30 julho 2007

Filme: Diamante de Sangue (Blood Diamond)


Com o cenário da guerra civil da Serra Leoa, o filme conta a história do encontro do mercenário Danny Archer, que contrabandeia os diamantes de sangue (usados para financiar a compra de armas para a guerra), Solomon Vandy, um pescador que é separado da família em um dos ataques do grupo rebelde (Frente Revolucionário Unido) e vai para uma mina de diamantes, onde encontra um raro e grande diamante rosa, e da jornalista idealista Maddy Bowen, que investiga sobre os diamantes de sangue e seu comércio ilegal.
Tudo isso envolto numa aventura perigosa da caça ao diamante com cenas reais sobre a guerra, mostrando as decapitações de membros dos civis pelos rebeldes, as barbaridades a que são sujeitas as crianças-soldados e o descaso do resto do mundo diante tais atrocidades.
O Frente Revolucionário Unido ou FRU, criado em 1991, foi um importante participante da guerra civil de Serra Leoa, durante a qual tornou-se famoso pelas atrocidades cometidas. O grupo foi criado por Foday Sankoh, Abu Kanu e Rashid Mansaray, com o apoio do presidente da Libéria, Charles Taylor.
Atualmente, o FRU é um partido político, com Jonathan Kposowa como Secretário Geral. Nas eleições de 2002, obteve 2.2% dos votos, não conseguindo eleger nenhum representante no parlamento. Seu candidato à presidência, Alimamy Pallo Bangura, obteve 1.7% dos votos.
Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra em 1460, Serra Leoa era, então, habitada pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra, avistada desde o mar, adquiria com uma leoa vista de longe. Além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal. A primeira atividade econômica introduzida pelos portugueses foi mesmo o comércio de escravos, obtidos em negociação com aquele povo. Ainda hoje subsistem edifícios construídos pelos portugueses.
Os rebeldes aliciaram para suas milícias até mesmo crianças e adolescentes que nada tinham a perder, a não ser a própria vida miserável, e, liderados por guerrilheiros adultos, entregavam-se à truculência, matança e estupro, cortavam barrigas de grávidas, e decepavam mãos e braços. Antes de retalharem as vítimas, perguntavam: “Quer manga curta ou comprida?”. A resposta determinava se cortariam o braço da vítima no punho ou à altura do ombro. Essa situação levou a ONU a embargar a importação de diamantes e intervir no país.

Etiquetas: ,