22 setembro 2007

Tema do dia... Países árabes condenam suposto armamento nuclear de Israel

As nações árabes condenaram nesta sexta-feira o suposto arsenal nuclear de Israel, durante o último dia da conferência geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O embaixador de Omã, Salim Mohammed al-Riyami, apresentou um tema com o título "Capacidade nuclear israelense e ameaças" no qual deixava clara a preocupação do mundo árabe com a rejeição de Israel em assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
Israel nunca confirmou nem desmentiu a posse de uma bomba atômica, embora se suspeite que tenha em seu poder 200 destas armas.
Riyami denunciou diante dos 144 membros da AIEA que "Israel ainda se beneficia de total liberdade para desenvolver sua capacidade nuclear", o que impossibilita qualquer "processo de paz no Oriente Médio e qualquer iniciativa para libertar a região das armas de destruição em massa".
Na quinta-feira passada as nações árabes apresentaram uma resolução para que o Oriente Médio seja declarado uma região livre de armas nucleares. A proposta, que não é vinculante, foi aprovada com votos contrários de Israel e Estados Unidos e a abstenção da União Européia.
ler em (AFP)

Etiquetas: , , , , ,