O Liberalismo Social - Diferenças Relativamente à Social Democracia
A diferença fundamental entre o liberalismo social e a social democracia está na visão que cada uma destas ideologias tem relativamente à natureza humana e aos valores morais.
Os liberais sociais valorizam a liberdade, os direitos e as escolhas individuais, consideram a propriedade privada como fundamental para a felicidade pessoal, e perspectivam a democracia como um instrumento que mantém uma sociedade onde cada indivíduo experimenta o maior nível de liberdade possível (sujeito ao Princípio do Dano).
Então, a democracia e o parlamentarismo seriam meros sistemas políticos que se legitimizavam a eles próprios somente pela quantidade de liberdade que promoviam, e não seriam valorizados só por si. Enquanto o Estado tem um importante papel em assegurar liberdade positiva, os liberais sociais tendem a confiar que os indivíduos são geralmente capazes de decidir as suas relações e assuntos, e que geralmente não precisam de orientação em direcção à felicidade.
Já a social democracia, tem as suas raízes no socialismo, e tipicamente favorece uma perspectiva comunitarias. Se é verdade que os social democratas também enfatizam a liberdade individual, eles não acreditam que a liberdade real possa ser adquirida sem transformar a natureza do próprio Estado.
Tendo rejeitado a abordagem revolucionária do Marxismo, os social democratas decidiram escolher o processo democrático para alcançar os seus objectivos, contudo, continuam a sentir um forte cepticismo pelo capitalismo, o qual precisa de ser regulado (ou pelo menos "gerido" para um bem maior). Este enfoque no bem maior, potencialmente, faz com que os social democratas sejam mais aptos para orientar a sociedade numa direcção que se pretende mais equalitária e equilibrada.
Na prática, porém, as diferenças entre os dois podem ser mais difícieis de perceber. Por isso é que actualmente os partidos sociais democratas se direccionaram para o centro e adoptaram uma versão de Terceira Via.
Etiquetas: Liberalismo, Palavras, Social Democracia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home