29 dezembro 2005

Angola - O drama da corrupção...

A corrupção é pior do que a sida

Secretário-geral da UNITA desde o Congresso de Julho de 2003, Mário Vasco Miguel «Vatuva» foi um dos generais de Jonas Savimbi que combateu até ao fim e até ao limite das suas forças. De passagem por Lisboa deu uma entrevista ao EXPRESSO.
EXP. - Mas acha ainda possível haver eleições em 2006?
M.V. - Estamos muito atrasados e o calendário está muito apertado. É preciso organizar eleições o mais rapidamente possível, por razões nacionais e internacionais, mas é ainda mais importante que os resultados sejam credíveis para os eleitores e para a comunidade internacional. Para isso o processo deve ser bem organizado, porque vai definir o futuro do país. É preciso agir com cautela e não dar a entender que a sociedade angolana no seu todo não se dá muito bem com a democracia.
EXP. – A corrupção...
M.V. – A corrupção em África causa mais danos do que o SIDA e no nosso país atinge níveis escandalosos. O pior é que é um mal contagioso.
EXP. - Fala-se sempre dos corruptos,e muito pouco dos corruptores.
M.V. – É a eterna questão do ovo e da galinha: nunca se saberá ao certo se é o corruptor que faz o corrupto ou o contrario. Para mim, ambos são responsáveis pelo mesmo crime.
Nicole Guardiola - Expresso África de 17-12-2005