30 julho 2007

Curtas...

Portugal Telecom pode perder serviço universal, Diário Económico de 30-07-2007

A Portugal Telecom (PT) pode perder a prestação do serviço universal de comunicações devido à contestação da Comissão Europeia. Em causa está a atribuição do serviço à operadora histórica, feito directamente pela tutela e sem o recurso a concurso público. Mário Lino já assegurou que vai abrir um concurso público para a atribuição da prestação do serviço, se este interessar aos operadores alternativos. "O serviço universal foi atribuído à PT sem concurso e a União Europeia sempre contestou isso", disse, em entrevista ao Diário Económico, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

TAP espera que Verão ajude a subir resultados, Diário Económico de 30-07-2007

A TAP fechou o primeiro semestre deste ano com prejuízos de 30 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 41% face ao mesmo período de 2006, onde a transportadora registou resultados líquidos negativos de 52 milhões de euros. A sazonalidade do negócio da aviação, que é sempre mais lucrativo durante o período de Verão, justifica os resultados da companhia este semestre, mas a transportadora reconhece que é "um grande desafio" conseguir alcançar os 37,9 milhões de euros de lucro, "traçados [pela tutela] para o ano de 2007". O atraso na decisão da Autoridade da Concorrência relativamente à compra da PGA tornou este objectivo mais difícil de alcançar, uma vez que a total integração só acontecerá no final de Setembro.

Sonae concretiza compra do Carrefour, Diário Económico de 27-07-2007

O negócio permite ao Continente ganhar mais dimensão. A Sonae Distribuição comprou ontem, por 662 milhões de euros, a rede do Carrefour em Portugal. O negócio transfere para as mãos do grupo liderado por Paulo Azevedo os 12 hipermercados da marca francesa , bem como as 11 licenças já aprovadas. Para a construção de novos espaços. Como noticiou o Diário Económico na segunda-feira, o outro candidato à venda do Carrefour era o Grupo Auchan, entretanto ultrapassado pela oferta do Grupo Sonae.

Fusão amigável BCP/BPI volta à ordem do dia, OJE de 27-07-2007

Clima de instabilidade na administração e os maus resultados do primeiro semestre do Millennium bcp voltaram a colocar na agenda a hipótese de fusão com o rival BPI, num movimento de concentração que levará à constituição do maior grupo financeiro português e terceiro maior da Península. O cenário de uma aliança negociada entre os dois bancos tem sido discutido por alguns accionistas históricos do Millennium bcp e ganhou novo fôlego anteontem, depois do anúncio de que o BPI reforçou a sua posição accionista no banco liderado por Paulo Teixeira Pinto.

Etiquetas: , ,