16 outubro 2007

Tema do dia... Quase um quinto dos portugueses vive em risco de pobreza

Em 2005, 19% da população residente em Portugal vivia em eisco de pobreza, indica um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) respeitante a 2005, a percentagem de população em risco de pobreza subia para 28% no escalão etário com idades superiores a 65 anos.
No grosso da população activa, correspondente ao escalão dos 25 aos 49 anos, este risco era de 15%, o valor mais baixo. Os idosos que viviam sozinhos e os casais com três ou mais crianças eram os que apresentavam maior risco de pobreza – 42%.
Em termos da União Europeia a Quinze, Portugal dividia com Itália o quarto lugar, apenas atrás da Espanha, Grécia e Irlanda.

Há dois milhões de pobres em Portugal, Diário Económico de 16-10-2007

Um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E 32% da população activa entre os 16 e os 34 anos seria pobre se dependesse só do seu trabalho. Os números são alarmantes.
Um terço da população activa (entre os 16 e os 64 anos) seria pobre se dependesse apenas dos rendimentos do trabalho, de capital e de transferências privadas. De acordo com as estatísticas ontem publicadas pelo INE, sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza.
“É a própria concepção do Estado social que fomenta esta dependência das pessoas face ao Estado”, aponta o economista João César das Neves. “As pessoas pagam ao Estado para terem acesso a pensões de reforma e depois esperam, obviamente, receber”, acrescenta.

Etiquetas: , ,