02 agosto 2007

Curtas...

Apagão no Multibanco, Correio Manhã de 02-08-2007

Um problema de comunicações “apagou” ontem cerca de 600 caixas multibanco nas zonas de Benfica, Amadora, Parque das Nações, Campo Pequeno e Oeiras, deixando milhares de portugueses que partiam para férias sem possibilidade de levantar dinheiro, fazer transferências ou pagar serviços através do sistema gerido pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS).

SCUT é bom negócio para os privados, Diário Económico de 02-08-2007

O Estado português já perdeu 3.629 milhões de euros com as PPP (Parcerias Público-Privadas) que estabeleceu com as concessionárias privadas para a construção e exploração das SCUT (auto-estradas sem cobrança ao utilizador). De acordo com um documento interno da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, a que o Diário Económico teve acesso, o valor dos encargos assumidos pelo Estado português, sem IVA, relativamente às SCUT, entre 1999 e 2031, corresponde a aproximadamente 5,4% do PIB de 2007 (8.744 milhões de euros de 2007)". Mas "o valor actual do investimento total realizado e a realizar pelas concessionárias ascende a 3,2% do PIB de 2007 (5.115 milhões de euros), incluindo as despesas de gestão e manutenção.

Malas perdidas acumulam-se, voos atrasam no terminal 2 de Lisboa, Público de 02-08-2007

No momento em que foi inaugurado o terminal 2 na Portela, com atrasos nas partidas dos voos, são cada vez mais firmes os sinais de que as bagagens extraviadas nos aeroportos de Lisboa e Porto são um “azar” cada vez mais frequente. Na segunda-feira, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, eram dezenas as malas alinhadas em corredores, à espera de serem reclamadas (foto). Mas, quando se procura responsáveis pelo problema, ninguém dá a cara. Nem a ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses, nem a Groundforce e a Portway, que fazem as operações terrestres, atendem os telefones ou dão explicações.

Etiquetas: , ,