04 abril 2006

Curtas...

Governo não fiscaliza venda de tabaco a menores

Desde que a lei que proíbe a venda de tabaco a menores de 16 anos entrou em vigor, apenas foi efectuada uma acção de fiscalização: a ex-Inspecção-Geral das Actividades Económicas (agora integrada na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) visitou 394 agentes em Novembro passado, seis dos quais foram detectados a infringir a lei. Em Portugal são cerca de 70 mil os retalhistas que vendem tabaco.
Público de 03-04-2006

Curtas...

Desemprego leva jovens para a tropa

A crise económica do País, com o crescente aumento do desemprego, está a empurrar a juventude para as Forças Armadas. Em 2005, o número de voluntários triplicou.
Correio Manhã de 03-04-2006

Informática e Comunicações

Especial Apple 30 anos

De todas as frutas do pomar de Silicon Valley, a única que resistiu ao tempo é a maçã da Apple Computer, que completa amanhã, 1º de abril, 30 anos de uma história marcada por sucessos e fracassos -- mais sucessos que fracassos, para a alegria de seus entusiastas, que celebram a consolidação da marca da maçã na história da tecnologia.
A maçã da Apple Computer foi plantada em 1976, quando dois estudantes universitários e uma terceira pessoa decidiram abandonar os estudos para fundar a Apple Computer, dedicada a construir e vender computadores. Eram eles Steven Paul Jobs, um prodígio do marketing então com 21 anos, Stephen Gary Wozniak, fera da engenharia, cinco anos mais velho, e Ronald Gerald Wayne, de quem pouco se fala e que tinha à época 41 anos.

02 abril 2006

Informática e Comunicações

A ONI confirmou à «Agência Financeira» que já tem na rua uma rede comercial a colocar o seu novo produto, o Powerline, estando na calha a expansão das redes cobertas.

O produto comercializado é o Oni220 Powerline, que tem por base a tecnologia Powerline que permite fazer chegar aos subscritores telefone e Internet de banda larga através da corrente eléctrica.

Fonte oficial da empresa de telecomunicações adiantou à «Agência Financeira» que os testes comercias do Powerline «estão a correr bem».
«Fizemos um inquérito de satisfação ao cliente e os resultados foram bastante positivos. A esmagadora maioria dos clientes (mais de 3/4) respondeu que recomendaria o Oni220 a um amigo. No entanto, os dados aprofundados sobre este inquérito de satisfação e, sobretudo, as conclusões relativas a este teste comercial só serão retirados depois de finalizado o teste», adiantou.

As Zonas já cobertas são Expo Norte, Telheiras, Miraflores, Calçada de Carriche, São Marcos, Alfragide - Quinta Grande, Gaia - Canidelo, Vila Real e Expo Sul. As próximas a ser abrangidas são «Águas Santas, São Mamede de Infesta».

Informática e Comunicações

A Microsoft em Portugal, que conta actualmente com 236 colaboradores, facturou no ano passado mais de124,8 milhões de euros.

Segundo dados revelados pela empresa, à «Agência Financeira», os servidores e ferramentas de desenvolvimento da Microsoft é a unidade que mais peso tem no negócio em Portugal, representando 36%.

Logo seguido do Office, com um peso relativo de 35% na operação da Microsoft. A contribuir com 21% está o Windows, a Home and Entertainment Division, onde se inclui a Xbox, os jogos e hardware com 5%, e por último, a unidade com menos peso é a Business Solutions com uma taxa de apenas 3%.

Informática e Comunicações

Vista pode ter mais problemas do que a Microsoft admite

Mais detalhes sobre o calendário de lançamento do Windows Vista revelados na sexta-feira (24/03) sugerem que os problemas com a entrega do sistema operacional podem ser mais graves do que a Microsoft revela.Testadores do produto familiares com os planos da Microsoft para o lançamento de versões beta do produto dizem que, apesar da empresa ter dito que o desenvolvimento do Vista atrasou "algumas semanas", a data em que os fabricantes receberão o sistema operacional atrasará dois meses.
COMPUTERWORLD Segunda-feira, 27 março de 2006 - 15:01

Irão – Encruzilhada da Humanidade

Irão testa míssil capaz de levar ogivas múltiplas
O Irão testou com êxito um míssil capaz de escapar aos radares e transportar ogivas nucleares múltiplas.

A notícia do ensaio foi dada pela televisão oficial. O Irão não possui ainda foguetões com o raio de alcance de cinco mil quilómetros, mas já tem um, o Shahab-3, que atinge os dois mil quilómetros.
Esta capacidade de acção preocupa os países ocidentais e as nações vizinhas do Irão, pelo facto de o míssil poder atingir com facilidade navios no Golfo Pérsico.

Os ensaios vão prolongar-se durante a próxima semana e aconteceram um dia depois de os ministros dos Negócios Estrangeiros dos cinco países membros do Conselho de Segurança, reunidos em Berlim, terem pedido a Teerão que tome as medidas requeridas pela AIEA de forma a reatar as negociações sobre o seu programa nuclear. Um pedido que foi de imediato recusado e que aumenta a tensão na zona.

Diário Digital 01-04-2006 16:01:21

O amor...

Magistrado suspeito de autoria de ameaças de morte

Um magistrado do Ministério Público foi constituído arguido por suspeita de ser o autor de ameaças de morte a duas juízas do Tribunal da Boa Hora. As ameaças começaram no início do julgamento da fraude contra o Serviço Nacional de Saúde.