24 agosto 2007

Curtas...

Descoberto sangue na carrinha dos McCann, Correio Manhã de 24-08-2007

A Polícia Judiciária recolheu um vestígio que os cães ingleses identificaram como sendo sangue no carro alugado pelos McCann. A amostra biológica foi enviada para o laboratório de Birmingham, mas o resultado ainda não é conhecido.

PJ acredita que os pais mataram Maddie, Tal & Qual de 24-08-2007

O “T&Q” sabe que a Judiciária tem fortes indícios de que a criança esteja morta. O uso de drogas pode ter sido fatal. As análises, que tardam a chegar, devem confirmara as suspeitas.

MADDIE GRITOU PELO PAI, Correio Manhã de 22-08-2007

A vizinha dos McCann no apartamento do Ocean Club foi ouvida segunda-feira pela Polícia Judiciária e confirmou ter ouvido Maddie a gritar pelo pai na véspera do seu desaparecimento. Pamela Fenn, de 70 anos, já tinha sido inquirida no início da investigação mas anteontem fez um depoimento mais preciso nos pormenores sobre o que ouviu e a conversa que manteve com a mãe da menina na noite em que esta desapareceu.

Banco de Portugal pede informações aos bancos, Jornal Negócios de 24-08-2007

Crise internacional com pouca repercussão em Portugal. Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, tem pedido informação aos bancos nacionais sobre a sua exposição ao mercado de crédito imobiliário norte- americano de maior risco. O diagnóstico é o de que a exposição é "baixa ou quase inexistente". Contudo, a análise do BdP não garante a imunidade da economia portuguesa à crise no "subprime", dizem os economistas.

Taxas de juro duplicaram em anos e vão continuar a subir , Público de 24-08-2007

Euribor a três e a seis meses rompeu ontem a barreira dos 4,7 por cento. A Euribor continua em ritmo acelerado de subida, penalizando as famílias com empréstimos à habitação. Um reflexo da incerteza que se vive nos mercados financeiros, mas também uma antecipação da mais que provável subida de taxas pelo Banco Central Europeu em Setembro. Nos últimos dois anos a Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado no crédito à habitação, mais que duplicou e o reflexo na prestação mensal é expressivo: comparando com a Euribor de 23 de Agosto de 2005, e avaliando um empréstimo de 100 mil euros a 25 anos, com um spread de 0,7 por cento, a prestação mensal já aumentou 144 euros, segundo cálculos da Deco/Proteste para o Público. Euribor a três e a seis meses rompeu ontem a barreira dos 4,7 por cento, voltando a níveis de 2000.

Bloco de esquerda em estado de sítio, Semanário de 24-08-2007

O Bloco de Esquerda está em estado de sítio. Já não bastava a polémica por causa do acordo em Lisboa com o PS, com muitos militantes a não entenderem que o BE se coligue com um partido que tem uma política neo-liberal de direita, surgiu na semana passada o caso do milho transgénico, com jovens ambientalistas contactados pelo Semanário a acusarem o BE de hipocrisia política por sempre ter apadrinhado a luta contra os transgénicos, inclusivamente divulgando no seu portal, acções directas de movimentos ecologistas, e agora ter condenado duramente a acção do "Verde Eufémia". Até Miguel Portas, que inicialmente manifestou simpatia pelo movimento, reviu a sua posição.

Apuramento ficou ainda mais complicado , Correio Manhã de 23-08-2007

A Selecção prossegue sem brilhantismo a execução do modesto plano estratégico de Scolari de empatar os jogos fora nesta fase de qualificação para o Euro’2008, tendo ontem, em Yerevan, frente à modesta Arménia, elevado para nove os pontos perdidos. Foi o terceiro empate em cinco deslocações desta campanha, além da derrota na Polónia, quando ainda falta a viagem mais longa, ao Azerbaijão e Cazaquistão, os adversários mais fracos, e receber os mais fortes, Polónia, Sérvia e Finlândia.

Fisco arrecada 1000 milhões até Agosto, OJE de 23-08-2007

A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) arrecadou mil milhões de euros desde o início do ano através da cobrança coerciva, o equivalente a 63% da meta definida para o final de 2007 e um valor 30% superior ao cobrado em 2005. O Ministério das Finanças refere, em comunicado, que o número de pagamentos efectuados em processos de cobrança coerciva atingiu os 882.237 documentos de pagamento emitidos entre 01 de Janeiro e 20 de Agosto, mais 26% que um ano antes (699.694 documentos).

Oito fundos suspensos em Espanha, OJE de 22-08-2007

Oito fundos e três sociedades de investimento espanholas notificaram a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) de que uma parte das suas carteiras foi afectada pela crise no mercado hipotecário dos EUA. Segundo dados da CNMV, as treze entidades afectadas gerem um património de mil milhões de euros. Deste total, cerca de 38 milhões foram aplicados nos cinco fundos estrangeiros afectados pela crise das hipotecas subprime. As sociedades gestoras optaram entretanto por suspender os resgates e as subscrições dos fundos afectados.

Etiquetas: , , ,