07 janeiro 2006

Tenebroso e Indigno

A cada dia que passa, os hospitais e centros de saúde do país recebem em média seis crianças, vítimas de maus tratos físicos ou psicológicos, negligência ou abusos sexuais
Uma média apurada depois de se perceber que estas entidades, que fazem parte do Serviço Nacional de Saúde, entre os anos de 2002 e 2004 atenderam 7 033 crianças em situação de risco. Destas, perto de 600 foram vítimas de abusos sexuais.

O semanário «Expresso» revela que o relatório da Inspecção-Geral de Saúde ainda dá conta da demora de resposta a este tipo de situações.
Depois de encaminhadas as denúncias para o Tribunal de Família, órgãos policiais ou para a Comissão de Protecção de Menores, o tempo de espera pode variar entre uma semana e seis meses.
Mais grave é perceber que muitas das instituições que trabalham com este cenário não registam todos os atendimentos. As razões prendem-se, por exemplo, com a falta de equipas especializadas. Explicações que demonstram que os números apresentados podem ainda assim estar longe da realidade.
TVI em 07-01-2006