30 novembro 2005
Fernando Pessoa - O Poeta
Fica sempre pela na metade.
Querendo, quero o infinito
Fazendo, nada é verdade.
Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço
Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.
Fernando Pessoa
250 inéditos de Pessoa nos 70 anos da morte do poeta
Virtualidades – Outro Episódio
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -1
Ninguém pense que já desisti.
Pois aqui vão as últimas novidades:
- 7 cigarros fumados (muito bom);
- motivado;
- sem stress.
Até logo.
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -2 (5)
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
29 novembro 2005
Instante
Palazzo dei Conservatori, Museus Capitolinos, Roma, Itália
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -2 (4)
Já atingi a fasquia dos 14 cigarros fumados e os primeiros sinais de abstinência de nicotina começam a surgir através de uma forte vontade de fumar.
Aparentemente 14 cigarros são muitos, mas há uma semana atrás, por esta hora e num dia como este, já teria queimado certamente mais de 40…
O dia D aproximasse e, obviamente, toda a tensão associada à ideia de parar definitivamente de fumar.
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
Portugal tem o direito de saber…
Quais foram os actos destes arautos da democracia em defesa do povo de Timor?
Expliquem, por favor, Dr. Mário Soares e Dr. António de Almeida Santos, a este povo como foi cometido, em nome de Abril, mais este crime!
Nós, os portugueses, solicitamos que digam a verdade.
JAC
Os heróis do 25 de Abril…
O poder saído da Revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal nunca considerou a possibilidade de Timor- Leste ascender à independência, disse hoje o primeiro-ministro timorense à agência Lusa.
Mari Alkatiri, que comentava a divulgação pública de documentos secretos divulgados hoje em Washington, recordou um encontro que manteve no início da década de 80, num jantar em casa do já falecido general Vasco Gonçalves, primeiro-ministro português à data da invasão de Timor-Leste pela Indonésia.
"Portugal vivia em 1975 uma profunda crise política e num jantar em casa do falecido general Vasco Gonçalves, para que fui convidado pelo contra-almirante Rosa Coutinho, foi-me confirmado que na altura o poder (português saído da Revolução) achava que a lógica seria a integração (de Timor-Leste) na Indonésia", salientou.
"Ele disse-me que, em Portugal, na altura, se considerava que tudo devia ser feito para facilitar essa integração", acrescentou.
Os documentos hoje divulgados em Washington sublinham que em Março de 1975 Portugal já tinha informado os Estados Unidos não ser sua intenção resistir a uma possível invasão de Timor-Leste pela Indonésia.
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -2 (2)
A medicação é eficaz pois aquela ansiedade provocada pelo pensamento de que não se pode fumar, como acontece, por exemplo, antes de um voo mais prolongado, não existe.
Ufa... esta seria, na minha opinião, a parte mais complicada deste processo.
(Diário do adeus aos Cigarros)
Os heróis da minha vergonha…
III Governo Provisório
A verdade da minha vergonha…
Informações revelam que, em Março de 1975, Portugal já tinha informado não ser sua intenção resistir a uma possível invasão da Indonésia
Isto apesar de uma análise militar norte-americana ter concluído que Portugal, com o mínimo de preparativos, tinha a capacidade de "encurralar" os indonésios em Díli, devido à falta de apoio dos timorenses a uma invasão Indonésia e às dificuldades do terreno.
Os documentos mostram a frustração indonésia para com a falta de resposta de Portugal à crescente crise em Timor durante 1975 e ainda a má informação sobre a situação política em Portugal por parte de um proeminente oficial indonésio.
Por outro lado, os memorandos revelam que em Novembro desse mesmo ano o actual ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-leste, José Ramos Horta, contactou desesperadamente a embaixada norte-americana na Austrália para apelar à " ajuda politica e económica à Fretilin" e avisar que a invasão indonésia a Timor- leste estava "iminente".
A "démarche" de Ramos Horta foi feita por indicação do Comité Central da Fretilin e, segundo o documento "confidencial" do Departamento de Estado, o funcionário da embaixada norte-americana que recebeu Ramos Horta "ouviu a exposição sem comentário".
Os documentos foram dados a conhecer pelo Arquivo de Segurança Nacional (National Security Archive), um centro de estudos que se especializa em tentar angariar e publicar documentos governamentais, muitas vezes secretos.
A organização deu segunda-feira a conhecer 39 documentos até agora secretos sobre os contactos diplomáticos em redor de Timor-leste após a queda da ditadura em Portugal que levou à descolonização.
Poucos meses após o golpe de estado em Portugal em 25 de Abril de 1974, o governo indonésio começou de imediato a sondar os Estados Unidos sobre a posição de Washington quanto a Timor-leste e a sua possível anexação por parte de Jacarta.
Em Dezembro de 1974 um funcionário do Conselho de Segurança Nacional enviou um memorando ao então conselheiro de Segurança Nacional Henry Kissinger informando-o que num contacto com o adido de defesa da Indonésia ficou a saber que " o governo indonésio estaria interessado em saber a atitude norte-americana para com Timor Leste (e, por implicação a nossa reacção à possível tomada de controlo pela Indonésia)".
O funcionário sugere a Kissinger que convide entidades indonésias para conversações sobre essa e outras questões ao que Kissinger dá sua aprovação com uma assinatura no final do documento por baixo da palavra "aprovado".
Poucos meses depois, em Março de 1975, um memorando "ultra secreto" de três paginas endereçado a Henry Kissinger pelo mesmo funcionário do Conselho de Segurança Nacional avisa que a Indonésia receia que "uma retirada apressada dos portugueses deixará Timor enfraquecida sujeita aos instintos esquerdistas de uns poucos lideres do movimento independentista, líderes que os indonésios receiam serem influenciados por Pequim".
O documento informa estarem a crescer as pressões dentro da Indonésia para "acção militar directa".
"Temos alguma informação indicando que estão a avançar preparativos par a essa acção e uma informação que Suharto deu ordens para incorporação de Timor português não mais tarde do que Agosto de 1975, pela força se necessário", lê-se no documento.
"Entidades oficiais portuguesas informaram-nos que não resistirão a qualquer uso da força por parte da Indonésia," acrescenta o documento, sem dar contudo outros pormenores.
O relatório "ultra secreto" descreve a posição da Austrália sobre a possível invasão Indonésia de "ambivalente".
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -2
Tortuoso, pois digo-vos bom dia, após umas merecidas 7 horas de sono, só que ainda são 6h12m da manhã. Nada disto é natural em mim.
Natural seria vos dizer boa noite!
Vitória. Ontem, foi um dia extraordinário pois apenas fumei 13 cigarros o que significa que terei feito umas 30 ou 40 coisas sem a companhia do cigarro. Estarei mais só?
Aqui fica um segredo… enquanto escrevia estas confissões fumei mais 1.
Objectividade ou Excedentes?
Estado com crédito...
Estado do crédito...
28 novembro 2005
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -3 (2)
Isto está a correr muito bem…
Estou sereno e a trabalhar em pleno.
Fumo mais daqui a pouco - convicto.
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -3
ZYBAN
27 novembro 2005
Heresia... Inquisição?
Juiz é condenado por se recusar a trabalhar com crucifixos
[18Novembro2005-19h12min]
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -4 (2)
Que faço com as mãos enquanto leio os vossos “blogs” ou aguardo aquele “download”?
Acreditem, é desesperante não nos apetecer fumar.
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
Diário do adeus aos Cigarros - Dia -4
Mas, dado que imagino que alguns, poucos, daqueles que por aqui passam são também fumadores, dos poucos muitos serão, resolvi partilhar esta tortura convosco.
Partimos de:
- 2,5 a 3 maços de tabaco dia…
- 20 anos como fumador.
Estratégia:
- consulta de apoio aos tabagistas do H. S. João – Porto;
- convicção e vontade de abandonar esta toxicodependência .
Estou no 4º dia de medicação preparatória para abandonar o consumo de tabaco.
JAC
(Diário do adeus aos Cigarros)
26 novembro 2005
"Por vezes dá saudade da pena de morte"...
Assassinadas por maridos, namorados ou ex-companheiros O número de homicídios tem sido mais ou menos constante em Portugal nos últimos cinco anos.
O crime é tipicamente praticado por homens contra homens, mas as mulheres assumem um papel de relevo no contexto intrafamiliar.
São, quase sempre, mortas por homens que com elas mantinham ou tinham mantido uma relação íntima.
Hoje é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Público de 25-11-2005
Aplausos...
Ruidosos boatos...
25 novembro 2005
Instante
início do século XVIII, óleo sobre tela, 1680 x 1280 mm
Casa Cadaval, Muge, Portugal
«Retrato verdadeiro do Reverendo Padre António Vieira da Companhia de Jesus, natural de Lisboa , varão insigne em todas as ciências, e muito mais em virtude, foi de humildade e caridade heróica: em Roma convenceu hereges, na África reduziu nações inteiras, sofreu com suma fortaleza as maiores perseguições. O Papa Clemente X o honrou singularmente na hora em que expirou, apareceu sobre o Colégio da Baía, uma grande luz. Faleceu aos 4 de Julho de 1697 de quase 90 anos de Idade.»
O padre António Vieira nasceu em 6 de Fevereiro de 1608.
24 novembro 2005
Agenda das hostilidades…
5 Dezembro - Cavaco Silva / Manuel Alegre (SIC)
8 Dezembro - Mário Soares / Jerónimo de Sousa (RTP1)
9 Dezembro - Cavaco Silva / Francisco Louçã (TVI)
12 Dezembro - Manuel Alegre / Francisco Louçã (RTP1)
13 Dezembro - Cavaco Silva / Jerónimo de Sousa (SIC)
14 Dezembro - Mário Soares / Manuel Alegre (TVI)
15 Dezembro - Jerónimo de Sousa / Francisco Louçã (RTP1)
16 Dezembro - Mário Soares / Francisco Louçã (SIC)
19 Dezembro - Manuel Alegre / Jerónimo de Sousa (TVI)
20 Dezembro - Cavaco Silva / Mário Soares
OS MODERADORES
RTP1 - Judite de Sousa e José Alberto Carvalho
SIC - Ricardo Costa e Rodrigo Guedes de Carvalho
TVI - Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares
Instante
Cenas da vida de São Francisco, Igreja Superior da Basílica de Assis, Itália
São Francisco nasceu em 4 de Outubro de 1182.
Julgamento Casa Pia
Acusado de 639 crimes, o principal arguido do processo Casa Pia, Carlos Silvino da Silva («Bibi»), preso preventivamente desde 25 de Novembro de 2002, sairá em liberdade na próxima sexta-feira, ficando sob forte protecção policial.
De acordo com o artigo 215, número 3, do Código de Processo Penal, três anos é o prazo máximo de prisão preventiva, desde que se trate de casos de excepcional complexidade, devido nomeadamente ao número de arguidos.
A juíza que preside ao colectivo que está a julgar o caso pode sujeitar o arguido a medidas de coacção (artigo 217), tendo ficado decidido por Ana Peres que Carlos Silvino não se poderá ausentar do país nem da sua área de residência e ficará sujeito a apresentações periódicas junto das autoridades.
Carlos Silvino volta assim à sua casa, no Bairro de Santos, em Lisboa, três anos depois de ter sido detido, acusado de violar jovens da Casa Pia de Lisboa e ter fomentado a prática de prostituição desses mesmos jovens.
Mas volta não já como um cidadão anónimo e sim como o principal arguido do processo mais mediático do país, com direito a segurança 24 horas por dia, até pela animosidade que se teme suscite junto dos vizinhos."
(continua…)
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=202991
Diário Digital 23-11-05
23 novembro 2005
Incidentes Médicos “tramam” os Portugueses…
Soares e Alegre às turras por causa da divulgação de ficheiros clínicos:
- Cavaco já desmaiou em público.
- Soares foi asmático até aos 40 anos.
- Alegre sobreviveu a um ataque cardiaco.
- Jerónimo sofre de um problema de garganta.
- Louçã tem uma leve miopia.
24 Horas de 17-11-2005
Instante
1806 e 1807, óleo sobre tela, 621 x 979 cm
Museu do Louvre, Paris, França
O Homicídio é crime também nas estradas…
SIDA - Para não esquecer...
Virtualidades – Quinto Episódio
21 novembro 2005
Ultra Virtualidades – Extra Episódio
Governo apresenta projecto amanhã com o ministro das Obras Públicas.
Diário Notícias de 21-11-2005
Virtualidades – Terceiro Episódio
Travessia servirá o TGV e vai ficar preparada para automóveis.
Diário Económico de 21-11-2005
19 novembro 2005
Instante
O nascimento de Jesus Cristo é comemorado oficialmente no dia 25 de Dezembro desde 336 d. C.
Fonte:Maria Amélia Fernandes e Clara Távora Vilar (coords.),Sequeira, um Português na Mudança dos tempos, 1768-1837,Lisboa, Instituto Português de Museus, 1996.
Virtualidades – Segundo Episódio
Aplausos...
17 novembro 2005
16 novembro 2005
(Futura) Promessa Eleitoral...
Portugal em movimento virtual...
15 novembro 2005
Portugueses merecem o Nobel da Economia...
O povo Angolano tentará, de novo, ser livre de escolher...
"O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, disse terça-feira, em Luanda, que dados indicativos apontam para uma participação de cerca de sete milhões de cidadãos angolanos como potenciais eleitores nas próximas eleições, previstas para 2006.
Fonte: Angop 07-09-2005
Instante
Desenho a sanguínea, 540 x 810 mm
Museu da Cidade, Lisboa, Portugal
O atentado deu-se na noite de 3 de Setembro de 1758..
Um país miserável tem...
Não é séria esta situação por um de dois motivos:
- os trabalhadores são improdutivos e então os seus postos de trabalho devem ser simplesmente extintos;
- os empresários são incompetentes logo devem ser simplesmente trabalhadores.
Há que agir com realismo e ter coragem para eliminar ambas as situações.
Nem sequer comento as palavras do primeiro-ministro nem do representante dos patrões à saída da reunião de hoje na qual foi estabelecido o Ordenado Mínimo Nacional.
Em organizações capazes, com equipas produtivas e produto com mais valia não há justificação para serem pagos estes ordenados miseráveis.
Nós não podemos continuar a querer ser a China ou a Índia da Europa.
14 novembro 2005
13 novembro 2005
Salvem a Avenida dos Aliados - Porto
Actos de fé...
“Criacionismo
1. Doutrina segundo a qual tudo quanto existe fora de Deus foi por Deus criado. A ela se opõem concepções antigas de tipo panteísta ou monista bem como outras mais recentes de ordem materialista.
2. Afirmação de que Deus cria a alma de cada ser humano e a infunde no primeiro momento da sua concepção. Embora não definida como verdade de fé, é doutrina comum desde a Idade Média. (V. criação).
Enciclopédia Católica Popular”
Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/catolicopedia/artigo.asp?id_entrada=471
Nada de novo… afinal qual é a novidade?
Esta doutrina não é a ensinada em todas as nossas escolas?
JAC
12 novembro 2005
11 novembro 2005
Apelo (já desesperado) ao voto…
João Correia, advogado e membro da Comissão Política de Manuel Alegre, considerou que esta é a prova de que o PS “está a instrumentalizar a base de dados do partido para fins diferentes pelos quais foi criada” e sublinhou que tal acção é punível nos termos da Lei de Protecção de Dados."
José Rodrigues com A.P.D
Promessa de Pedroso não é para cumprir...
"Paulo Pedroso foi ilibado no processo Casa Pia mas acha que isso não chega para limpar o seu nome. João Pedroso, o irmão advogado, recorda que já há um processo contra o Estado. Outros se seguirão."
24 Horas de 11-11-2005
Estou sem palavras (apropriadas para adjectivar)...
"Orçamento de Estado traz escondidos mapas e folhas de cálculo com os números secretos e os comentários internos que o Governo nunca quis divulgar.
Independente de 11-11-2005
Compreender o grande irmão africano (30 anos da independência de Angola)
Por muitas crispações que tenha havido, a nível político, entre Luanda e Lisboa, o facto é que tudo o que diz respeito a Angola é familiar aos portugueses e vice-versa. Não por acaso, o Presidente de Angola não perde um jogo do FC Porto e muitos angolanos trabalham, estudam ou passam férias por cá. Isto não basta para manter a relação entre dois povos que as vicissitudes da História juntaram. Mas é uma boa base para o futuro. Angola está a mudar rapidamente desde que alcançou a paz após a morte de Savimbi, a 22 de Fevereiro de 2002.
Os empresários devem perceber que a aposta vencedora naquele mercado passa por entender os anseios de Luanda de angolanização dos quadros das empresas estrangeiras ou de que os investimentos sejam partilhados com empresários angolanos.
Soares afirma que Savimbi foi um grande combatente
O candidato à presidência portuguesa, Mário Soares, comentava aos jornalistas as declarações do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, já consideradas «um insulto intolerável» pelo Comité Permanente da UNITA.
Falando à margem de uma visita que efectuou hoje à Casa da Música (CdM), Mário Soares disse «não ter essa ideia» de Jonas Savimbi.
«Tive fama de ser partidário de Savimbi, mas nunca o fui», acrescentou Soares, afirmando não querer, no entanto, criticar o secretário de Estado João Gomes Cravinho, que, como qualquer cidadão, está no direito de ter a sua opinião.
«Quem é que pode atirar pedras depois de tantos anos, depois da guerra civil?», questionou Soares. "
9 Novembro 2005
Jornal Expresso
Fonte: http://africa.expresso.clix.pt/angola/artigo.asp?id=24755080
08 novembro 2005
Ironia Suprema do cheque pré-datado...
Ver em …- A viagem pode ser realizada com o n.º mínimo de duas pessoas e as inscrições ser feitas deverão preferencialmente junto da ASJP.-
- A pessoa responsável pela organização desta viagem na agência é … (contactável através do telemóvel … ou para o seu …; outros contactos com a agência podem ser feitos através dos telefones … ou … ."
ASJP - Associação Sindical dos Juízes Portugueses
Fonte: http://www.asjp.pt/
Responsabilidade individual...
A polícia francesa já registou esta noite 324 viaturas incendiadas e efectuou 65 detenções em várias zonas do país, naquela que é a 12ª noite consecutiva de violência urbana em França.
O primeiro-ministro francês, Dominque de Villepin, garantiu hoje que o recolher obrigatório será imposto nas cidades onde tal se revele necessário, mas excluiu o envio de militares para as zonas dos distúrbios.
Villepin classificou de “inaceitáveis e indesculpáveis” os motins que há várias noites abalam os subúrbios de Paris e se alastraram a outras cidades do país.
Eu vi (através da TV)... afinal tudo era de mentira!
Milhões de espectadores assistiram em 1988 a uma das mais empolgantes corridas de 100 metros em Jogos Olímpicos. Lado a lado lutaram ao milésimo de segundo o norte-americano Carl Lewis, vencedor de quatro medalhas de ouro em Los Angeles 1984, e o canadiano Ben Johnson, que nos Mundiais do ano anterior surpreendera Lewis e batera o recorde mundial. O “sprinter” que pouco tempo antes era apenas um atleta mediano fez uma corrida extraordinária e estabeleceu uma nova melhor marca mundial da distância (9,79s). A euforia gerada pelo novo “super-homem” depressa se transformou em escândalo, quando Johnson chumbou no controlo “antidoping” que se seguiu e perdeu a medalha para Lewis.
O canadiano consumira esteróides anabolizante durante mais de sete anos e esperava ganhar daí alguma vantagem em Seul. Aparentemente, atingiu o seu objectivo no momento da corrida. E essa foi a versão do caso que prevaleceu durante os largos anos em que Lewis criticou Johnson e condenou publicamente o uso de dopantes.
O que as equipas médicas do Comité Olímpico Internacional (COI) não sabiam na altura era que a ficha de “King” Lewis estava tão suja como a do canadiano. Aquele que ainda figura na galeria de heróis no sítio do COI e na história dos Jogos Olímpicos é um dos mais de cem atletas norte-americanos cujos controlos positivos foram camuflados pelo Comité Olímpico dos EUA (USOC) nos finais dos anos 80 e na década passada.
(continua...)
Fonte: http://podium.publico.pt/shownews.asp?id=1177410&idCanal=987
A lamentar...
Seis trabalhadores morreram, cinco dos quais portugueses, devido à queda de um viaduto nas obras da auto-estrada do mediterrâneo, no Sul de Espanha, segundo o balanço oficial confirmado por um porta-voz do governo de Granada.
Além dos mortos, o acidente de trabalho provocou pelo menos quatro feridos, dois deles em estado grave, e há indicações que um destes é português, também de acordo com a mesma fonte, citada pela Lusa.
A mesma fonte afirmou ainda que um sexto trabalhador português, um electricista que tinha sido dado como desaparecido no acidente, foi já localizado, não tendo hoje estado na obra.As direcções das empresas responsáveis pela obra estão já reunidas para avaliar as causas do sinistro, tendo confirmado que os dados deverão ser revelados aos jornalistas assim que forem confirmados pelos técnicos no local.
O troço onde ocorreu o acidente tinha sido adjudicado à União Temporal de Empresas La Herradura, formada pela AZVI e pela Obras Subterrâneas, que, por sua vez, as concessionou à empresa portuguesa Mouro Montedouro.
7-11-05
Publico
Fonte: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1238076&idCanal=90
06 novembro 2005
Contrato Presidencial...
"Candidato-me por um Portugal de todos. Não apenas dos donos dos aparelhos, sejam eles económicos, mediáticos ou políticos. Não há donos do voto nem da consciência dos homens e das mulheres livres de Portugal. Candidato-me por um Portugal que se diga no plural, uma Pátria que sois vós, uma Pátria que somos nós, um Portugal de todos."
Manuel Alegre
Contrato Presidencial
Fonte: http://www.manuelalegre.com/index.php?area=1100&id=215
03 novembro 2005
Onde estás tabuleiro meu…
O dirigente socialista e ex-ministro de António Guterres recebeu uma ‘visita’, em casa, dos inspectores da Polícia Judiciária. A diligência judicial terá sido efectuada no âmbito do processo que está a investigar as relações entre o construtor Américo Santo e a Câmara de Cascais. Leia os desenvolvimentos da notícia na edição de amanhã da revista VISÃO
A casa do destacado dirigente socialista, que ocupou as pastas da Administração Interna e das Obras Públicas nos governos de António Guterres, foi alvo de uma busca, no passado dia 24, autorizada por um juiz do 3º Juízo do Tribunal de Cascais.
De acordo com uma fonte contactada pela VISÃO, que solicitou o anonimato, a diligência judicial que visou o ex-ministro do PS não estará relacionada com a mega investigação ao branqueamento de capitais e à fraude e fuga fiscais, conhecida pelo nome de código «Operação Furacão».
A passagem a pente-fino da residência de Jorge Coelho terá sido efectuada no âmbito do processo que está a investigar as relações entre o construtor Américo Santo e a Câmara de Cascais, iniciado há mais de cinco anos. Ainda de acordo com a mesma fonte, os inspectores da PJ procuravam um tabuleiro de xadrez valiosíssimo que Américo Santo teria oferecido ao ex-ministro socialista.
2.10.05
Visão On Line
Fonte: http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=328351
02 novembro 2005
Responder a Inês Pedrosa...
"Percebemos ontem que o Protocolo de Estado está bastante activo no apoio à campanha eleitoral para a Presidência da República, dado que promoveu encontros oficiais de dois candidatos com o Presidente da República de Moçambique. Deveriam as outras três candidaturas ter preenchido algum impresso para contar com este precioso apoio mediático? Pedimos que nos informem com urgência dos trâmites necessários para a inscrição. Dado que a Constituição Portuguesa afirma a igualdade de tratamento de todos os cidadãos, deduzimos, talvez apressadamente, que a Lei Fundamental se aplicava também aos cidadãos candidatos. Gostaríamos pois de saber em que artigo da Lei se afirma que há uns candidatos mais candidatos do que os outros. Agradecemos desde já o esclarecimento."
O Estado Cooperativista – antes e depois de 25 de Abril de 1974 – opta pela sua sobrevivência o que é, obviamente, um processo natural.
Cavaco e Soares são apenas caras multimédia, com ténues mutações, dadas ao povo para que este se creia capaz de identificar os seus líderes.
A pergunta, a qual não sei responder, é quem são os rostos que nos dirigem na sombra?
Quem são os senhores deste Estado Cooperativista?
01 novembro 2005
A mordaça dos seus próprios feudos...
Opinião expressa por Helena Roseta no Blog "O Quadrado".
Esta é a frase chave, na minha opinião, mas as motivações ou causas são distintas.
Cavaco sabe que o silêncio lhe é favorável e Soares não encontra ou já não tem rasgo na sua voz.
Ambas, as personagens, são reféns do seu passado e, como tal, incapazes de criarem novos futuros.
A mordaça dos seus próprios feudos impõe este silêncio.
Divina comédia, se fosse o enredo de uma qualquer novela, mas crítico momento para Portugal.
PORTUGAL, de que fugimos nós?
Manifesto do Sal de Portugal
http://sal-portugal.blogspot.com/2005/10/manifesto-do-sal-de-portugal.html
Para onde vais meu País...
"No início de 2003, o procurador-geral foi alertado para as "fortíssimas pressões de diversas entidades colectivas públicas e privadas", numa exposição/requerimento remetida a Souto Moura pelo escritório do advogado Garcia Pereira, como representante das testemunhas que depois passaram a arguidos. Por isso, concluía o documento, o processo deveria ser avocado pelo procurador-geral. Já então eram sugeridas as pressões de que eram alvo aquelas testemunhas - recentemente também comunicadas pela PJ -, sendo igualmente relatados factos que envolviam um dos mais altos-quadros do MP, que desempenhava as funções de secretário-geral da Procuradoria-Geral da República na época em que foi remetida ao então procurador-geral, Cunha Rodrigues, a denúncia anónima que deu origem à investigação do "saco azul" do Partido Socialista.
Aquele magistrado - que actualmente é o representante de Portugal no "Eurojust" (organismo que coordena os departamentos da luta contra a corrupção no espaço europeu), depois de ter sido secretário de Estado da Justiça durante um dos governos do PS liderados por António Guterres - é suspeito de ter fornecido a Fátima Felgueiras uma cópia da denúncia enviada a Cunha Rodrigues, numa altura em que a PJ de Braga não tinha iniciado sequer as investigações. O magistrado em causa tinha antes estado colocado no Tribunal de Felgueiras, altura em que fez amizade com o casal Fátima Felgueiras/Sousa Oliveira.
O documento terá chegado às mãos da autarca durante uma deslocação daquele magistrado a Felgueiras, em 21 de Janeiro de 2000, para participar num jantar de homenagem a um funcionário judicial, facto que foi registado pela imprensa local."
31.10.2005
Jornal Público
Fonte: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1237332