História dos Partidos
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses / Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado
Partido de tendência maoísta, fundado em Setembro de 1970, sendo seu primeiro secretário-geral Arnaldo Matos. Publica : Bandeira Vermelha , como orgão teórico a partir de 1970 e Luta Popular como orgão de massas a partir de 1971. Muito activo, nos anos anteriores ao 25 de Abril sobretudo nos meios estudantis de Lisboa, manteve intensa actividade durante os anos de 1974 e 1975, contando nessa altura nas suas fileiras com algumas destacadas figuras da cena política actual, entre as quais Durão Barroso e Fernando Rosas, que entretanto abandonaram o partido. Em 1976 mudou o nome para Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses e passou a usar a sigla PCTP/MRPP.
O seu líder histórico foi Arnaldo Matos e Saldenha Sanches o director do Jornal "Luta Popular". O actual líder é Garcia Pereira.
Universidade de Coimbra
1 Comments:
O seu líder mais conhecido é António Garcia Pereira, advogado, professor na Universidade Católica...
Membros relevantes do MRPP passaram para outros partidos, como o PS e principalmente para o PSD. Isto ainda não foi explicado por ninguém, porque não se justifica nem se entende de maneira nenhuma.
O PCTP/MRPP e o PCP odeiam-se mutuamente. O primeiro acusa o segundo de ser o mesmo que a PIDE; o segundo acusa o primeiro de ser obra da CIA.
Que coisas!
Enviar um comentário
<< Home