24 novembro 2005

Julgamento Casa Pia

"Casa Pia: Bibi sai em liberdade na sexta-feira

Acusado de 639 crimes, o principal arguido do processo Casa Pia, Carlos Silvino da Silva («Bibi»), preso preventivamente desde 25 de Novembro de 2002, sairá em liberdade na próxima sexta-feira, ficando sob forte protecção policial.

De acordo com o artigo 215, número 3, do Código de Processo Penal, três anos é o prazo máximo de prisão preventiva, desde que se trate de casos de excepcional complexidade, devido nomeadamente ao número de arguidos.

A juíza que preside ao colectivo que está a julgar o caso pode sujeitar o arguido a medidas de coacção (artigo 217), tendo ficado decidido por Ana Peres que Carlos Silvino não se poderá ausentar do país nem da sua área de residência e ficará sujeito a apresentações periódicas junto das autoridades.

Carlos Silvino volta assim à sua casa, no Bairro de Santos, em Lisboa, três anos depois de ter sido detido, acusado de violar jovens da Casa Pia de Lisboa e ter fomentado a prática de prostituição desses mesmos jovens.
Mas volta não já como um cidadão anónimo e sim como o principal arguido do processo mais mediático do país, com direito a segurança 24 horas por dia, até pela animosidade que se teme suscite junto dos vizinhos."

(continua…)

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=202991

Diário Digital 23-11-05