28 dezembro 2005

O Espírito Santo não presidiu ao último conclave...

Cartas quase marcadas no Vaticano - Opus Dei e Cúria Romana ajudaram

A mobilização de Ratzinger não foi discreta. Ele contou com ajuda dos principais cardeais da Cúria Romana e até de grupos de pressão de grandes movimentos da Igreja, principalmente da Opus Dei — de perfil conservador e com forte influência no Vaticano.
A estratégia montada por Ratzinger foi extremamente sofisticada. Ele deu sinal verde a alguns cabos eleitorais, que começaram a trabalhar os votos dos 115 eleitores (eram 117, mas dois não compareceram ao conclave por motivo de saúde). Eles se dividiram por continentes. Na América Latina, os principais cabos eleitorais de Ratzinger foram os cardeais Alfonso López Trujillo, colombiano, e Jorge Arturo Medina Estévez, chileno, ambos próximos da Opus Dei. Também ajudou de forma ostensiva o cardeal austríaco Christoph Schoenborn, colocado em Viena por Ratzinger para barrar os ventos progressistas da arquidiocese.
...
O cardeal brasileiro lembra ainda que a eleição derrubou dois tabus: a teoria do pêndulo, segundo a qual o eleito teria características opostas às de João Paulo II; e o fato de não ser tradição eleger papa um cardeal com origem na Cúria Romana. O brasileiro lembra que a mesma plataforma utilizada pelos aliados de Ratzinger antes da reunião secreta também foi usada durante o conclave para obter os votos necessários.
Jornal O Globo de 24-12-2005

2 Comments:

Blogger k said...

E isso que aqui colocas, é a mais pura verdade, pois Jesus atravéz de um confidente Católico, vem nos avisando disto já faz uns 5 anos antes da morte de João Paulo II.
acesse o site: www.palavravivadedeus.com.br

11:07 da manhã  
Blogger k said...

Leia a Mensagem que Jesus passou: http://www.palavravivadedeus.com.br/diversos/artigos/Cartas_quase_marcadas_no_Vaticano.doc

11:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home