25 julho 2007

Tema do dia... "Doping"

Tour: Vinokourov apanhado com doping, Astana abandona prova
"O ciclista cazaque Alexandre Vinokourov acusou positivo num teste antidoping realizado durente o contra-relógio que venceu sábado na Volta à França, provocando a sua «suspensão imediata» da equipa Astana, que abandonou o Tour a «convite» da organização. A análise foi conduzida por um laboratório dos arredores de Paris e revelou glóbulos vermelhos de duas origens diferentes na amostra, o que comprova que Vinokourov recebeu uma transfusão de sangue pouco antes da etapa, na qual averbou o primeiro triunfo no Tour 2007. "

Tour2007: Rasmussen na 16ª etapa sob protesto de 8 equipas
"O ciclista dinamarquês Michael Rasmussen, envolto em suspeitas de doping, largou hoje com a camisola amarela para a 16ª etapa da Volta à França, numa partida marcada pelo protesto de oito equipas. Os corredores de oito equipas, seis francesas e duas alemãs, protestaram contra o doping, um dia após ter rebentado um escândalo com o cazaque Alexandre Vinokourov, que levou ao seu abandono do Tour, bem como da sua equipa, a Astana."
Tour : autoridades aduaneiras revistam autocarros de quatro equipas
"As autoridades aduaneiras francesas revistaram ontem, na auto-estrada A64, quatro autocarros de equipas que participam na Volta à França em bicicleta: Astana, Discovery Channel, CSC e Rabobank. Os agentes nada fizeram em relação aos veículos de equipas francesas."
Público
AMA ameaça treze desportos com exclusão dos Jogos Olímpicos
"Treze modalidades correm o risco de serem excluídas dos Jogos Olímpicos (JO) por não cumprirem o código mundial antidoping, avisou a Agência Mundial Antidopagem (AMA), que em Setembro divulgará um relatório identificando esses desportos. Os incumpridores têm depois um ano para corrigirem as insuficiências, antes que um novo relatório seja entregue ao Comité Olímpico Internacional (COI) e dê origem a sanções."
Agência Mundial Antidopagem critica inacção do México
"O presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), Richard Pound, criticou a falta de actuação do México no que respeita ao combate ao doping. As críticas foram proferidas na sexta-feira, depois de o México ter reconhecido que afastou três atletas, por suspeitas de dopagem, da selecção presente nos Jogos Pan-americanos. Já esta semana, foi anunciado que, afinal, foram expulsos seis atletas."
EUA desmantelaram rede que vendia esteróides a desportistas através da Internet
"As autoridades dos EUA desmantelaram anteontem uma extensa rede, composta em grande parte por farmacêuticas pouco conhecidas, que venderam esteróides e hormona de crescimento (hGH) a milhares de pessoas, inclusive desportistas profissionais, através da Internet. David Soares, procurador distrital de Albany (Nova Iorque), disse que várias “celebridades” desportivas foram clientes deste esquema e a imprensa norte-americana divulgou alguns nomes ligados ao basebol, futebol americano, boxe e culturismo.
Como nos EUA a venda de esteróides é controlada, a rede, centrada na Signature Pharmacy (Orlando, Florida), contava com a colaboração de médicos pouco escrupulosos, que ganhavam 19 euros por cada prescrição que passavam. A venda de esteróides e hGH, usada nos EUA como produto anti-envelhecimento, permitiu à Signature Pharmacy aumentar os seus lucros de cerca de 379 mil euros para 26,5 milhões em quatro anos."

Etiquetas: , , , ,