo dos encargos do Estado com as expropriações e o segundo encargo de maior relevância financeira para o Estado, alerta o TC.

No total, os encargos do Estado com as Scut eram, em Maio de 2005, de 17.026 milhões de euros, mas este valor poderá ser ultrapassado. «Parte substancial dos processos de reposição do equilíbrio financeiro encontram-se em fase de negociação, não existindo em finais de 2005 qualquer acordo», justificam os técnicos.

Expresso 12-12-2005

4 Comments:

Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Lol, eu acho que estamos as duas coisas.

Obrigada pela visita :)

Beijo da Lina/Mar Revolto

1:52 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Não consigo entrar no local imperfeito :(

Mar Revolto

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estas contas tem muito que se lhe diga...
antes de mais são a preparação para o que vem a seguir......
porque não se pergunta porque foram concessionadas?
porque é que há encargos a mais?
porque é que as estradas tem de dar lucros? porque são entregues a privados estradas que foram construídas com fundos europeus e dos contribuites???

6:25 da tarde  
Blogger AM said...

O problema fundamental é haver muitos (como Constâncio e Sócrates por exemplo) que sendo simples neo liberais usam (abusam) do "brand" SOCIALISTA para cativar clientes.

Depois saem destas análises a obras públicas fundamentais ao desenvolvimento usando os mesmos critérios que se usariam para qualquer investimento privado sem qualquer significado social.

Enfim
Mais do mesmo.

AMNM

12:14 da tarde  

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