21 setembro 2007

Curtas...

Lei permite penas mais leves a abusos sexuais, Correio Manhã de 21-09-2007

Casos com várias agressões cometidas sobre a mesma pessoa podem ser julgados como um único crime.

TV Cabo nas mãos da Caixa, BES e BPI, Diário Económico de 21-09-2007

O "assalto" à PT Multimédia está prestes a começar. A operação de separação da casa-mãe Portugal Telecom (PT) transforma a dona da TV Cabo num activo muito apetecível, se de facto se provar a separação total da PT. No pós 'spin-off' a primeira coisa que salta à vista é o peso considerável da banca portuguesa na empresa: mais de 30%. A CGD surge no topo da lista com 14,25% de participação, seguida do Grupo Espírito Santo (GES) com 11,50 e do BPI com 5,16%. Pode discutir-se os históricos e os interesses individuais destas participações, mas é indiscutível a capacidade que estes bancos terão para participar nos destinos da operadora.

José Sócrates recebe relatório antes da CIP, Jornal Negócios de 21-09-2007

Está praticamente concluído o estudo encomendado pela CIP a sugerir a opção Alcochete como alternativa à Ota para a localização do novo aeroporto de Lisboa. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil terá depois a tarefa de comparar, até ao fim do ano, as duas localizações. O primeiro-ministro, José Sócrates, terá nas mãos o estudo sobre o aeroporto em Alcochete no fim deste mês. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por José Manuel Viegas, professor especialista em transportes do Instituto Superior Técnico e um dos responsáveis do estudo, que levou o Governo a pôr em "stand by" uma decisão irreversível sobre a localização na Ota do novo aeroporto de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa deve demitir-se do conselho de Estado, Semanário de 21-09-2007

Marcelo Rebelo de Sousa insultou o Presidente da República e os deputados que elaboraram a revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, dizendo que ou eram incompetentes ou irresponsáveis. Torna-se evidente a incompatibilidade entre o estatuto de "guru" da política nacional e a função de conselheiro de Estado. Marcelo tem que se demitir de um deles. Isto, numa semana em que os meios mais conservadores da Justiça, muito próximos do PC, fizeram uma brilhante jogada de "agit-prop", aproveitando, por um lado, a crispação dos meios judiciais por causa dos erros do Governo nas relações com a Justiça e, por outro lado, o ambiente de suspeita popular, com a mediatização de uma nova criminalidade violenta que os portugueses não estavam habituados.

Governador do Banco de Portugal ganha mais que o colega dos EUA, Tal & Qual de 21-09-2007

Vítor Constâncio recebeu 280 mil euros em 2006. Só a administração do Banco central custou ao Estado 1,3 milhões de euros. Nos últimos dois anos, o Governador foi aumentado mais de três por cento, apesar de insistir nos pedidos de contenção.

Etiquetas: , , ,