16 janeiro 2006

Irão – Encruzilhada da Humanidade


Mahmoud Ahmadinejad - O guerreiro islâmico

O Irão está no centro do palco geoestratégico actual. O facto em si não é novo, mas o presidente Mahmoud Ahmadinejad deu às políticas do ‘membro honorário’ do ‘Eixo do Mal’ um novo colorido ao pintá-las com um inusitado tom de desafio.
Um "Milagre" na ONU
Nos 24 anos anteriores à eleição de Ahmadinejad, o Irão não teve um presidente ‘civil’. Todos os seus antecessores, até mesmo o reformador Khatami, eram clérigos. Mas isso não impede o actual presidente de ter um forte pendor religioso e até de presenciar ‘milagres’. De facto, alega ter testemunhado uma intervenção divina durante um discurso proferido na Assembleia Geral da ONU em Setembro de 2005. Afirma, convicto, que foi envolvido por uma aura de luz que hipnotizou os líderes políticos internacionais presentes.
“Senti que a atmosfera mudou de súbito e durante os 28 minutos seguintes os líderes políticos presentes não pestanejaram. Não estou a exagerar, estavam siderados, como se uma mão os segurasse e os forçasse a ficarem sentados”, afirma o presidente num vídeo em que supostamente o ‘milagre’ é visível.
Correio Manhã de 16-01-2006