31 agosto 2007

Onde estou...

Ribeira - Porto - Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)
"O percurso da corrida no Porto, entre as pontes da Arrábida e luís I, que se realiza pela primeira vez este ano e deverá repetir-se em 2008 e 2009, é um dos mais estreitos e rápidos de toda a temporada.
Segundo a organização, os pilotos inspeccionaram o traçado da pista e consideraram que existe alguma falta de visibilidade provocada pelos reflexos do sol naquele troço do rio Douro.
«O reflexo do sol é desfavorável neste período do dia em que vão decorrer os treinos e podem causar alguma desorientação aos pilotos», referiu o director de aviação, Heinz Möller. A decisão foi igualmente analisada por Roger Schad, o delegado da Federação Internacional de Aviação (FAI) no evento.
A Red Bull Air Race é uma prova de velocidade e acrobacia aérea onde as aeronaves concorrentes efectuam uma espécie de «slalon», a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora, entre pilares insufláveis com cerca de 20 metros de altura.
O aeroporto temporário (Temporary Runway - TRW) foi instalado no Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto, e a pista (race box) onde se disputará a corrida está balizada entre a Ponte Luís I e o viaduto de Massarelos, um pouco antes da ponte da Arrábida.
Mil e 400 toneladas de material, transportadas em 60 camiões, 1.200 seguranças, 68 torres de som, dez ecrãs gigantes, oito cozinheiros para a zona VIP e 14 milhões de euros de investimento são alguns dos números da etapa do Porto da Red Bull Air Race."

Etiquetas: , ,

24 agosto 2007

Curtas...

Descoberto sangue na carrinha dos McCann, Correio Manhã de 24-08-2007

A Polícia Judiciária recolheu um vestígio que os cães ingleses identificaram como sendo sangue no carro alugado pelos McCann. A amostra biológica foi enviada para o laboratório de Birmingham, mas o resultado ainda não é conhecido.

PJ acredita que os pais mataram Maddie, Tal & Qual de 24-08-2007

O “T&Q” sabe que a Judiciária tem fortes indícios de que a criança esteja morta. O uso de drogas pode ter sido fatal. As análises, que tardam a chegar, devem confirmara as suspeitas.

MADDIE GRITOU PELO PAI, Correio Manhã de 22-08-2007

A vizinha dos McCann no apartamento do Ocean Club foi ouvida segunda-feira pela Polícia Judiciária e confirmou ter ouvido Maddie a gritar pelo pai na véspera do seu desaparecimento. Pamela Fenn, de 70 anos, já tinha sido inquirida no início da investigação mas anteontem fez um depoimento mais preciso nos pormenores sobre o que ouviu e a conversa que manteve com a mãe da menina na noite em que esta desapareceu.

Banco de Portugal pede informações aos bancos, Jornal Negócios de 24-08-2007

Crise internacional com pouca repercussão em Portugal. Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, tem pedido informação aos bancos nacionais sobre a sua exposição ao mercado de crédito imobiliário norte- americano de maior risco. O diagnóstico é o de que a exposição é "baixa ou quase inexistente". Contudo, a análise do BdP não garante a imunidade da economia portuguesa à crise no "subprime", dizem os economistas.

Taxas de juro duplicaram em anos e vão continuar a subir , Público de 24-08-2007

Euribor a três e a seis meses rompeu ontem a barreira dos 4,7 por cento. A Euribor continua em ritmo acelerado de subida, penalizando as famílias com empréstimos à habitação. Um reflexo da incerteza que se vive nos mercados financeiros, mas também uma antecipação da mais que provável subida de taxas pelo Banco Central Europeu em Setembro. Nos últimos dois anos a Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado no crédito à habitação, mais que duplicou e o reflexo na prestação mensal é expressivo: comparando com a Euribor de 23 de Agosto de 2005, e avaliando um empréstimo de 100 mil euros a 25 anos, com um spread de 0,7 por cento, a prestação mensal já aumentou 144 euros, segundo cálculos da Deco/Proteste para o Público. Euribor a três e a seis meses rompeu ontem a barreira dos 4,7 por cento, voltando a níveis de 2000.

Bloco de esquerda em estado de sítio, Semanário de 24-08-2007

O Bloco de Esquerda está em estado de sítio. Já não bastava a polémica por causa do acordo em Lisboa com o PS, com muitos militantes a não entenderem que o BE se coligue com um partido que tem uma política neo-liberal de direita, surgiu na semana passada o caso do milho transgénico, com jovens ambientalistas contactados pelo Semanário a acusarem o BE de hipocrisia política por sempre ter apadrinhado a luta contra os transgénicos, inclusivamente divulgando no seu portal, acções directas de movimentos ecologistas, e agora ter condenado duramente a acção do "Verde Eufémia". Até Miguel Portas, que inicialmente manifestou simpatia pelo movimento, reviu a sua posição.

Apuramento ficou ainda mais complicado , Correio Manhã de 23-08-2007

A Selecção prossegue sem brilhantismo a execução do modesto plano estratégico de Scolari de empatar os jogos fora nesta fase de qualificação para o Euro’2008, tendo ontem, em Yerevan, frente à modesta Arménia, elevado para nove os pontos perdidos. Foi o terceiro empate em cinco deslocações desta campanha, além da derrota na Polónia, quando ainda falta a viagem mais longa, ao Azerbaijão e Cazaquistão, os adversários mais fracos, e receber os mais fortes, Polónia, Sérvia e Finlândia.

Fisco arrecada 1000 milhões até Agosto, OJE de 23-08-2007

A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) arrecadou mil milhões de euros desde o início do ano através da cobrança coerciva, o equivalente a 63% da meta definida para o final de 2007 e um valor 30% superior ao cobrado em 2005. O Ministério das Finanças refere, em comunicado, que o número de pagamentos efectuados em processos de cobrança coerciva atingiu os 882.237 documentos de pagamento emitidos entre 01 de Janeiro e 20 de Agosto, mais 26% que um ano antes (699.694 documentos).

Oito fundos suspensos em Espanha, OJE de 22-08-2007

Oito fundos e três sociedades de investimento espanholas notificaram a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) de que uma parte das suas carteiras foi afectada pela crise no mercado hipotecário dos EUA. Segundo dados da CNMV, as treze entidades afectadas gerem um património de mil milhões de euros. Deste total, cerca de 38 milhões foram aplicados nos cinco fundos estrangeiros afectados pela crise das hipotecas subprime. As sociedades gestoras optaram entretanto por suspender os resgates e as subscrições dos fundos afectados.

Etiquetas: , , ,

Onde estou...

http://maps.google.com/?ie=UTF8&om=1&ll=41.652681,-8.227279&spn=0.00893,0.019956&t=k&z=16
Albufeira de Caniçada - Parada de Bouro - Vieira do Minho - Braga
Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

23 agosto 2007

Onde estou...



Albufeira de Caniçada - Pandoses - Vieira do Minho - Braga
Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

21 agosto 2007

Tema do dia... PSD recebeu financiamento ilícito da Somague em 2002

O PSD recebeu ilegalmente em 2002 mais de 233 mil euros em donativos indirectos de uma construtora civil, a Somague.Os dados são revelados por um acórdão do Tribunal Constitucional (TC), a que a agência «Lusa» teve acesso.
O TC deu como cabalmente provado que a Somague, SA pagou uma factura no valor de 233.415 euros por serviços prestados ao PSD e à JSD pela empresa Novodesign, embora afirme «ignorar o que fundamentou tal liberalidade», refere o acórdão, de 27 de Junho passado.
O documento, que já seguiu para o Ministério Público, conclui que o PSD violou a lei do financiamento dos partidos incorrendo em «ilegalidades objectivas» puníveis com coima não só ao partido como aos dirigentes partidários responsáveis, e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos.
Por outro lado, as empresas envolvidas estão igualmente sujeitas a coimas, de acordo com a lei.
A factura suspeita foi detectada em 2006 durante uma inspecção do fisco à sociedade Brandia Creating, Design e Comunicação, na qual se integra a Novodesign, Companhia Portuguesa de Design.
Os inspectores encontraram uma factura emitida à Somague, SA, com a data de 15 de Março de 2002, no valor de 233.415 euros, e outras sete, com a mesma data, cuja soma dava os mesmos 233.415, com a indicação «por serviços prestados ao PPD/PSD».
ler em (Público)

Etiquetas: , , ,

Onde estou...

http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=h&om=1&ll=41.144923,-8.606769&spn=0.0045,0.009978&z=17
Teatro Nacional de S. João - Praça da Batalha
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

20 agosto 2007

Tema do dia... Cannabis dos Açores é das melhores da Europa

A cannabis plantada na ilha do Pico, nos Açores, está entre as melhores da Europa, segundo indica uma classificação de sites holandeses especialistas no tema. O número de plantações ilícitas tem vindo a crescer na região devido ao clima húmido favorável e ao solo vulcânico.
O Comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Horta, na ilha do Faial, deteve dois indivíduos e apreendeu, no passado fim-de-semana, 17 quilos de liamba, um tipo de cannabis, na ilha do Pico. No início do mês, já tinham sido apreendidos 10 quilos na ilha-montanha.

Etiquetas: , ,

Curtas...

Dia D para investigação, Correio Manhã de 20-08-2007

O dia de hoje poderá ser decisivo na investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa que, a 3 de Maio deste ano, foi vista pela última vez no apartamento do Ocean Club, na Praia da Luz, no Algarve, onde passava férias com os pais e amigos destes. A expectativa é muito grande, porque os resultados das análises aos vestígios biológicos recolhidos nos carros e na parede do apartamento podem ser hoje enviados para Portugal, depois de terem sido analisados no mais sofisticado laboratório da Europa, situado na cidade inglesa de Birmingham.

BCE pressionado a descer a taxa de juro, Diário Económico de 20-08-2007

O Banco Central Europeu (BCE) está altamente pressionado a dar o dito pelo não dito, e a baixar, ou a pelo menos manter, as taxas de juro na zona euro já em Setembro. Os economistas dividem-se: isso seria mau para a credibilidade da instituição, que deixou implícito um aumento de juros no próximo mês, e pouco consistente com as actuais condições da economia europeia.

Portugal perde 5% do emprego em 12 meses, OJE de 20-08-2007

A economia portuguesa perdeu 26,2 mil empregos num ano, o equivalente a cerca de 5% da população empregada, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao segundo trimestre do ano. Cerca de metade dos postos de trabalho destruídos afectaram o sector de serviços. A destruição de emprego foi acompanhada por um aumento da precariedade das situações laborais, com uma redução dos trabalhadores efectivos e um aumento dos contratados a prazo e dos empregos em part-time.

Inspecção confirma indícios de corrupção em obra da Refer, Público de 20-08-2007

Num relatório enviado ao presidente da Refer, Luís Pardal, para contraditório, a Inspecção-Geral das Obras Públicas dá por confirmados factos revelados pelo PÚBLICO em Dezembro de 2006 acerca dos pagamentos indevidos à empresa SEF em suposto conluio com técnicos da Refer. A IGOP quer saber porque é que "esta questão se manteve "adormecida" no seio da empresa pública durante três anos e meio.

Etiquetas: , , , ,

Onde estou...

Jardins do Palácio de Cristal
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

2º Tema do dia... PJ diz que sangue não é chave da investigação (Madeleine)

Os resultados dos exames laboratoriais feitos em Birmingham, no Reino Unido, às amostras de sangue detectadas por cães ingleses numa parede e num cortinado do apartamento onde os McCann passavam férias, e que a PJ aguarda a todo o momento, podendo ser conhecidos hoje mesmo, "não serão" no entanto a chave da investigação.
Mais importantes para a Polícia Judiciária, de acordo com as informações do DN, deverão ser as escutas telefónicas e a intercepção de "e-mails", bem como os resultados dos vestígios biológicos encontrados também pelos cães ingleses em diversas viaturas, entre as quais a utilizada pelo casal McCann e por um dos seus amigos.
Os resultados das perícias forenses, aguardados desde a semana passada, podem ser conhecidos oficialmente hoje mesmo.
E mais surpreendida continua por ter "ouvido duas noites antes" de Madeleine desaparecer, "uma criança a gritar "daddy, daddy" (papá, papá!), enquanto o casal McCann jantava fora de casa.
ler em (DN Online)

Etiquetas: , , ,

Tema do dia... Varzim albergará maior fábrica mundial de painéis solares

A empresa portuguesa Energie inaugura em Setembro, na Póvoa de Varzim, a maior fábrica de painéis solares térmicos do mundo, um investimento de dois milhões de euros, refere a edição deste domingo do Jornal de Notícias.
A nova unidade permite sextuplicar a produção actual, para cerca de 90 mil painéis solares termodinâmicos por ano, indicou ao jornal o presidente da Energie, Luís Rocha.
Cerca de 60% da produção actual destina-se ao mercado nacional, sendo os restantes 40% exportados para países como Espanha, França, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo.

Etiquetas: , ,

19 agosto 2007

Onde estou...

Ontem, pelos Jardins do Palácio de Cristal
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

18 agosto 2007

Homenagem - Adelino Amaro da Costa

"O segredo da felicidade está na liberdade;
o segredo da liberdade está na coragem."
Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa (Lisboa, 18 de Abril de 1943 - Camarate, 4 de Dezembro de 1980), foi um político português fortemente influenciado pela Democracia cristã.
Formado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico em 1966, foi Diretor do Gabinete de Estudos e Planejamento do Ministro Veiga Simão.
Após a Revolução dos Cravos, foi um dos fundadores, com Diogo Freitas do Amaral, do Centro Democrático Social (CDS) (actual Partido Popular), partido de inspiração democrata-cristã.
Após a vitória da Aliança Democrática (constituída pelo seu partido, o Partido Social Democrata de Sá Carneiro e o Partido Popular Monárquico de Ribeiro Telles) nas eleições legislativas de 1980, foi chamado para a pasta da defesa nacional no VI Governo Constitucional, tornando-se assim o primeiro civil a assumir o cargo de Ministro da Defesa após a Revolução dos Cravos.
Faleceu num desastre de avião em Camarate, no dia 4 de Dezembro de 1980, em conjunto com a sua esposa, o ministro Francisco Sá Carneiro e a companheira deste (Snu Abecasis), quando se dirigiam para o Porto para participar num comício de apoio a Soares Carneiro, o seu candidato para as eleições presidenciais desse ano.
O Alvo da Bomba seria o Ministro Amaro da Costa
Sá Carneiro ia nessa noite intervir no comício do candidato presidencial Soares Carneiro, no Porto.
Tinha voo marcado na TAP – mas, ao fim da tarde, apeteceu-lhe chegar ao Porto com a mulher, Snu Abecassis, a tempo de jantar antes do comício. Optou, à última hora, por acompanhar o ministro da Defesa, Amaro da Costa, a bordo do Cessna – avião que um empresário do Norte colocara ao Serviço da candidatura do general Soares Carneiro.
Segundo a tese do atentado, a bomba no avião tinha como alvo o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa – que estaria a um passo de desmascarar os tentáculos portugueses de uma rede de tráfico de armas entre os Estados Unidos e a guerra Irão-Iraque.
A pasta que Adelino Amaro da Costa levava a bordo, repleta de documentos, foi recuperada dos destroços do avião por um agente da Polícia Judiciária, Vítor Pereira. Mas a pasta de couro desapareceu misteriosamente.
Até hoje, não foi encontrada. A bomba terá explodido sobre os pés do piloto. Um sub-chefe da PSP, Inácio Costa, segurança de Sá Carneiro, assistiu à descolagem do avião – e viu-o no ar numa bola de fogo."

Etiquetas: , ,

Onde estou...

Esta tarde nos Jardins do Palácio de Cristal
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

17 agosto 2007

Onde estou...

Parque da Cidade
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

Curtas...

Lisboa perde 5 mil milhões na crise mundial das bolsas, Diário Notícias de 17-08-2007

A bolsa portuguesa perdeu ontem quase 5000 milhões de euros. Nas últimas cinco sessões a capitalização bolsista já desceu 13,5 mil milhões de euros.

Queda nas bolsas leva ao desespero pequenos accionistas, Jornal Notícias de 17-08-2007

A Bolsa nacional lidera quedas na Europa com cotadas a perderem 4,8 mil milhões de euros, ou 3% do PIB, num só dia. Pequeno investidor em Bolsa há menos tempo é o mais penalizado, mas é cedo para dizer se a economia será afectada.

Crise dos mercados financeiros faz subir juros do crédito em Portugal , Público de 17-08-2007

O desfecho da actual crise financeira está longe de ser conhecido, mas uma coisa parece já certa: os bancos vão passar a ter mais cuidado na altura de emprestarem dinheiro, não só uns aos outros, mas também aos outros agentes económicos. As taxas Euribor já subiram, os spreads também vão subir e o crédito vai ficar ainda mais caro.

Bancos em pânico com imobiliário e subida no crédito garantido com acções, Semanário de 17-08-2007

O pânico instalou-se na bolsa de Lisboa e pode arrastar a banca que financiou os especuladores e ficou com acções como garantia. A exposição ao mercado imobiliário pode ser o novo maior cancro da banca europeia.

Maior tombo da bolsa desde 1998, Semanário Económico de 17-08-2007

Na sessão de quinta-feira, o índice de referência da bolsa portuguesa perdeu 4,53%, a mior queda diária desde Outubro de 1998 e Agosto de 2007 está a ser o pior de sempre na história do PSI-20.

Crédito malparado aumenta em Portugal, Semanário Económico de 17-08-2007

Em Portugal não há mercado de subprime, mas mesmo assim os bancos irão sofrer as consequências derivadas dos impactos em todo o sistema financeiro: alrgamento de spreads e reduzida liquidez. No segundo trimestre, os bancos – excepto o BPI – reforçaram provisões de malparado.

Etiquetas: , , , ,

16 agosto 2007

Curtas...

O sangue não é de Maddie, 24 Horas de 16-08-2007

Os cães e a polícia descobriram manchas de sangue no quarto onde Madeleine desapareceu. O resultado das análises foi ontem conhecido e não deixa dúvidas: a menina não foi morta ali.

''A morte de Maddie está sobre a mesa e temos de a analisar'', Diário Económico de 16-08-2007

O resultado das análises ao sangue encontrado no apartamento dos McCann pode ser tornado público hoje ou amanhã. Alípio Ribeiro diz-se "optimista" quanto à possibilidade de encontrar Madeleine McCann. Mas reconhece que a PJ não tem ainda um móbil para o crime.

250 mortos no pior atentado em quatro anos, Público de 16-08-2007

O ataque ocorreu em duas vilas no Norte do país, numa região do Curdistão onde vive a minoria yazidi (pré-islâmica e considerada infiel pelos radicais sunitas). O balanço apontava para pelo menos 250 mortos, mas muitas pessoas ainda continuam desaparecidas. O comando militar dos EUA atribuiu a responsabilidade à Al-Qaeda.

"Esta é a maior crise financeira dos últimos anos", Diário Económico de 16-08-2007

O presidente do Montepio Geral diz que os bancos mediram mal o risco e que, a partir de agora, a diferença entre a taxa de juro cobrada a um cliente de elevado risco e a aplicada a outro, menos arriscado, vai aumentar. O que significa que, mesmo que o BCE não aumente as taxas de juro, o custo do financiamento pode subir, com efeitos na banca, nas empresas e nas famílias.
Prestação de juros sobe 102 euros desde Janeiro, Correio Manhã de 16-08-2007

A prestação mensal para a compra de casa para um crédito de 100 mil euros, a amortizar em 30 anos e indexado à taxa de juro euribor a seis meses, vai subir para 596,62 euros, mais 102,39 euros que no início de 2007.

Etiquetas: , , ,

Onde estou...

Esta tarde na Foz do Rio Douro
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

14 agosto 2007

Onde estou...

Parque da Cidade
Cidade do Porto – Portugal
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,