Tema do dia... Aviões russos repetem manobra da Guerra Fria
Aviões russos retomaram, nesta quarta-feira, uma prática comum da época da Guerra Fria: sobrevoaram território de domínio americano, mais especificamente a base militar da ilha de Guam, no Pacífico.
Os pilotos russos "trocaram sorrisos" com pilotos de caças americanos que partiram em seu encalço, segundo o brigadeiro Pavel Androsov, comandante das operações de longo alcance da Força Aérea russa. Dois bombardeiros Tu-95 passaram pela ilha, situada a cerca de 5.150 km a sudeste da cidade oriental russa de Vladivostok.
O sobrevôo fazia parte de exercícios militares de três dias, nos quais foram lançados oito mísseis de cruzeiro, segundo Androsov. O general disse ainda que os dois aviões voaram por 13 horas desde a sua decolagem de uma base militar na Rússia.
"Sempre foi uma tradição da nossa aviação de longo alcance voar oceano adentro até encontrar pilotos americanos e saudá-los visualmente", disse o militar.
"Ontem revivemos essa tradição, e dois dos nossos jovens tripulantes visitaram a área da base de Guam. Acho que o resultado foi bom. Encontramos nossos colegas - pilotos de caça dos porta-aviões (dos EUA). Trocamos sorrisos e voltamos para casa".
ler em (Veja)
A Rússia procura uma posição mais firme no cenário internacional e tenta projectar o seu poderio militar bem além das suas fronteiras.
Na semana passada, a Marinha anunciou a intenção de retomar a presença naval da era soviética no mar Mediterrâneo.
No mês passado, caças da Real Força Aérea britânica saíram no encalço de bombardeiros russos que se dirigiam ao espaço aéreo britânico. Os militares russos disseram que se tratava de um voo de rotina.
ler em (Jornal de Angola)
Etiquetas: Guerra, Internacional, Russia, Tema do Dia, USA
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home