13 outubro 2007

Curtas...

Nova igreja de Fátima abre hoje e recebe Papa em 2008, Diário Notícias de 12-10-2007

Muitos peregrinos já chegaram e instalaram-se em Fátima. Por enquanto não há milagre, diz o reitor, mas o Santuário está cheio. Entretanto, o Papa Bento XVI terá revelado a um clérigo português, em Roma, que pretende deslocar-se ao santuário de Fátima depois de visitar o santuário de Lourdes, em França. Uma notícia ontem confirmada pelo Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, que, em entrevista à Renascença, garantiu que a Cova da Iria está no roteiro de viagens que o Sumo Pontífice pretende fazer.
Mais dinheiro para quem sair voluntário da função pública, Diário Notícias de 12-10-2007

O Governo aprovou ontem um diploma que visa estimular a saída voluntária dos funcionários públicos para o quadro de mobilidade especial. A compensação é óbvia: dinheiro. E o objectivo também: reduzir o número de funcionários públicos.
A compensação para os funcionários que saiam pelo seu próprio pé far-se-á por via da designada licença extraordinária, que permite aos funcionários colocados em mobilidade especial trabalharem no sector privado, continuando a receber uma parte do seu vencimento pago pelo Estado em forma de subvenção mensal.
De acordo com o regime de mobilidade, actualmente em vigor, esta licença extraordinária pode ser requerida por qualquer funcionário que seja dispensado do serviço. Mas na actual lei nada é dito sobre os trabalhadores que optem eles próprios por sair do serviço para o quadro de mobilidade especial.

O que 16 bancos prometem e o que realmente pagam, Jornal Negócios de 11-10-2007

"Não está a sonhar, mas convém acordar." Este é o "slogan" de uma campanha que um banco está a fazer para vender em Portugal os chamados "super depósitos", um fenómeno recente no mercado nacional.
Estes depósitos, que surgem publicitados com taxas de juros elevadas, que chegam a superar os dois dígitos, aparecem num contexto de subida dos juros na Europa. No entanto, nem tudo o que aparece nos cartazes corresponde à realidade. A título de exemplo, um depósito a um ano com uma taxa promocional de 12%, apenas paga 3,73% líquidos.

Etiquetas: , ,