30 setembro 2007

2º Tema do dia... Arcebispo de Maputo nega acusações de extermínio deliberado de africanos com HIV (Cont.)

Não satisfeito com as suas acções contra a vida do seu rebanho, o Sr. Bispo de Maputo defende que:

- «"Cada um é livre. O dízimo é mais um gesto de contribuição do crente", manifestou, defendendo por outro lado que é "a mais alta expressão do cristão".»

Onde terá ele aprendido tal ensinamento?

Terá sido com os falsificadores de preservativos, conforme insinuou? Com os tais Europeus da Igreja da Idade Média, dominados pelo pensamento religioso do poder do dízimo?
Sabe que o seu povo vive numa imensa miséria?

Sr. Bispo, quanto custa um lugar no céu?

Entendo, agora o seu pensamento, desviar verbas do dízimo para comprar preservativos é, na sua óptica, um pecado! Para além de reduzir a quantidade de santos serviços, pagos, ao reduzir a mortalidade logo, os rendimentos da sua santa casa!

Estarei enganado? Certamente que sim…

João Dias de Carvalho
Moçambique: Igreja Católica introduz dízimo mas os crentes contestam
A Igreja Católica moçambicana introduziu o dízimo, contributo dos crentes para o culto e para o clero, numa decisão contestada pelos fiéis que se dizem obrigados a escrever os nomes, estado civil e idade nos respectivos envelopes.
Segundo a imprensa moçambicana, o sistema de dízimo foi introduzido no ano passado, mas a questão ganhou relevo depois do arcebispo da Diocese de Maputo, Francisco Chimoio, ter ameaçado, em carta, sancionar as paróquias que não adiram ao sistema.
A decisão está a ser severamente censurada pelos fiéis católicos, mas o arcebispo de Maputo sustenta que a prática do "dízimo não pode ser vista do ponto de vista negativo, porque se trata de uma acção voluntária que visa apoiar a sustentação da mais antiga Igreja cristã com mais de dois mil anos".
Francisco Chimoio justificou a necessidade dos fiéis católicos oferecerem a décima parte dos seus rendimentos com o facto dos apoios financeiros à Igreja, vindos maioritariamente das congregações religiosas europeias, estarem a diminuir nos últimos anos. "É um trabalho que visa a sustentação da igreja. Os valores monetários provenientes dos ofertórios nunca foram suficientes e nunca serão. A igreja é de todos, por isso, devemos contribuir para o seu crescimento", justificou, sublinhando, no entanto, "não ser obrigatório dar o dízimo".
Alguns crentes católicos afirmaram, todavia, não entender por que se devem identificar durante a oferta dos valores monetários, considerando-a "uma forma de controlo"."Por que é que no envelope onde são introduzidos os valores monetários somos obrigados a escrever os nomes, estado civil, incluindo a idade?", questionou um crente citado pelo diário electrónico Canal de Moçambique, editado em Maputo. "Parece que a igreja está implicitamente a obrigar-nos a pagar os dízimos", disse. O arcebispo de Maputo considerou que "ele (o dízimo) serve para quem quer".
"Cada um é livre. O dízimo é mais um gesto de contribuição do crente", manifestou, defendendo por outro lado que é "a mais alta expressão do cristão".
Na referida carta enviada aos paroquianos de Maputo, Francisco Chimoio sublinhou a necessidade de "todas as paróquias da sua diocese aderirem com seriedade ao dízimo e explicarem aos crentes sobre a importância de pagarem o dízimo".
A missiva destaca as paróquias que já implementaram a cobrança do dízimo as quais o arcebispo saúda pelo "bom desempenho que lhes leva ao encontro dos desfavorecidos".
"No valor total cobrado aos dizimistas durante um mês, cada paróquia deve descontar 10 por cento e entregar ao arcebispado onde deverá receber um recibo de confirmação", lê-se na mesma carta. "Mas - prossegue - as paróquias que não implementarem o sistema de dízimo, como forma de punição, continuarão a pagar pela deslocação do bispo para dirigir cerimónias nas respectivas paróquias, continuarão a pagar ainda pela emissão das certidões dos seus crentes e todos os serviços prestados pelo arcebispado para as paróquias".´
Nos últimos dias, a Agência Lusa tentou contactar o arcebispo de Maputo, mas o prelado não se manifestou disponível.

Etiquetas: , , ,

28 setembro 2007

Curtas...

"Skins" tinham lista de judeus para atacar, Correio Manhã de 28-09-2007

Espancou um imigrante quando festejava o aniversário do nascimento de Hitler. a 20 de Abril, e guardava fotografias de crianças negras com a frase 'Por favor não alimentem os animais'. Está acusado de vários crimes mas, terça-feira, o 'Lobo nazi', como se apresenta o skinhead Carlos Seabra, vandalizou o cemitério judaico em Lisboa. Foi apanhado pela PSP e o juiz mandou-o ontem à tarde em liberdade.
Seabra é quase veterano do movimento neonazi em Portugal, aos 24 anos pertence à Frente Nacional desde a fundação em 2004. E é um militante de armas. Enverga camisolas com a cruz suástica e, em Abril, a Judiciária apanhou-lhe uma espingarda semi-automática, uma granada e dois punhais.
Grupo vai rescindir com 2000 colaboradores, Jornal Negócios de 28-09-2007

A Portugal Telecom (PT) vai alargar o seu plano de redução de pessoal, prevendo para "os próximos anos" a rescisão negociada ou passagem para a reforma de mais dois mil trabalhadores. A revelação foi ontem feita pelo presidente do grupo, e futuro "chairman", Henrique Granadeiro, em entrevista à RTP e ao Jornal de Negócios.
A entrevista de 40 minutos ao programa "Balanço e Contas" (ontem transmitida na RTP 2) prosseguiu mesmo depois das câmaras estarem desligadas, resultando numa longa conversa que será publicada na íntegra no Jornal de Negócios de segunda-feira.

Ferreira Leite trava Menezes, Semanário de 28-09-2007

A intendência dos votos, a pretexto do pagamento de quotas, sem o qual nenhum militante tem capacidade eleitoral, inquinou a campanha das directas de que resultará a escolha do novo líder do PSD. Ideias discutiram-se quase nada.
Debate político e ideológico estiveram ausentes. Felizmente para o Semanário, Luís Filipe Menezes fez uma declaração política a meio da tarde de ontem, quase em cima do encerramento desta edição. Após uma actividade frenética, com múltiplas reuniões, Luís Filipe Menezes declarou solenemente aos jornalistas que "não vai impugnar os resultados eleitorais, nem antes nem depois, que não haverá recurso aos tribunais", porque isso "agravaria a situação no PSD aos olhos do País".
Menezes não respondeu a perguntas, mas manifestou a esperança de que a intervenção de Manuela Ferreira Leite "possa trazer dignidade ao acto eleitoral".

Etiquetas: , , ,

27 setembro 2007

Tema do dia... Santana Lopes abandona entrevista à SIC Notícias cortada pela chegada de Mourinho (Cont.)



O valor da coragem

Caro Santana Lopes, esse teu bravo acto já mereceu o aplauso público de mais um. Já somos 2...um humilde cidadão e um ilustre pensador.

Talvez seja essa ausência de coragem de vocês, nobres políticos, que permita que ocorram estas barbaridades.

Não estou justificar o injustificável mas interrogo-me se não será a sua ausência a mãe do estado da nação?

A submissão ao “prime time” e as estáticas não será a origem da vossa e da nossa miséria cultural, social e mental?

Apenas agora tive possibilidade de visionar o que aconteceu. Tento na língua Portuguesa, apesar da sua imensa riqueza, encontrar adjectivo para qualificar o ocorrido.

Vou-me ficar por mais um ridículo momento de televisão (nunca de informação)!

Mais um…

Obrigado Pedro.

João Dias de Carvalho
Pacheco Pereira solidário com Pedro Santana Lopes
O antigo eurodeputado do PSD Pacheco Pereira está solidário com a atitude do deputado Pedro Santana Lopes, que ontem à noite recusou continuar uma entrevista em directo na SIC Notícias depois de ter sido interrompido por causa da chegada do treinador José Mourinho a Lisboa.
"Por uma vez concordo com Pedro Santana Lopes: interromper uma entrevista política com um não-evento, sem notícia, nem conteúdo, merece esta resposta", escreveu Pacheco Pereira num post colocado às 22h49 no blog Abrupto.
ler em (Público)

Etiquetas: , , ,

Curtas...

Bill Gates escreve a Cavaco Silva sobre globalização, Diário Económico de 27-09-2007

"Portugal está a definir a agenda certa, no sentido de ajudar ao estabelecimento de pontes entre a União Europeia e outras regiões-chave à volta do mundo para parcerias duradouras e para concorrer com outros blocos económicos".
É com este tom de elogio para com o Presidente da República que Bill Gates escreveu uma carta a Cavaco Silva, onde diz que Portugal é o parceiro indicado para fazer a ponte com África.
Vindo do homem mais rico dos Estados Unidos, e de uma das personalidades mais influentes a nível planetário, a afirmação só pode ser entendida como um caderno de encargos, principalmente quando, segundo a carta a que o Diário Económico teve acesso, Bill Gates explica que "a concorrência [com outras regiões] encoraja regiões como África a desenvolver-se a um ritmo mais rápido para melhorar o acesso dos seus cidadãos a melhor educação e serviços de saúde".

Tribunal não deu prazo para Esmeralda ser entregue ao pai, Diário Notícias de 27-09-2007

A dada altura das 50 páginas do acórdão, os juízes do 3º Juízo Cível do Tribunal da Relação de Coimbra rejeitam uma decisão "do tudo ou do nada". Assim, proferem uma decisão que parece deixar muita coisa em aberto.
Atribuem o poder paternal de Esmeralda ao pai biológico, Baltazar Nunes, mas consideram "legítima" a "pretensão dos apelantes [Luís Gomes e Adelina Lagarto, que criaram a menina desde os três meses] à adopção plena da menor" considerando que "deverá passar pelo crivo da lei, sendo certo que será decretada ou não tendo em conta o superior interesse de Esmeralda".
E, apesar de falarem de uma "entrega definitiva" da criança a Baltazar, não resulta óbvio da leitura dos nove pontos que constituem a conclusão do acórdão qual a data e os termos dessa entrega.

CMVM alerta para riscos nos fundos de investimento, Jornal Negócios de 27-09-2007

Considerados um investimento seguro, os fundos de obrigações também estão a sofrer com a crise financeira. A CMVM alerta para os riscos. Os bancos descartam, para já, recorrer a empréstimos para fazer face aos resgates.
"Não podemos presumir que Portugal não é afectado e que não há contágio'', avisou ontem Carlos Tavares, presidente da CMVM, num encontro com jornalistas. A liquidação de um fundo do BPI e o facto de outro fundo ter recorrido a empréstimos para fazer face aos resgates comprovam que as ondas de choque chegam a todas as geografias.
O regulador assegura, no entanto, que não há motivo para alarme, dado que não se regista "um volume anormal de resgates de fundos, o que poderia criar um problema maior, que pode não existir".

Etiquetas: , , ,

26 setembro 2007

3º Tema do dia... Comprar uma recordação de João Paulo II na internet

A verdade é que no site Vicariatusurbis.org é possível pedir-se “uma relíquia ‘ex-indumentis‘ e fotos-lembranças”.
Acedendo a essa área da página, os fiéis são informados das condições necessárias para efectuar o pedido. Em destaque, alerta-se que “a lembrança é completamente grátis”.
No entanto, no mesmo texto, o Vicariato de Roma apela a um donativo. “Se fosse possível, para aqueles que têm possibilidades económicas, fazer uma oferta livre para ajudar nas despesas da impressão e na expedição da lembrança”, pode ler-se, colocando, na mesma página, um endereço com informações bancárias para proceder à transferência.
Perante esta situação, o Vicariato de Roma achou por bem vir explicar as condições em que as recordações de João Paulo II estão a ser distribuídas pelos fiéis, fazendo questão de frisar que comprar ou vender relíquias religiosas na internet é um sacrilégio.
“Não podem comprar ou vender relíquias de qualquer tipo, porque são algo sagrado e não têm preço."

Etiquetas: , ,

Luanda (no You Tube)...


"Viajando em Luanda"
Luanda - Angola

Etiquetas: , ,

2º Tema do dia... PSD em chamas!

Guerra no PSD: quem tem razão?, Portugal Diário
O Conselho de Jurisdição aceitou o voto de cerca de oito mil militantes dos Açores, sem terem pago quotas, desde que aproveitem o regime de excepção e paguem as quotas até ao momento de voto. A candidatura de Menezes reivindica o alargamento do prazo a nível nacional, sob este regime de pagamento até ao momento do voto, solução que o candidato tinha já apresentado para o país e como normal funcionamento processual para o pagamento de quotas.
Para Rui Gomes da Silva, membro do CJ e apoiante de Luís Filipe Menezes, estas decisões do Conselho foram uma «atitude deliberada de eliminação de um lado e acrescento do outro», já que «milhares de militantes com as quotas pagas desapareceram dos cadernos eleitorais».
Manuela Ferreira Leite que decida, Portugal Diário
Na opinião do candidato à presidência do partido a última decisão tem de ser tomada pela presidente do congresso, ou seja, Manuela Ferreira Leite. Pelo meio, a declaração de Menezes foi recheada de ataques a Marques Mendes, que acusou estar a boicotar os seus apoiantes.
«O meu adversário demonstrou que não tem estatura política e sobretudo ética para liderar o PSD», começou por referir, indo um pouco mais longe: «Nos últimos meses comportou-se como um pequeno tirano». Falando em «acções dignas do Estado Novo» e na retirada de «três mil militantes» dos cadernos «por cometerem o crime» de serem seus apoiantes.
Menezes lança ultimato ao PSD, Primeiro de Janeiro
Luís Filipe Menezes não só não vai desistir da candidatura às eleições directas para a liderança do PSD, marcadas para depois de amanhã, como deu um ultimato às instâncias de cúpula do partido, entre elas a presidente da mesa do Congresso, Manuela Ferreira Leite, “para repor a legalidade no funcionamento do partido” até “amanhã [hoje] às 24 horas”.
A hipótese de o autarca de Vila Nova de Gaia abdicar da candidatura adversária da de Marques Mendes chegou a ser pensada em virtude da polémica relacionada com os militantes sociais-democratas dos Açores.
Ontem, em conferência de imprensa, Menezes aconselhou o partido a adoptar “uma de duas decisões” – ou a “reposição integral dos cadernos eleitorais” ou a “imposição dos regulamentos nacionais aos Açores”. Como “alternativa”, o presidente de Gaia pediu que “seja permitido que todos os militantes dos Açores possam votar desde que tenham as quotas pagas até sexta-feira”, assim “como no Continente e no arquipélago da Madeira”.

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Juíza mandou destruir escutas entre Arouca, Sócrates e Morais

Nenhuma das intercepções telefónicas feitas pela Polícia Judiciária, a partir do telemóvel de Luís Arouca, antigo reitor da Universidade Independente, em que são mantidas conversas com José Sócrates e com o ex-professor deste, António José Morais, foi transcrita para os autos do inquérito judicial feito à conclusão da licenciatura do primeiro-ministro, e arquivado em Julho pelo Ministério Público.
Uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa negou a sua validação e, consequentemente, ordenou a destruição das gravações, alegando que estas não haviam sido sujeitas, dentro do prazo previsto por lei, a um controlo por um juiz de direito.
As escutas em causa iniciaram-se a 15 de Março de 2007, após o PÚBLICO ter questionado pela primeira vez o gabinete do primeiro-ministro sobre o seu dossier de aluno na Independente. E cobrem ainda os dias que se seguiram à publicação dos primeiros artigos sobre o assunto, a 22 de Março.
ler em (Público)

Etiquetas: , , , , ,

24 setembro 2007

4º Tema do dia... Birmânia: ONU pede moderação à Junta Militar

Numa declaração divulgada em Nova Iorque, a porta-voz de Ban Ki-moon referiu que o secretário-geral «segue de perto a situação em Myanmar [Birmânia]» e congratula-se por «os manifestantes terem escolhido uma maneira pacífica de dar a conhecer as suas reivindicações».
Ban Ki-moon «apela às autoridades de Myanmar para que continuem a fazer prova da sua moderação», sublinhou a porta-voz.
O secretário-geral pede também à Junta Militar birmanesa para que, «sem demora e em diálogo com todas as partes relevantes», se comprometa com «o processo de reconciliação nacional».
Ban Ki-moon afirma ainda estar pronto para intensificar os seus esforços para «promover a reconciliação nacional, a restauração da democracia e o respeito total pelos direitos humanos» na Birmânia.
A Junta Militar no poder na Birmânia ameaçou hoje «tomar medidas» contra os monges budistas, que têm liderado manifestações de protesto contra o regime.
«Se os monges forem contra as regras e os regulamentos de obediência aos ensinamentos budistas, nós tomaremos medidas de acordo com a lei existente», declarou o ministro dos Assuntos Religiosos, o general Thura Myint Maung, citado pela televisão do Estado.

Etiquetas: , , ,

3º Tema do dia... 17 mil armas apreendidas

A Brigada Fiscal da GNR apreendeu na passada quinta-feira 17145 armas brancas não registadas, que se encontravam num armazém em Camarate (Loures), pertencente a um cidadão chinês, informou a própria Guarda através do seu site oficial. O proprietário, de 47 anos, foi identificado e o auto de apreensão enviado para tribunal.
Entre este verdadeiro arsenal captado numa mega-operação podem-se encontrar 7618 facas de abertura automática, 3118 facas de borboleta e 6409 armas brancas diversificadas, que vão de sabres a espadas, passando a lâminas com cortes estranhos que mais parecem ter sido retiradas de um filme de kung-fu. O material está avaliado em 15590 euros e estava destinado à venda ao público, apesar de terem sido importadas sem qualquer conhecimento das autoridades.

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Irão e EUA não caminham para uma guerra (Cont.)

Ahmadinejad diz que foi recebido "com insultos" em Universidade de Columbia
Ao apresentar o líder iraniano, Bollinger atacou duramente o regime de Teerã e sua atitude em relação a Israel, ao Holocausto e aos direitos humanos."
A declaração lida é um insulto ao conhecimento deste auditório", disse Ahmadinejad no começo de seu discurso, no qual lamentou o fato de o tempo dedicado à leitura do texto ter sido maior que o concedido a ele para falar, momento no qual foi fortemente aplaudido por parte do auditório.
"Participei voluntariamente para me expressar e não vou me deixar abater pelos insultos, que certamente estão condicionados à pressão política e da imprensa", acrescentou.
O centro universitário convidou o líder iraniano para explicar a situação de seu país, aproveitando sua estada em Nova York para participar da 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas.
A iniciativa gerou polêmica nos âmbitos político, acadêmico e social dos EUA.Ahmadinejad defendeu os antecedentes de seu país em direitos humanos, enquanto centenas de manifestantes protestavam por sua presença na cidade e sua participação nos debates da ONU.
Tanto na entrada da Universidade de Columbia como nos arredores da sede do organismo multilateral, centenas de pessoas se reuniram para manifestar oposição a Ahmadinejad.
Questionado sobre Israel, o dirigente iraniano, que em outras ocasiões afirmou que este país "deveria ser riscado do mapa", disse que seu Governo não reconhece o regime israelense, ao qual responsabilizou por cometer diversas atrocidades.
Quanto ao Holocausto, que em sua opinião é "um mito", Ahmadinejad levantou questões polêmicas. "Se é uma realidade, por que não são permitidas mais investigações? E se ocorreu na Europa, por que os palestinos têm que se deslocar e por que têm que ceder sua terra?", perguntou.

Etiquetas: , , , ,

Curtas...

Teixeira Duarte desiste e aceita plano de Jardim Gonçalves, Diário Económico de 24-09-2007

Jardim Gonçalves tomará na reunião de hoje do conselho geral e de supervisão, órgão a que preside, as medidas necessárias para chamar a si a discussão sobre o futuro modelo de governação do BCP. Pelas 15h00, os seus colegas de conselho, bem como alguns membros convidados do conselho superior, serão confrontados com uma proposta de alargamento da já existente comissão de sustentabilidade e governo societário. O objectivo do fundador do maior banco privado português é que todos os contactos com os accionistas sobre este tema sejam liderados, não pela Teixeira Duarte, como até aqui, ou por qualquer outro accionista, mas sim por esta comissão renovada e presidida por si.

EUA apoiam revolta na Birmânia, Diário Notícias de 24-09-2007

Foram 150 as monjas que ontem se juntaram a mais de dez mil monges budistas que, pelo sexto dia consecutivo, desfilaram pelas ruas de Rangun para protestar contra a junta militar no poder em Myanmar (antiga Birmânia). Desta vez, os religiosos contaram com o apoio de dez mil civis que gritaram slogans a exigir "reconciliação nacional, diálogo com os militares e a libertação de Aung San Suu Kyi e outros presos políticos". O maior protesto das últimas duas décadas contra o regime dos generais conta com o apoio da Assembleia Geral da ONU, que decorre esta semana em Nova Iorque.

Milhares de quotas do PSD pagas só por 4 militantes, Diário Notícias de 24-09-2007

O Conselho de Jurisdição do PSD vai hoje analisar queixas de pagamento de quotas por atacado na Figueira da Foz, na Amadora, em Linda-a-Velha e em Famalicão, onde apenas quatro pessoas pagaram quotas de cerca de três mil militantes. "O arrebanhamento continua", declarou ontem ao DN Guilherme Silva, presidente do Conselho de Jurisdição social-democrata. As denúncias são da candidatura de Marques Mendes.

Etiquetas: , , , , ,

2º Tema do dia... Nova vacina contra a Aids fracassa em teste clínico

O estudo com uma vacina experimental contra Aids que estava sendo considerado um dos mais promissores foi suspenso ontem por falhar em seus objetivos. A vacina não conseguiu impedir que os voluntários se contaminassem com o vírus HIV, nem limitar a severidade da doença.
O anúncio foi feito pela companhia farmacêutica Merck, que desenvolveu o produto e o estava testando desde o final 2005 em 3.000 voluntários sadios. Ao analisar o andamento do teste, a empresa percebeu que 24 entre 741 voluntários que receberam a vacina se infectaram ao se exporem posteriormente ao HIV. Número semelhante ao do grupo controle, que teve 21 infectados entre 762 participantes.
O trabalho estava em fase 2 e envolvia participantes de nove países, incluindo o Brasil. Metade tomava a vacina e metade, um placebo (substância inócua). Os voluntários foram escolhidos entre pessoas com alta vulnerabilidade, como homossexuais e prostitutas.
"A gente esperava que a vacina, se não fosse capaz de impedir a infecção, conseguiria conter o desenvolvimento do vírus, o que já seria muito bom. Mas o que se observou é que a multiplicação do HIV foi similar entre os que receberam a vacina e os que tomaram placebo", conta o infectologista Esper Kallás, da Unifesp, que coordenava a pesquisa no Brasil. O país contribuiu para o estudo com 125 voluntários -nenhum deles ficou doente no período.
ler em (Folha Online)

Etiquetas: , , ,

Tema do dia... Irão e EUA não caminham para uma guerra

Na entrevista ao programa da rede CBS ‘60 minutes’ foi-lhe perguntado se o objectivo do país é obter uma bomba nuclear. Ahmadinejad disse que a resposta é um «firme não».
«Deve perceber que não precisamos de uma bomba nuclear. Não precisamos disso. Que necessidade temos nós de uma bomba?», disse ele.
ler em (Sol)

Etiquetas: , , , ,

23 setembro 2007

Tema do dia... Oposicionista birmanesa Suu Kyi saiu hoje de casa (cont.)

Dez mil monges desfilam em Rangum contra a junta militar
Cerca de dez mil monges budistas, apoiados por outros tantos civis, manifestaram-se em Rangum, acentuando a pressão sobre os generais no poder.
Este é o mais importante desfile desde o início de um movimento de protesto que eclodiu há cinco semanas por iniciativa da oposição política.
O protesto começou a 19 de Agosto depois de o Governo ter feito subir os preços dos combustíveis, tendo como pano de fundo o descontentamento com a ditadura militar que governa o país. Ontem, mil monges desfilaram frente à casa de Aung San Suu Kyi, uma marcha autorizada pelas autoridades.
ler em (Público)

Etiquetas: , ,

Portuguese Armed Forces - "O Adeus às Armas"

Retrato das Forças Armadas Portuguesas - RTP 1/6

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Oposicionista birmanesa Suu Kyi saiu hoje de casa

Geralmente, forças de segurança bloqueiam a avenida onde se situa a residência de Suu Kyi, mas hoje excepcionalmente um milhar de manifestantes pôde passar diante da sua casa. Aung San Suu Kyi, 62 anos, saiu de dentro da casa com lágrimas nos olhos em companhia de duas outras mulheres e foi cumprimentar os monges, alguns dos quais começaram a chorar, ainda segundo relatos de testemunhas.
Apesar de chover, os monges permaneceram diante da residência da oposicionista durante cerca de quinze minutos, dizendo uma oração:«sejamos totalmente livres de qualquer perigo, de qualquer dor, da pobreza e que a paz esteja nos nossos corações e nos nossos espíritos».
Cerca de 20 polícias tinham momentos antes retirado as barreiras que bloqueiam a avenida e não interromperam a procissão religiosa, segundo as mesmas fontes. Mal os monges partiram, as forças de segurança voltaram a encerrar a artéria.
Suu Kyi saíra da sua residência pela última vez em Novembro de 2006, altura em que a Junta Militar a autorizou a encontrar-se durante uma hora com um enviado especial das Nações Unidas, Ibrahim Gambari.
Aung San Suu Kyi, prémio Nobel da paz em 1991, está reclusa em casa há mais de quatro anos e foi privada de liberdade durante a maior parte dos últimos 18 anos.

Etiquetas: , ,

22 setembro 2007

Tema do dia... Desmond Tutu pede a Portugal para não convidar Mugabe

Em resposta a uma questão colocada por escrito pela Agência Lusa em Joanesburgo, o respeitado clérigo, que se encontra nos Estados Unidos, respondeu também por escrito: «Espero que Portugal se mantenha firme na defesa dos direitos humanos e da democracia e que não convide o presidente Mugabe. Deus o abençoe».
A posição de Tutu, que é desde há muitos anos, um dos mais acérrimos críticos do presidente do Zimbabué pelos alegados atropelos aos direitos humanos e à liberdade de expressão naquele país, está em linha com uma série de activistas, religiosos, académicos, políticos e intelectuais africanos que desde a década de 1980 vêm denunciando sistemáticos massacres (com particular incidência o de Matabeleland, em 1983) e outras atrocidades cometidas pelo regime da Zanu-PF do presidente Mugabe.
A II Cimeira Europa/África, que é uma iniciativa emblemática do Governo de Lisboa e uma das principais prioridades da actual presidência portuguesa da UE, está agendada para 08 e 09 de Dezembro, em Lisboa.
A realização da Cimeira pode ser comprometida em consequência das profundas divisões entre líderes europeus e africanos quanto à linha a seguir relativamente à presença ou não do presidente zimbabueano em Lisboa.
Apesar das provas evidentes de violações dos direitos humanos e de uma governação totalitária e ruinosa da Zanu-PF - que conduziu o país a uma profunda crise política e económica -, muitos dirigentes africanos, em particular na área da SADC, rejeitam a ideia de que a Europa (e Portugal em particular) marginalize Mugabe no evento.
Quinta-feira, o presidente da Zâmbia, Levy Mwanawasa, ameaçou não comparecer na cimeira, se Portugal e a UE não convidarem Robert Mugabe, afirmando esperar que outros líderes do continente africano sigam o seu exemplo.

Etiquetas: , , , , ,

U2 Sunday Bloody Sunday - Bush sing...

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Países árabes condenam suposto armamento nuclear de Israel

As nações árabes condenaram nesta sexta-feira o suposto arsenal nuclear de Israel, durante o último dia da conferência geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O embaixador de Omã, Salim Mohammed al-Riyami, apresentou um tema com o título "Capacidade nuclear israelense e ameaças" no qual deixava clara a preocupação do mundo árabe com a rejeição de Israel em assinar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
Israel nunca confirmou nem desmentiu a posse de uma bomba atômica, embora se suspeite que tenha em seu poder 200 destas armas.
Riyami denunciou diante dos 144 membros da AIEA que "Israel ainda se beneficia de total liberdade para desenvolver sua capacidade nuclear", o que impossibilita qualquer "processo de paz no Oriente Médio e qualquer iniciativa para libertar a região das armas de destruição em massa".
Na quinta-feira passada as nações árabes apresentaram uma resolução para que o Oriente Médio seja declarado uma região livre de armas nucleares. A proposta, que não é vinculante, foi aprovada com votos contrários de Israel e Estados Unidos e a abstenção da União Européia.
ler em (AFP)

Etiquetas: , , , , ,

21 setembro 2007

Curtas...

Lei permite penas mais leves a abusos sexuais, Correio Manhã de 21-09-2007

Casos com várias agressões cometidas sobre a mesma pessoa podem ser julgados como um único crime.

TV Cabo nas mãos da Caixa, BES e BPI, Diário Económico de 21-09-2007

O "assalto" à PT Multimédia está prestes a começar. A operação de separação da casa-mãe Portugal Telecom (PT) transforma a dona da TV Cabo num activo muito apetecível, se de facto se provar a separação total da PT. No pós 'spin-off' a primeira coisa que salta à vista é o peso considerável da banca portuguesa na empresa: mais de 30%. A CGD surge no topo da lista com 14,25% de participação, seguida do Grupo Espírito Santo (GES) com 11,50 e do BPI com 5,16%. Pode discutir-se os históricos e os interesses individuais destas participações, mas é indiscutível a capacidade que estes bancos terão para participar nos destinos da operadora.

José Sócrates recebe relatório antes da CIP, Jornal Negócios de 21-09-2007

Está praticamente concluído o estudo encomendado pela CIP a sugerir a opção Alcochete como alternativa à Ota para a localização do novo aeroporto de Lisboa. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil terá depois a tarefa de comparar, até ao fim do ano, as duas localizações. O primeiro-ministro, José Sócrates, terá nas mãos o estudo sobre o aeroporto em Alcochete no fim deste mês. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por José Manuel Viegas, professor especialista em transportes do Instituto Superior Técnico e um dos responsáveis do estudo, que levou o Governo a pôr em "stand by" uma decisão irreversível sobre a localização na Ota do novo aeroporto de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa deve demitir-se do conselho de Estado, Semanário de 21-09-2007

Marcelo Rebelo de Sousa insultou o Presidente da República e os deputados que elaboraram a revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, dizendo que ou eram incompetentes ou irresponsáveis. Torna-se evidente a incompatibilidade entre o estatuto de "guru" da política nacional e a função de conselheiro de Estado. Marcelo tem que se demitir de um deles. Isto, numa semana em que os meios mais conservadores da Justiça, muito próximos do PC, fizeram uma brilhante jogada de "agit-prop", aproveitando, por um lado, a crispação dos meios judiciais por causa dos erros do Governo nas relações com a Justiça e, por outro lado, o ambiente de suspeita popular, com a mediatização de uma nova criminalidade violenta que os portugueses não estavam habituados.

Governador do Banco de Portugal ganha mais que o colega dos EUA, Tal & Qual de 21-09-2007

Vítor Constâncio recebeu 280 mil euros em 2006. Só a administração do Banco central custou ao Estado 1,3 milhões de euros. Nos últimos dois anos, o Governador foi aumentado mais de três por cento, apesar de insistir nos pedidos de contenção.

Etiquetas: , , ,

20 setembro 2007

Tema do dia... Irão adverte que tem capacidade para atacar Israel (Cont.)

Irão testa novos jactos de guerra e diz assustar inimigos O Irão considerou hoje que «assustou os seus inimigos», ao testar com sucesso dois aviões de uma nova geração de jactos fabricados no país, afirmando que, com isso, dá provas de estar pronto para o combate.
Esta declaração vem deitar mais uma «acha para a fogueira» da especulação em torno de uma guerra a ser lançada contra os iranianos devido ao programa nuclear do país.
O ministro de Defesa do Irão, Mostafa Mohammad Najjar, disse a um canal público de televisão que especialistas do Ministério e da Força Aérea são os responsáveis pelo projecto, pela pesquisa e pela produção do jacto de guerra Saegheh.
«Dois jactos Saegheh foram testados com sucesso pelos pilotos da Força Aérea. O teste assustou os inimigos do Irão», disse Najjar, acrescentando que os dois jactos ingressarão oficialmente na esquadrilha de aviões de guerra do Irão no sábado.
«O Irão, tendo em conta os seus equipamentos e capacidades avançados, está totalmente preparado para a eventualidade de qualquer agressão», disse o chefe das Forças Armadas do país, Ataollah Salehi, a propósito do teste.
Um comandante da Força Aérea iraniana disse na quarta-feira que o país tinha planos para bombardear Israel caso o Estado judaico tomasse a iniciativa de um ataque.

Etiquetas: , , ,

2º Tema do dia... Bin Laden declara guerra ao Paquistão

Um site islâmico publicou esta quinta-feira uma notícia, prometendo um vídeo do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, no qual ele declara guerra ao Paquistão, ao seu presidente Musharraf e ao exército paquistanês. Esta declaração de guerra é uma vingança depois de um rebelde simpatizante com os talibãs ter sido assassinado. O ataque à mesquita, que levou à morte de vários estudantes, está também nas acusações de Bin Laden contra o exército do Paquistão.

Etiquetas: , , ,

Filme... Apocalypse Now

Eliminar, através de qualquer meio (guerra, segregação, classificação, etc...), os outros não será uma ordem impressa nos nossos genes?
Se for verdade, há no conjunto das nossas instruções geneticas que pretendem assegurar a continuação dos nossos genes (a eternidade)...
... um erro que nos levará à EXTINÇÃO. Isto é o fim meu amigo.
Compreendo que leias aquilo que escrevo como algo insano. Por isso, podes me eliminar!

Etiquetas: ,

Airbus A310 TAP Portugal Air Show 2007



O «Fernão Magalhães», assim se chama o Airbus A-310 da TAP, efectuava a segunda passagem sobre a pista de Évora quando fez um voo rasante de susto para as centenas de espectadores presentes no «Portugal Air Show».
A asa do aparelho quase tocou o solo, quando seguia a cerca de 560 km/hora. Poucos metros de separação que, garante a TAP, estavam mais que calculados. Uma manobra a que os profissionais de aviação chamam «grande rapada».
Foram ao todo três passagens de arrepiar do A-310, em jeito de despedida. Este modelo de avião vai, dentro breve, ser substituído na frota da TAP e quis sair a arrasar.
ler em (TVI)

Etiquetas: , ,

Curtas...

Mourinho deixa o Chelsea, A Bola de 20-09-2007

José Mourinho está de saída do Chelsea. O empate diante do Rosenborg na passada terça-feira, no arranque da Liga dos Campeões, apressou a decisão, que já terá sido comunicada pelo técnico português a alguns dos jogadores do plantel dos «blues».

Já é possível calcular a reforma na Internet, Diário Económico de 20-09-2007

A partir de agora já não precisa de se colocar nas mãos do Estado para lhe calcular a reforma que irá receber. A Segurança Social tem desde o mês passado uma funcionalidade que permite aos contribuintes consultar 'online' o histórico anual das remunerações desde 1980 e calcular as pensões de reforma. Quais os objectivos? A funcionalidade permite ter os dados correctos dos descontos feitos ao longo da vida profissional e ajuda os contribuintes a decidir se prolongam ou não a sua carreira contributiva. O novo sistema chega a atingir dimensões de 'Big Brother' ao apresentar informação relativa a baixas médicas e subsídios de férias e de Natal.
Israel corta luz e gás a Gaza, Jornal Notícias de 20-09-2007

Com o apoio explícito dos Estados Unidos da América, subscrito em Israel pela secretária de Estado Condoleezza Rice, mas com a oposição do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon,Telavive e Washington declararam Gaza como uma "entidade inimiga" dirigida por um grupo que ambos consideram terrorista, o Hamas.
Como primeira medida de uma série crescente de sanções, os israelitas começam por reduzir o fornecimento de energia eléctrica e de combustível. "Preparem-se para a nossa resposta a esta declaração de guerra", diz o Hamas. "Israel, EUA e a Autoridade Nacional Palestiniana querem por todos os meios obrigar-nos a aceitar propostas humilhantes e inaceitáveis", acusa o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum.

Etiquetas: , , ,

Tema do dia... Irão adverte que tem capacidade para atacar Israel

Os bombardeiros iranianos têm capacidade para atingir Israel, se o Estado judaico atacar o Irão, declarou esta quarta-feira um responsável da força aérea iraniana.

«Temos um plano segundo o qual, na eventualidade de um gesto louco deste regime (israelita), os bombardeiros iranianos poderão executar um ataque de represália contra o território israelita», afirmou o general Mohammad Alavi, comandante adjunto da Força Aérea, citado pela agência Fars.

Reagindo a estas declarações, os Estados Unidos denunciaram uma vontade de provocação da parte de Teerão.

A Força Aérea iraniana é tida como obsoleta pelos especialistas militares ocidentais e os aviões que tem ainda ao serviço foram comprados, nomeadamente aos Estados Unidos, antes da revolução islâmica de 1979.

O general mencionou a capacidade de ataque do Irão, nomeadamente em mísseis.

«Podemos atacá-los com os nossos aviões de caça e responder ao seu ataque improvável com um ataque aéreo contra o seu solo», afirmou Alavi.

Etiquetas: , , ,

O Tal Canal - O esférico rolando sobre a Erva

Filme... Apocalypse Now

Do sexo? Do objectivo primário de reprodutores dos nossos genes eliminando os outros?
Num mundo de grupos, desde os primodios, esta tarefa é desenvolvida numa actuação colectiva de caracter ético, nacional, religioso, racial...
Não serão as guerras (desde sempre) um acto de orgia sexual colectiva na procura da eliminação dos concorrentes?

Etiquetas: ,

19 setembro 2007

Curtas...

Como reagir quando um banco colapsa, Diário Económico de 19-09-2007

Nem o melhor banco do mundo está a salvo da catástrofe de uma corrida aos depósitos como a que está a viver o britânico Northern Rock e a razão é simples: o dinheiro emprestado pelos depositantes não é para ficar parado nas caixas fortes, mas antes para ser utilizado na concessão de crédito. Afinal, é essa a essência do negócio bancário e os pânicos não poupam sequer os bons bancos. Não beneficiando de nenhuma vantagem genética, a banca portuguesa não está, por isso, teoricamente, imune ao fenómeno do 'bank running', caracterizado por uma onda de pânico e um saque em massa dos depósitos - no caso do Northern Rock, as estimativas apontam já para levantamentos, no período de três dias, de quase três mil milhões de euros.

Metade das empresas com prejuízo passou a ter lucro após ameaça do fisco, Jornal Negócios de 19-09-2007

Nos últimos anos, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) pôs em prática uma técnica muito própria no relacionamento com os contribuintes: ameaçar fazer cumprir a Lei, antes de a executar. Este expediente tem tido tradução visível nos custos com o correio mas também na receita de IRC, ambas a crescerem a bom ritmo. Numa das últimas investidas do Fisco, o método voltou a revelar -se eficaz: das 4.002 empresas que apresentaram prejuízos durante dois anos consecutivos (em 2004 e 2005), e que foram ameaçadas com uma inspecção caso reincidissem nos resultados negativos, metade acabou por apresentar lucro ou resultado fiscal nulo em 2006.

Euribor varia consoante Banca paga ou recebe, Jornal Notícias de 19-09-2007

Três dos cinco maiores bancos aplicam a lei só quando esta lhes permite maiores ganhos. Deco admite recorrer aos tribunais enquanto Governo e Banco de Portugal procuram solução.

Etiquetas: , , ,

Airbus A310 TAP Portugal Air Show 2007

Um Airbus A310-300 da TAP causou alarme nos espectadores que assistiam à sexta edição do Portugal Air Show, em Évora, ao realizar uma manobra aparentemente perigosa.

A notícia foi confirmada através de um video em circulação no YouTube e na CNN, que mostra imagens do avião da TAP a fazer uma aproximação à Terra e quase a tocar com a asa no chão, antes de iniciar a subida.

A acrobacia já é motivo de conversa em alguns blogues de aviação internacionais. «Achei bastante impressionante, especialmente quando o avião está a virar e a asa parece estar muito perto do chão...», escreve o Airliners.net.

ler em (Portugal Diário)

Etiquetas: , ,

18 setembro 2007

3º Tema do dia... Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil

"Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório. Porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não", disse o pesquisador Esper Kallás da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.
A vacina - que pretende prevenir a infecção pelo HIV - está em testes em oito países. A primeira fase das experiências começou em 2004 com 360 voluntários que não tem o vírus. Na segunda fase, serão mais três mil pessoas.
ler em (G1)

Etiquetas: , , ,

Filme... Apocalypse Now

"Eu adoro o cheiro de Napalm pela manhã".
Se o horror está presente desde o início do filme, o percurso de Willard a Kurtz parece levá-lo ao seu centro, à sua raiz.
De onde vem esta nossa capacidade de produzir colectivamente e/ou individualmente o Horror?

Etiquetas: ,

Curtas...

Reserva Federal deve baixar juros para evitar recessão, Diário Económico de 18-09-2007

A crise que tomou de assalto os mercados, financeiros empurrou os Estados Unidos, a maior economia mundial, para uma situação delicada e inesperadamente sombria. Uma penumbra que chega já à Europa, continente com o qual os norte-americanos têm "a maior relação comercial bilateral do mundo". Sobre os Estados Unidos paira já o espectro de uma recessão e a avaliar pelo diagnóstico de Alan Greenspan, ex- residente da Reserva Federal, a saúde do gigante é bastante mais frágil do que se supunha. Por isso, o seu delfim, Ben Bernanke, deverá dar hoje início a um ciclo de descidas das taxas de juro. Esta medida pode ser boa para as economias, mas vai contribuir para uma subida mais rápida do que o esperado do valor do euro frente ao dólar e a outras moedas. Nem Greenspan o nega: "é absolutamente concebível que o euro ultrapasse o dólar como moeda de reserva", declarou à revista alemã, Stern.

Sócrates ignora guerras de Bush, Diário Notícias de 18-09-2007

O assunto foi puxado por George W. Bush: "Quero agradecer ao povo português o apoio dado por Portugal no Iraque e no Afeganistão." Mas Sócrates não proferiu uma palavra sobre o assunto. As perguntas no encontro entre os dois líderes, ontem, em Washington, foram dominadas pela justiça portuguesa e o caso O. J. Simpson.

Impostos disfarçam défice, OJE de 18-09-2007

As receitas fiscais continuam a ser o principal motor na redução do défice do Estado. Segundo dados ontem divulgados pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), o défice acumulado do subsector Estado de Janeiro e Agosto, caiu 28,9% face ao período homólogo do ano passado, para 3,642 mil milhões de euros. Esta redução de 1,487 mil milhões foi conseguida sobretudo através do aumento de 9,5% nas receitas correntes (mais 2,2 mil milhões de euros), nomeadamente as fiscais, e que compensaram a subida de 3,2% das despesa (cerca de 900 milhões de euros).

Portugal é dos mais vulneráveis à crise do 'subprime', Diário Económico de 17-09-2007

As implicações da crise dos mercados financeiros na economia portuguesa podem ser bem maiores do que o Governo vem sugerindo. Segundo o comité económico e financeiro da União Europeia, os graus de endividamento e a explosão do crédito sobretudo a taxas variáveis - registados na economia portuguesa, bem como a exposição do sistema bancário nacional a capital estrangeiro, são características que potenciam a contaminação e o efeito desta crise na economia real. Os "balanços, altamente endividados, das famílias e empresas europeias podem, no contexto de um aperto das condições de crédito, ter implicações no lado real da economia europeia".

TAP pode rescindir contrato com Airbus, Diário Económico de 17-09-2007

Tudo indicava que, a partir de 2013, as viagens da TAP para o Brasil ou Nova Iorque iam ser feitas a bordo de um novo A350, mas a concorrência trocou as voltas à companhia portuguesa quando a Airbus decidiu deixar de fabricar o A350 e criar o A350 XWB, para concorrer com o 777 e o 787 da Boeing. O acordo assinado no início deste ano entre a TAP e a Airbus para a renovação da frota de longo curso, está agora a ser renegociado e a companhia pode mesmo segundo apurou o Diário Económico - rescindir esse contrato. A opção natural será a Boeing, cujo novo Dreamliner é o concorrente directo do novo - e atrasado - A350 XWB.

Etiquetas: , , ,

2º Tema do dia... Ataque israelita à Síria visava material nuclear

O ataque da força aérea israelita no Norte da Síria, a 6 de Setembro, está directamente ligado a um carregamento de equipamento nuclear que Damasco terá recebido da Coreia do Norte três dias antes, indicou um perito americano em Médio Oriente ao jornal Washington Post.
O especialista falou sob condições de anonimato, de forma a proteger as suas fontes - alegadamente "participantes israelitas" no ataque. De acordo com o jornal, a força aérea tinha como alvo instalações que a Síria diz serem um "centro de pesquisa para a agricultura", perto da fronteira com a Turquia, mas que Israel acredita ser utilizado para extrair urânio de fosfatos - e que por isso mantém sob vigilância.
Segundo o perito, o carregamento, que chegou de barco ao porto sírio de Tartus, estava marcado como sendo "cimento", mas os israelitas acreditam que era equipamento nuclear. A Síria garante que a sua defesa antiaérea disparou contra aparelhos israelitas que violaram o seu espaço aéreo no dia 6 de Setembro. Israel recusa dar qualquer informação sobre a operação da força aérea.
ler em (DN Online)

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Petróleo fixa novo máximo acima dos 81 dólares

O preço do petróleo negociado em Nova Iorque tocou um novo máximo esta terça-feira, sobre os 81,11 dólares/barril na plataforma de negociação electrónica.
A tendência, segundo analistas, liga-se à incerteza dos mercados sobre o impacto real da crise de liquidez financeira sobre o mercado das commodities e a economia real.

Etiquetas: , , ,

Justiça européia confirma punição da UE contra a Microsoft

EUA criticam multa a Gates, Portugal Diário
O Ministério da Justiça norte-americano criticou esta segunda-feira a decisão da Justiça europeia contra o gigante da informática Microsoft, sustentando que ela corria o risco «de prejudicar o consumidor e desencorajar a concorrência», escreve a Lusa.
Num comunicado, o ministério diz recear que os critérios (de política anti-monopólios) aplicados pelo Tribunal de Primeira Instância da União Europeia, mais do que ajudar o consumidor, tenham a infeliz consequência de «o prejudicar desencorajando a inovação e a concorrência».
«Nos Estados Unidos, as leis "antitrust" são aplicadas para proteger o consumidor protegendo a concorrência, não os concorrentes. Na ausência de dano provado, todas as empresas, incluindo as firmas dominantes, são encorajadas a conduzir uma concorrência dinâmica», salienta a nota.

Etiquetas: , ,

17 setembro 2007

4º Tema do dia... Défice público melhora 29% para os 3.642 milhões

A conclusão é do relatório de execução orçamental, apresentado esta segunda-feira pelo secretário de Estado-Adjunto e do Orçamento, Emanuel Augusto Santos.
Os principais indicadores são de que o défice apurado para o subsector do Estado foi de 3.642,3 milhões de euros, um valor inferior em 1.487,6 milhões de euros relativamente ao défice verificado no mesmo período de 2006 (de 5.129,8 milhões de euros).
«Podemos observar com estes dados que a consolidação das contas públicas está no bom caminho», disse aos jornalistas Emanuel Augusto Santos, referindo ainda que «a despesa cresceu abaixo do valor subjacente ao Orçamento de Estado (OE) e está dentro do padrão de segurança».

Etiquetas: , ,

3º Tema do dia... Justiça européia confirma punição da UE contra a Microsoft

A justiça européia confirmou nesta segunda-feira a punição contra a gigante americana da informática Microsoft por abuso de posição dominante, pronunciada em março de 2004 pela Comissão Européia, assim como a multa imposta de 497 milhões de euros.
No dia 24 de março de 2004 Bruxelas havia condenado a gigante da informática a uma multa recorde por abuso de posição dominante no mercado dos sistemas operacionais para computadores.
Mais que a multa de 497 milhões de euros, uma bagatela para uma empresa multimilionária como a Microsoft, o grupo americano questionava duas medidas corretivas que haviam sido impostas pela Comissão.
Bruxelas havia obrigado a Microsoft a comercializar uma versão do Windows que não estivesse integrada ao programa de leitura de vídeos e áudio Media Player.
ler em (AFP)

Etiquetas: , , ,

2º Tema do dia... Greenspan: sede de petróleo dos EUA provocou guerra no Iraque

Finalmente, alguém diz a verdade do outro lado do oceano.
JAC
No livro de memórias que hoje lança, o ex-presidente da Reserva Federal (banco central) dos Estados Unidos da América (EUA) põe a nu algumas das estratégias quer do presidente George W. Bush, quer do Partido Republicano.
"A guerra lançada contra o Iraque de Saddam Hussein não se deveu a razões alegadamente políticas, mas isso sim ao petróleo", afirma Alan Greenspan."
Entristece-me que seja politicamente inconveniente reconhecer o que todo o Mundo sabe que foi o petróleo que originou a guerra conta o Iraque", diz Greenspan num livro em que, ao longo de 500 páginas, disseca vários aspectos da vida dos EUA.

Etiquetas: , , , ,

Tema do dia... Irã afirma que não irá recuar em seu programa nuclear

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, declarou neste domingo que seu país domina a técnica de enriquecimento de urânio em nível industrial, e não irá recuar em seu programa nuclear, mesmo com as pressões da comunidade internacional.
"É claro que não andaremos para trás", afirmou o presidente iraniano à televisão de seu país, respondendo a um telespectador que exigia que o Irã não cedesse.
"Dominamos a tecnologia de enriquecimento de urânio e chegamos à fase industrial", acrescentou.
"Eles (os ocidentais) falam em impor sanções, mas não podem fazê-lo", disse Ahmadinejad, numa clara referência às declarações do chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner.
Kouchner, endurecendo seu discurso em relação ao Irã, advertiu neste domingo que o mundo "deve se preparar para o pior", referindo-se a uma eventual guerra contra o Irã.
ler em (AFP)

Etiquetas: , ,

Filme... Apocalypse Now

Esta viagem, através do filme, pode nos levar, tal como nele, a equacionar as nossas verdades pessoais e colectivas...
... não seremos nós, enquanto e como sociedade, os verdadeiros loucos? Entre muitas, há uma frase no filme fabulosamente simples e que nos retrata enquanto saudáveis seres sociais...

Etiquetas: ,

15 setembro 2007

Filme... Apocalypse Now

Os exemplos de comportamento e factos insanos são mostrados desde o começo do filme, não dependendo do tom soturno que se seguirá.
Os aceites e promovidos pela nossa Sociedade Sã... alguns tão comuns na nossa mudana vida.
Para depois sê-mos confrontados com o classificado mundo insano, absurdo, cruel e perigoso do Coronel Kurt.

Etiquetas: ,

Tema do dia... Abate de animais em explorações com H5N2 começou às 19:00

As cerca de 90 mil aves das duas explorações onde foram detectados quarta-feira casos do vírus H5N2 da gripe aviária começaram a ser abatidas hoje pelas 19:00, adiantou à Lusa fonte do ministério da Agricultura.
O abate está a ser realizado por elementos da Direcção-Geral de Veterinária, não existindo previsão de quando poderá estar concluída, uma vez que, referiu a mesma fonte, esta acção «não é urgente», já que «não há razões que o justifiquem».
O vírus foi detectado em explorações em Tomar e Vila Nova da Barquinha, pertencentes à empresa Caça Brava, que se dedica à produção de patos para reservas de caça associativa, reunindo actualmente cerca de 90 mil aves.

Etiquetas: , , ,

14 setembro 2007

Tema do dia... Governo do Iraque atingiu poucos objetivos, diz Casa Branca

A Casa Branca encaminhou nesta sexta-feira ao Congresso americano um relatório que contém críticas aos governantes no Iraque, que teriam atingido "poucos objetivos políticos e militares".
O texto surge apenas um dia depois de um discurso no qual o presidente dos EUA, George W.Bush, disse que os progressos no Iraque "justificam" a presença americana no país do Oriente Médio.
A administração Bush pediu o relatório em julho e estabeleceu critérios de avaliação que permitissem fornecer uma visão do progresso no país. Dos 18 objetivos colocados pelo estudo, o governo iraquiano realizou progressos satisfatórios em oito, de acordo com esta avaliação. Já outros oito foram classificados como insatisfatórios e dois outros não puderam ser classificados nesta performance.
ler em (Folha Online)

Etiquetas: , , , ,

Portugal-Sérvia, 1-1 (Cont.)

Gilberto Madail afasta hipótese de demitir Scolari, Mais Futebol
«Foi instaurado um inquérito aos factos ocorridos após o Portugal-Sérvia. A FPF e eu mesmo lamentamos profundamente estes incidentes. Sempre defendi a correcção de procedimentos e sempre a recomendei a todos os quantos representam o nosso país. A direcção da FPF vai tomar as medidas que considera adequadas a esta situação, mas quero no entanto dizer o seguinte: após uma primeira análise às imagens recolhidas, das declarações reproduzidas desde o fim do jogo e dos relatórios que estão a chegar à FPF oriundos da própria UEFA, está afastada qualquer medida radical de corte laboral entre a FPF e o senhor Luiz Felipe Scolari. Iremos agora, dentro do prazo que nos foi concedido, enviar para a UEFA todos os documentos que possam ajudar a uma tomada de decisão justa».
Markus Merk entrega relatório à UEFA, Correio da Manhã
O árbitro da partida Portugal-Sérvia, Markus Merk, defendeu o seleccionador nacional, Luis Filipe Scolari, corroborando a versão de que a atitude do treinador foi uma reacção a uma provocação e agressão do jogador sérvio dragutinovic.

Etiquetas: , ,

Filme... Apocalypse Now

Ao som de "This is End" (Doors), pode-se reconhecer como outro tema do filme o ponto crítico a partir do qual não há saída senão um fim absoluto.
Pode-se pensar que a natureza da loucura diz respeito a essa incapacidade de retorno, a intolerância com o que não seja extremo.
O que é ser louco? Romper com as normas... não ser similar aos outros é o critério?

Etiquetas: ,

13 setembro 2007

Tema do dia... Portugal-Sérvia, 1-1 (Cont.)

Scolari pede desculpa, RR

Luís Filipe Scolari pediu desculpa pelo seu acto irreflectido no final do jogo em Alvalade, mas numa declaração aos jornalistas, não permitindo perguntas, diz que "foi provocado em espanhol pelo jogador sérvio do Sevilha, Dragutinovic".
Scolari diz "estar preparado para as consequências do seu acto, perante a Federação e a UEFA", que já anunciaram inquéritos. Scolari, quase sempre aparentando um semblante carregado, pediu desculpas de forma humilde, não se coibindo de mais uma vez se dirigir ao povo português, numa lógica tantas vezes vista.
Jogadores em defesa de Scolari , SIC
Os atletas manifestam o seu apoio incondicional, afirmando que Luiz Felipe Scolari respondeu a "agressões verbais" e a uma "tentativa de agressão" do jogador sérvio Dragutinovic, segundo um comunicado da empresa Parceiros e Comunicação.
O plantel garante que o seleccionador "saiu em defesa do jogador" (Ricardo Quaresma) e "agiu no interesse do país", "de uma forma emotiva, própria de quem vive o futebol com paixão".
Scolari: «Fui censurado em casa, sobretudo pela minha esposa», Mais Futebol
Scolari revelou, na entrevista à RTP, como foi recebido em casa depois de toda a polémica culminada na agressão a Dragutinovic. «Fui censurado em casa, sobretudo pela minha esposa», disse o brasileiro.

Etiquetas: , , ,

Doping...

Bélgica: membros de equipa de ciclismo russa detidos por posse de dopantes, Podium-Público
A polícia belga deteve nesta quarta-feira oito membros de uma equipa de ciclismo russa, de esperanças, a St-Petersbourg Premier Team, por posse de substâncias dopantes. O grupo de detidos é composto por seis jovens ciclistas, o director e o treinador da formação.

Segundo o Ministério Público de Louvain, os dopantes – hormonas de crescimento, anfetaminas e insulina – foram apreendidos durante uma rusga a uma estância de férias perto da localidade de Tirlemont, centro do país.

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Portugal-Sérvia, 1-1 (Cont.)

Num "post" hoje colocado no seu blog http://www.4linhas.com/, Hermínio Loureiro, que ontem representou oficialmente a FPF no jogo do Estádio de Alvalade, devido a um impedimento de última hora do presidente Gilberto Madaíl, refere que "Portugal vai ter que voltar a dar explicações sobre questões relacionadas com fair-play".
"Scolari no final do jogo passou-se. Portugal vai ter que voltar a dar explicações sobre questões relacionadas com fair-play ou melhor, falta dele", diz Hermínio Loureiro, adiantando: "No final do jogo pedi desculpa ao Presidente da República bem como ao Presidente da Federação da Sérvia por tudo o que aconteceu. Foi triste".
ler em (Público)
O presidente do Benfica disse hoje que a ingratidão é o pior que pode acontecer no futebol, a propósito da agressão do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, ao jogador sérvio Dragutinovic, ontem após o empate no jogo de Portugal com a Sérvia na fase de qualificação para o Euro 2008.
“No futebol, o pior que pode haver é a ingratidão. Não sou eu que vou julgar Scolari. É um grande seleccionador, que, com os jogadores, deu grandes alegrias ao país”, afirmou Luís Filipe Vieira.
ler em (Público)

Etiquetas: , , ,

Filme... Apocalypse Now

Com estas imagens começa a epopeia de num filme se expor a humanidade de forma crua, na sua natural crueldade e na sua hiprocrita sanidade... Como determinamos a normalidade?
Afinal, os actos de cada humano comum, do despertar ao regressar ao mundo dos sonhos, são a marca da sua sanidade? Será?

Willard vê em Kurtz alguém que foi muito longe, que rompeu com todos e depois rompeu consigo mesmo. A grande pergunta é:

-Esse "facto" dá o direito, aos ditos "normais", de o matar?

Etiquetas: ,

Tema do dia... Portugal-Sérvia, 1-1

Portugal-Sérvia, 1-1 (crónica), Mais Futebol
As imagens finais de um seleccionador de cabeça perdida a alvejar um jogador adversário pintam o momento de negro. Em campo, o cenário é cinzento escuro. Portugal vê-se agora obrigado a vencer os jogos que faltam no apuramento para o Euro-2008, depois de voltar a deixar fugir a vitória nos últimos minutos. Desta vez foi num golo que até resultou de um remate em fora-de-jogo, no sábado foi aquele golo estúpido frente à Polónia. É azar a mais para ser só azar.
«Scolari tem de ser punido», diz o presidente da federação sérvia, Mais Futebol
«Estou muito surpreendido com o que se passou. Um treinador tem de ser também um pedagogo. Scolari bateu no nosso jogador e tem de ser punido. Os jogadores são jogadores. Os treinadores devem ser exemplos. Penso que nem será necessário apresentar uma queixa formal porque toda a gente viu o que se passou, até através das imagens televisivas. É um assunto para a UEFA resolver, temos de pensar nos nossos jogos»
Sérvia quer investigação da UEFA aos incidentes após jogo com Portugal , Público
Já depois do apito final, o seleccionador envolveu-se numa troca de palavras com Dragutinovic e, em plena discussão tentou socar o jogador do Sevilha, que foi depois parado por outros jogadores e equipa técnica portuguesa. Na entrevista rápida à RTP depois do jogo, Scolari disse que tentou impedir os jogadores sérvios de agredir Quaresma e negou ter atingido Dragutinovic.
"É incrível como um treinador pode fazer uma estupidez destas", disse Terzic, indignado com o comportamento de Scolari, sublinhando que "um treinador deve ser um professor".

Etiquetas: , , , ,

12 setembro 2007

Tema do dia... Comunistas podem faltar a audiência com Dalai Lama

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisou ontem à noite o Governo de que «as instituições devem respeitar, no quadro do direito internacional, as relações diplomáticas com outros países e, nesse sentido, não se pode ter relações económicas, políticas e diplomáticas com certos países e depois procurar contrariar essa perspectiva justa do prestígio das instituições com uma visita de circunstância».
ler em (Sol)

Etiquetas: , , ,

Filme... Apocalypse Now

Durante o longo e perigoso percurso de rio que deve fazer, Willard estuda as informações que o exército lhe deu sobre Kurtz, porém, reconhece, elas parecem torná-lo ainda mais misterioso.
Durante esta aterradora jornada, o realizador vai usando personagens e cenários que nos ajudam a chegar à derradeira pergunta... o que é a verdade, a sanidade!
Ao encontrá-lo (o homem que viajou pelo rio para o matar em nome da "sanidade" humana), Kurt diz-lhe:
- "Eu esperava alguém como você".

Etiquetas: ,

Curtas...

Médicos obrigados a picar o ponto nos hospitais, Diário Económico de 12-09-2007

Todos os hospitais e serviços centrais de saúde serão obrigados a ter um controlo electrónico de assiduidade até ao fim do ano. Mais, este controlo vai ser feito através das impressões digitais e estender-se-á depois a todos os centros de saúde.

Chuva de computadores, Jornal Negócios de 12-09-2007

Há dois meses e meio, o Governo anunciou que iria financiar meio milhão de portáteis com acesso a banda larga. Hoje, os três operadores móveis colocam-se apostos para a "guerra" da comunicação. Com uma oferta semelhante, o objectivo comum é fidelizar clientes do universo do ensino.

Sonae abre hoje shopping em Berlim, OJE de 12-09-2007

A Sonae inaugura hoje um centro comercial de quase 300 milhões de euros no centro histórico de Berlim, o Alexa, que deverá tornar-se "um grande ponto de atracção" para os habitantes da capital alemã. Com 180 lojas distribuídas por mais de 56 mil metros quadrados, o Alexa, que custou 292 milhões de euros aos investidores - a Sonae Sierra e os franceses da Foncière Euris - "é muito mais do que um centro comercial, é um vasto investimento", disse ontem a jornalistas, em Berlim, o CEO da Sonae Sierra, Álvaro Portela.

Regresso às aulas, Público de 12-09-2007

O início do novo ano lectivo foi ontem marcado pela promessa do primeiro-ministro, em Resende, de rever o acesso à Internet em banda larga em todas as escolas, meses depois de ter garantido que todas elas já tinham banda larga. De acordo com Sócrates, equipas da PT estão já a percorrer o país. Para a Fenprof, o arranque das aulas é um show mediático do primeiro-ministro. Entre hoje e segunda-feira, 1,6 milhões de alunos do pré-escolar ao secundário iniciam o ano lectivo, que registou um aumento de matrículas.

Etiquetas: , ,

11 setembro 2007

Tema do dia... 11 de setembro 2001 (Cont.)

Em um novo vídeo da organização Al Qaeda divulgado nesta terça-feira, para marcar o aniversário de seis anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o terrorista saudita Osama bin Laden conclama seus simpatizantes a juntarem-se à "caravana de mártires" comandada por ele em novos ataques contra as potência ocidentais.
O terrorista então convoca seus pares. "Digo a todo homem que pertence à juventude do Islã: é seu dever juntar-se à caravana de mártires até que a missão seja cumprida e a marcha para ajudar o Supremo e Onipotente continue". O vídeo surge num momento em que autoridades de inteligência dos EUA têm manifestado preocupação diante de um novo fortalecimento da rede Al Qaeda.
ler em (Veja.com)

Etiquetas: , ,

Na blogosfera se fala de...

Uma empregada do McDonald's, no Estado da Geórgia, EUA, passou a noite de sexta-feira na prisão e terá que responder em tribunal porque salgou demasiado um hambúrguer a um polícia.
Apesar da jovem garantir que foi um acidente, o agente levou-a para a esquadra de onde só saiu no dia seguinte com uma fiança de 1000 dólares. Tudo isto porque, depois de comer o hambúrguer quase todo, o polícia diz que se sentiu tão mal que teve que vomitar.
ler em (0 de conduta)

Etiquetas:

Tema do dia... 11 de setembro 2001



O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, aparece num novo vídeo difundido hoje pela Internet, no dia em que se assinala o sexto aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001, informou a CNN. A autenticidade do vídeo, com uma duração de 47 minutos, ainda está por confirmar.
Na introdução do vídeo, no qual apenas se ouve a voz de Bin Laden, com a sua fotografia em fundo, o líder da al-Qaeda homenageia um dos terroristas que participou nos ataques, Waleed al-Shehri. O suicida, de nacionalidade saudita, ocupou o assento 2B do voo da American Airlines que foi embater contra a torre norte do World Trade Center.
ler em (Público)

Etiquetas: , ,

Filme... Apocalypse Now

A guerra na selva do Vietnã exerce uma atração irresistível sobre Willard, em suas palavras: - "Saigon... merda. Estou ainda em Saigon.
Imagino sempre que vou acordar de volta na selva". - "Todos conseguem o que querem. Eu queria uma missão e, por todos meus pecados, me deram uma".
Sua missão será eliminar Kurtz (Marlon Brando), militar americano insurgente que comanda um exército próprio com métodos "heterodoxos".

Etiquetas: ,