31 agosto 2007

Onde estou...

Ribeira - Porto - Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)
"O percurso da corrida no Porto, entre as pontes da Arrábida e luís I, que se realiza pela primeira vez este ano e deverá repetir-se em 2008 e 2009, é um dos mais estreitos e rápidos de toda a temporada.
Segundo a organização, os pilotos inspeccionaram o traçado da pista e consideraram que existe alguma falta de visibilidade provocada pelos reflexos do sol naquele troço do rio Douro.
«O reflexo do sol é desfavorável neste período do dia em que vão decorrer os treinos e podem causar alguma desorientação aos pilotos», referiu o director de aviação, Heinz Möller. A decisão foi igualmente analisada por Roger Schad, o delegado da Federação Internacional de Aviação (FAI) no evento.
A Red Bull Air Race é uma prova de velocidade e acrobacia aérea onde as aeronaves concorrentes efectuam uma espécie de «slalon», a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora, entre pilares insufláveis com cerca de 20 metros de altura.
O aeroporto temporário (Temporary Runway - TRW) foi instalado no Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto, e a pista (race box) onde se disputará a corrida está balizada entre a Ponte Luís I e o viaduto de Massarelos, um pouco antes da ponte da Arrábida.
Mil e 400 toneladas de material, transportadas em 60 camiões, 1.200 seguranças, 68 torres de som, dez ecrãs gigantes, oito cozinheiros para a zona VIP e 14 milhões de euros de investimento são alguns dos números da etapa do Porto da Red Bull Air Race."

Etiquetas: , ,