24 setembro 2007

4º Tema do dia... Birmânia: ONU pede moderação à Junta Militar

Numa declaração divulgada em Nova Iorque, a porta-voz de Ban Ki-moon referiu que o secretário-geral «segue de perto a situação em Myanmar [Birmânia]» e congratula-se por «os manifestantes terem escolhido uma maneira pacífica de dar a conhecer as suas reivindicações».
Ban Ki-moon «apela às autoridades de Myanmar para que continuem a fazer prova da sua moderação», sublinhou a porta-voz.
O secretário-geral pede também à Junta Militar birmanesa para que, «sem demora e em diálogo com todas as partes relevantes», se comprometa com «o processo de reconciliação nacional».
Ban Ki-moon afirma ainda estar pronto para intensificar os seus esforços para «promover a reconciliação nacional, a restauração da democracia e o respeito total pelos direitos humanos» na Birmânia.
A Junta Militar no poder na Birmânia ameaçou hoje «tomar medidas» contra os monges budistas, que têm liderado manifestações de protesto contra o regime.
«Se os monges forem contra as regras e os regulamentos de obediência aos ensinamentos budistas, nós tomaremos medidas de acordo com a lei existente», declarou o ministro dos Assuntos Religiosos, o general Thura Myint Maung, citado pela televisão do Estado.

Etiquetas: , , ,