16 fevereiro 2006

Observar...

“Envelope 9”: jornalista Jorge Van Krieken nega ter sido constituído arguido

O jornalista "free-lance" Jorge Van Krieken, um dos autores das notícias sobre os registos de chamadas telefónicas de várias figuras de Estado apensas ao processo Casa Pia, publicado no jornal “24 Horas”, negou hoje ter sido constituído arguido por "acesso indevido a dados pessoais".
"Perguntei várias vezes à juíza [Maria Antónia Andrade] se tinha sido constituído arguido e ela disse sempre que não", afirmou Van Krieken à Lusa.
O diálogo com a magistrada ocorreu durante uma busca à casa do jornalista, em Portalegre, onde lhe foi apreendido computador pessoal pela Polícia Judiciária.
Além do computador de Van Krieken, a Judiciária efectuou esta manhã buscas nas instalações do "24 Horas", em Lisboa, durante cerca de duas horas, e apreendeu igualmente o computador de Joaquim Eduardo Oliveira, o segundo jornalista que assinou as notícias no centro da polémica. Joaquim Eduardo Oliveira e um técnico informático do jornal acompanharam os investigadores até às instalações da Judiciária, onde será feita uma cópia do disco rígido do computador, que ficará selada e à guarda de um juiz.
Público em 15-02-2006