27 março 2006

Informática e Comunicações

O crime informático está a mudar e o hacker que a partir de casa aproveitava os seus conhecimentos informáticos para lançar um ataque a determinada empresa e ainda acabava com novo emprego na organização, que reconhecia os conhecimentos do atacante e acabava por contratar os seus serviços, já não é representativo.

Hoje em dia a ameaça é organizada, usa técnicas sofisticadas e realiza-se com o objectivo de obter lucros, consideram 84 por cento dos CIOs inquiridos numa sondagem levada a cabo pela IBM no passado mês de Janeiro.

Os responsáveis de tecnologias das empresas inquiridas preocupam-se sobretudo com os ataques realizados a partir de computadores vulneráveis de terceiros, pela dificuldade que representa a investigação desse tipo de situações (75 por cento) e pelo facto de muitas vezes conduzirem a países onde não há legislação ou esta é ineficaz. São também motivo de preocupação os ataques que partem de dentro da própria organização - muitas vezes sem conhecimento dos utilizadores envolvidos - para roubar informação confidencial posteriormente utilizada em esquemas de espionagem industrial (66 por cento).