18 setembro 2007

2º Tema do dia... Ataque israelita à Síria visava material nuclear

O ataque da força aérea israelita no Norte da Síria, a 6 de Setembro, está directamente ligado a um carregamento de equipamento nuclear que Damasco terá recebido da Coreia do Norte três dias antes, indicou um perito americano em Médio Oriente ao jornal Washington Post.
O especialista falou sob condições de anonimato, de forma a proteger as suas fontes - alegadamente "participantes israelitas" no ataque. De acordo com o jornal, a força aérea tinha como alvo instalações que a Síria diz serem um "centro de pesquisa para a agricultura", perto da fronteira com a Turquia, mas que Israel acredita ser utilizado para extrair urânio de fosfatos - e que por isso mantém sob vigilância.
Segundo o perito, o carregamento, que chegou de barco ao porto sírio de Tartus, estava marcado como sendo "cimento", mas os israelitas acreditam que era equipamento nuclear. A Síria garante que a sua defesa antiaérea disparou contra aparelhos israelitas que violaram o seu espaço aéreo no dia 6 de Setembro. Israel recusa dar qualquer informação sobre a operação da força aérea.
ler em (DN Online)

Etiquetas: , ,