20 dezembro 2005

Sacanices...

Cavaco absoluto

Se as eleições presidenciais se realizassem agora, Cavaco Silva seria um claro vencedor logo à primeira volta. A larguíssima distância, Manuel Alegre e Mário Soares disputariam a segunda posição - com vitória tangencial do primeiro. Ainda mais atrás, Francisco Louçã poderá ultrapassar Jerónimo de Sousa por escassa margem. Estes são os dados mais relevantes de uma sondagem da Marktest para o DN e a TSF.
Neste estudo, elaborado já sob o efeito dos debates televisivos, Cavaco atinge uma das percentagens mais elevadas de sempre 57,9%. A mais de quarenta pontos de Alegre, que fica na segunda posição, com 16,2%, quando faltam duas semanas para o arranque oficial da campanha e a pouco mais de um mês do escrutínio, que se realiza a 22 de Janeiro.
Dilema socialista
De acordo com esta sondagem, um em cada cinco socialistas declaram votar em Cavaco, que faz praticamente o pleno dos eleitores sociais-democratas (96,2%). Já quem vota habitualmente no PS está profundamente dividido 39,5% eleitores preferem Soares, 30,3% escolhem Alegre e 19,5% optam por Cavaco. E até Louçã recolhe uma percentagem superior aos números habituais do Bloco de Esquerda, conseguindo 8,6% dos votos socialistas.
Diário Notícias de 20-12-2005