31 julho 2007

Curtas...


Alexandre Relvas e Balsemão apoiam Mendes
Alexandre Relvas, o homem a quem Cavaco Silva chamou, durante a campanha presidencial, o seu "Mourinho", é o mandatário nacional da campanha de Marques Mendes para as directas de 28 de Setembro. Um apoio que, não sendo uma surpresa (Relvas já tinha aceite ser o redactor do programa eleitoral para 2009) acaba por ser a confirmação do aval dos cavaquistas à continuidade do líder social-democrata. Boa parte dos ex-ministros e barões conotados com o Presidente da República fazem parte da comissão de honra da recandidatura de Mendes. Um órgão que, soube-se esta tarde, é presidido por Francisco Pinto Balsemão, militante número 1 do PSD.
Condenados três agressores de Francisco Assis
O Tribunal de Felgueiras condenou hoje três dos quatro agressores do ex-líder da distrital do PS/Porto, Francisco Assis, pelo crime de ofensa à integridade física qualificada. Um dos arguidos foi absolvido, uma vez que o tribunal entendeu que as imagens televisivas não foram suficientemente esclarecedoras do seu envolvimento nas agressões. O juíz classificou as agressões a Francisco Assis como um "acto de barbaridade, violência extrema e cobardia", por considerar que o mesmo teve de enfrentar sozinho uma "multidão".
Mendes diz que Sócrates está em falta grave
Apresentado por Alberto João Jardim a um mar de mais de 30 mil militantes e simpatizantes do PSD, Marques Mendes gastou uma boa parte do tempo de antena na festa anual do partido no Chão da Lagoa a tecer elogios ao seu anfitrião, que lhe deu a honra de encerrar as intervenções políticas no palco. «Alberto João Jardim merece a maior das homenagens. Não é por acaso que em 33 anos, o partido teve 40 vitórias. Não tem promessas nem anúncios, tem obra feita no terreno. Não é de fugir aos compromissos, não é de arranjar desculpas para aquilo que não se fez». Elogios feitos poucos minutos depois de Jardim ter chamado Sócrates de mentiroso e de o acusar de fomentar o separatismo na Madeira.
Fátima Felgueiras pronunciada (Autarca vai a julgamento por oito crimes)
Fátima Felgueiras foi hoje pronunciada por sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poder na forma continuada, no processo que envolve o extinto Futebol Clube de Felgueiras e a Câmara Municipal local. Além desta acusação, a autarca está a ser julgada pelo Tribunal de Felgueiras por 23 crimes, no chamado processo do "saco azul". No âmbito do mesmo processo, o juiz de instrução decidiu, ainda, enviar a julgamento outros nove arguidos, entre os quais o ex-presidente do município, Júlio Faria, tendo despronunciado o arguido Fernando Ferreira Sampaio e o próprio Futebol Clube de Felgueiras.

Etiquetas: , , , ,

Tema do dia... Lucro dos quatro maiores bancos cresce 23% no 1º semestre

Os lucros do banco presidido por Paulo Teixeira Pinto caíram 22,2%, para 307,9 milhões de euros.

O presidente do maior banco privado português explicou, em conferência de imprensa, que a quebra dos resultados esteve relacionada com o impacto negativo da Oferta Pública de Aquisição sobre o BPI.

A OPA ao BPI penalizou as contas do banco em 65,5 milhões de euros, devido sobretudo aos encargos com a tomada firme do aumento de capital - que teria sido necessário caso a operação tivesse sucesso -, «durante um período muito longo», insistiu o presidente executivo do banco.

O presidente executivo do BCP também atribuiu parte da responsabilidade na quebra nos resultados semestrais ao aumento das dotações para as imparidades de crédito - 97,75 milhões de euros, contra 71,35 milhões no primeiro semestre de 2006 - e a carga fiscal - 69,4 milhões de euros para impostos contabilizados no semestre em análise, contra 50,5 milhões de euros no período homólogo.

Já as contas do BES revelaram o maior resultado líquido de sempre dos mais de 130 anos de história da instituição e os primeiros superiores aos do rival BCP.

O banco presidido por Ricardo Salgado teve um lucro de 366,8 milhões de euros, em alta de 82,8%.

O lucro do BPI subiu 30%, para 193,1 milhões de euros, apesar de o contributo das operações no estrangeiro, essencialmente do banco de Fomento de Angola, ter sido menor e também de mais de 9,0 milhões de euros de custo com a OPA.

Já o Santander Totta, viu o seu lucro aumentar 28,1%, para 271,1 milhões de euros, e neste caso ganhando com a OPA do BCP ao BPI, que explica a maioria dos 77 milhões de euros em resultados não recorrentes contabilizados no primeiro semestre.

Diário Digital / Lusa

Etiquetas: , ,

30 julho 2007

Curtas...

Portugal Telecom pode perder serviço universal, Diário Económico de 30-07-2007

A Portugal Telecom (PT) pode perder a prestação do serviço universal de comunicações devido à contestação da Comissão Europeia. Em causa está a atribuição do serviço à operadora histórica, feito directamente pela tutela e sem o recurso a concurso público. Mário Lino já assegurou que vai abrir um concurso público para a atribuição da prestação do serviço, se este interessar aos operadores alternativos. "O serviço universal foi atribuído à PT sem concurso e a União Europeia sempre contestou isso", disse, em entrevista ao Diário Económico, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

TAP espera que Verão ajude a subir resultados, Diário Económico de 30-07-2007

A TAP fechou o primeiro semestre deste ano com prejuízos de 30 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 41% face ao mesmo período de 2006, onde a transportadora registou resultados líquidos negativos de 52 milhões de euros. A sazonalidade do negócio da aviação, que é sempre mais lucrativo durante o período de Verão, justifica os resultados da companhia este semestre, mas a transportadora reconhece que é "um grande desafio" conseguir alcançar os 37,9 milhões de euros de lucro, "traçados [pela tutela] para o ano de 2007". O atraso na decisão da Autoridade da Concorrência relativamente à compra da PGA tornou este objectivo mais difícil de alcançar, uma vez que a total integração só acontecerá no final de Setembro.

Sonae concretiza compra do Carrefour, Diário Económico de 27-07-2007

O negócio permite ao Continente ganhar mais dimensão. A Sonae Distribuição comprou ontem, por 662 milhões de euros, a rede do Carrefour em Portugal. O negócio transfere para as mãos do grupo liderado por Paulo Azevedo os 12 hipermercados da marca francesa , bem como as 11 licenças já aprovadas. Para a construção de novos espaços. Como noticiou o Diário Económico na segunda-feira, o outro candidato à venda do Carrefour era o Grupo Auchan, entretanto ultrapassado pela oferta do Grupo Sonae.

Fusão amigável BCP/BPI volta à ordem do dia, OJE de 27-07-2007

Clima de instabilidade na administração e os maus resultados do primeiro semestre do Millennium bcp voltaram a colocar na agenda a hipótese de fusão com o rival BPI, num movimento de concentração que levará à constituição do maior grupo financeiro português e terceiro maior da Península. O cenário de uma aliança negociada entre os dois bancos tem sido discutido por alguns accionistas históricos do Millennium bcp e ganhou novo fôlego anteontem, depois do anúncio de que o BPI reforçou a sua posição accionista no banco liderado por Paulo Teixeira Pinto.

Etiquetas: , ,

Filme: Diamante de Sangue (Blood Diamond)


Com o cenário da guerra civil da Serra Leoa, o filme conta a história do encontro do mercenário Danny Archer, que contrabandeia os diamantes de sangue (usados para financiar a compra de armas para a guerra), Solomon Vandy, um pescador que é separado da família em um dos ataques do grupo rebelde (Frente Revolucionário Unido) e vai para uma mina de diamantes, onde encontra um raro e grande diamante rosa, e da jornalista idealista Maddy Bowen, que investiga sobre os diamantes de sangue e seu comércio ilegal.
Tudo isso envolto numa aventura perigosa da caça ao diamante com cenas reais sobre a guerra, mostrando as decapitações de membros dos civis pelos rebeldes, as barbaridades a que são sujeitas as crianças-soldados e o descaso do resto do mundo diante tais atrocidades.
O Frente Revolucionário Unido ou FRU, criado em 1991, foi um importante participante da guerra civil de Serra Leoa, durante a qual tornou-se famoso pelas atrocidades cometidas. O grupo foi criado por Foday Sankoh, Abu Kanu e Rashid Mansaray, com o apoio do presidente da Libéria, Charles Taylor.
Atualmente, o FRU é um partido político, com Jonathan Kposowa como Secretário Geral. Nas eleições de 2002, obteve 2.2% dos votos, não conseguindo eleger nenhum representante no parlamento. Seu candidato à presidência, Alimamy Pallo Bangura, obteve 1.7% dos votos.
Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra em 1460, Serra Leoa era, então, habitada pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra, avistada desde o mar, adquiria com uma leoa vista de longe. Além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal. A primeira atividade econômica introduzida pelos portugueses foi mesmo o comércio de escravos, obtidos em negociação com aquele povo. Ainda hoje subsistem edifícios construídos pelos portugueses.
Os rebeldes aliciaram para suas milícias até mesmo crianças e adolescentes que nada tinham a perder, a não ser a própria vida miserável, e, liderados por guerrilheiros adultos, entregavam-se à truculência, matança e estupro, cortavam barrigas de grávidas, e decepavam mãos e braços. Antes de retalharem as vítimas, perguntavam: “Quer manga curta ou comprida?”. A resposta determinava se cortariam o braço da vítima no punho ou à altura do ombro. Essa situação levou a ONU a embargar a importação de diamantes e intervir no país.

Etiquetas: ,

27 julho 2007

Onde estou...





Cidade de Luanda (Domingo passado)

Luanda – Angola
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

26 julho 2007

Tema do dia... Acordo ortográfico luso-brasileiro a uma decisão política de distância

"«Falta uma decisão política para darmos início à fase de transição, principalmente no que diz respeito às editoras brasileiras», afirmou Godofredo de Oliveira Neto, que também é director do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e subsecretário de Planeamento da Educação do Estado do Rio de Janeiro."
"Em princípio, a ortografia comum da língua portuguesa já pode entrar em vigor, porque três dos oito países lusófonos - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - já ratificaram o acordo e também o protocolo modificativo ao acordo, aprovado em Julho de 2004, em São Tomé, durante a Cimeira da CPLP ali realizada."
"Portugal já ratificou o acordo, mas ainda falta ratificar o protocolo modificativo. Segundo especialistas, as modificações propostas no acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal.
Os portugueses deixarão de escrever «húmido» para usar a nova ortografia - «úmido».
Desaparecem também da língua escrita em Portugal o «c» e o «p» nas palavras onde estas letras não são pronunciadas, como em «acção», «acto», «baptismo», «óptimo».
No Brasil, a mudança será menor, já que apenas 0,45 por cento das palavras terão a escrita alterada.
O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente.
Outro exemplo é o fim do acento circunflexo nas paroxítonas terminadas em «o» duplo («vôo» e «enjôo»), usado na ortografia do Brasil.
O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do «k», «w» e «y».
Apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país."

Etiquetas: , , , ,

Tema do dia (25 Julho 07)... "Doping"

Volta à França: camisola amarela Michael Rasmussen afastado da prova
"A Rabobank retirou o ciclista Michael Rasmussen da Volta à França. Rasmussen era até ao início da noite líder da classificação geral, mas foi afastado da prova porque “violou as regras” da sua equipa. Alberto Contador, da Discovery Channel, é o novo camisola amarela."
"Um porta-voz da equipa explicou que Rasmussen foi afastado porque mentiu sobre o seu local de treino em Junho: disse que estava a treinar no México, de onde é oriunda a sua esposa, mas na realidade encontrava-se em Itália. “Várias vezes ele disse que onde estava a treinar e provou-se que era mentira. A direcção da equipa recebeu essa informação várias vezes e hoje recebemos novos dados”, afirmou Theo de Rooij, director da Rabobank, citado pela Reuters. Um porta-voz da equipa disse à televisão holandesa que não foi ainda decidido se a própria formação continuará na prova."
'Doping' no Tour pode tirar ciclismo dos Jogos Olímpicos
"Na noite de ontem, o culminar de mais um dia de choque para o Tour e para o ciclismo: o camisola amarela Michael Rasmussen, que horas antes vencera a 16.ª etapa em plenos Pirinéus, foi expulso da Volta à França pela própria equipa, Rabobank, por ter mentido quanto aos locais de treino no mês anterior à competição. Rasmussen tinha declarado estar no México, mas esteve realmente em Itália, fugindo assim a controlos antidoping surpresa. Ainda ontem, o italiano Cristian Moreni e a equipa Cofidis abandonaram também o Tour depois do ciclista ter sido controlado positivamente."

Etiquetas: , , , ,

Tema do dia (23 Julho 07)... Efeitos Secundários - "O‘pasteleiro’ do Big Brother II, Bruno Timóteo, foi detido numa megaoperação da GNR..."

Bruno Timóteo

Big Bruno conta tudo o que passou na cadeia, 24 Horas de 26-07-2007

Big Bruno conta tudo sobre os dias e noites que passou preso. Jura que nunca roubou nada a ninguém e que tudo não passa de uma confusão.

Big Bruno: "Eu é que fui assaltado", Correio Manhã de 26-07-2007

Bruno Timóteo, na primeira entrevista depois de libertado, nega ter feito assaltos e diz que ele próprio foi vítima de um furto em casa - em que levaram ouro da mãe. Queixa-se de ter sido injuriado nos calabouços da GNR de Braga.

BigBruno em liberdade - Eu é que fui assaltado e a GNR humilhou-me, Correio Manhã de 26-07-2007

"Correio da Manhã – O que fez ontem à noite depois de sair do Tribunal de Esposende?

Bruno Timóteo – Fui logo para casa tomar um banho. Estive mais de uma hora na água, porque na cela da GNR de Braga só tinha uma latrina e um lavatório. Nada mais."

"Correio da Manhã – Em casa tinha as armas e um boné da Brigada de Trânsito...

Bruno Timóteo – Esse boné estava cheio de bolor e tinha-o encontrado há nove anos, em Barcelinhos, debaixo da ponte onde a BT costuma fazer operações stop. Na altura achei graça e levei o boné para casa. As armas são de pressão de ar ou de colecção. Foram-me deixadas pelo meu falecido avô, que era sargento da Marinha. Sempre tive paixão por armas e munições. As balas que a GNR me apreendeu foram oferecidas pelos amigos. A zarabatana, assim como a navalha estrela ninja, estavam em casa, não andavam na rua. Disse isso mesmo à juíza. Se são todas armas proibidas, a verdade é que as comprei por catálogo ou correspondência... "

"Correio da Manhã – Como vai ser o seu futuro?

Bruno Timóteo – Vou continuar a ter a minha vida normal, trabalhando no meu café, em Esposende, para onde pretendo mudar-me. Estou farto da vida na aldeia de Creixomil, aquilo é calmo de mais. Só receio que, com esta operação da GNR deixe de ter propostas para relações públicas. O que mais gosto é de trabalhar na noite. Mas como não tenho medo de trabalhar, se for preciso faço outras coisas. Trabalho desde miúdo na hotelaria, sou padeiro e pasteleiro."

Etiquetas: , ,

25 julho 2007

Na blogosfera se fala de...

Resultado refuta idéia de que homem tenha surgido em vários lugares ao mesmo tempo.
(Cfr na foto;Crânio de um Homo sapiens)
Uma nova análise de mais de 4.500 crânios procedentes de todo o mundo, combinada com estudos sobre as variações genéticas nos humanos, comprova a teoria de que o ser humano se originou apenas na África e de nenhum outro lugar.
Os resultados do relatório, publicado na última edição da revista científica britânica “Nature”, mostram que a diversidade genética diminui à medida que a população se afasta da África. A observação coincide com a teoria de que a população mundial descende de um número reduzido de Homo sapiens surgido e emigrado da África.
Além disso, ao estudar os crânios de mais de 105 populações diferentes, os cientistas descobriram que os atributos físicos não só variavam mais entre os mesmos exemplares do sudeste da África, mas as diferenças diminuíam quanto mais afastada do continente africano era a área de onde provinham.
As origens e a dispersão dos primeiros humanos anatomicamente modernos geraram um debate entre os que atribuem a origem a uma região da África Subsaaariana e os que sustentam que diferentes populações evoluíram independentemente desde o Homo erectus até o Homo sapiens em diversas áreas do planeta.
O primeiro dos cenários, apoiado em análises genéticas, constata uma expansão dos humanos em direção ao Oriente Médio, Europa, Ásia, Oceania e América a partir de um número reduzido de migrantes, o que teria levado a uma perda da diversidade genética à medida que aumentava a distância do continente africano.
Liderados por Andrea Manica, do departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, os pesquisadores alegam que o estudo demonstra “definitivamente” que os atuais humanos se originaram em uma única região da África.

Etiquetas:

Tema do dia... "Doping"

Tour: Vinokourov apanhado com doping, Astana abandona prova
"O ciclista cazaque Alexandre Vinokourov acusou positivo num teste antidoping realizado durente o contra-relógio que venceu sábado na Volta à França, provocando a sua «suspensão imediata» da equipa Astana, que abandonou o Tour a «convite» da organização. A análise foi conduzida por um laboratório dos arredores de Paris e revelou glóbulos vermelhos de duas origens diferentes na amostra, o que comprova que Vinokourov recebeu uma transfusão de sangue pouco antes da etapa, na qual averbou o primeiro triunfo no Tour 2007. "

Tour2007: Rasmussen na 16ª etapa sob protesto de 8 equipas
"O ciclista dinamarquês Michael Rasmussen, envolto em suspeitas de doping, largou hoje com a camisola amarela para a 16ª etapa da Volta à França, numa partida marcada pelo protesto de oito equipas. Os corredores de oito equipas, seis francesas e duas alemãs, protestaram contra o doping, um dia após ter rebentado um escândalo com o cazaque Alexandre Vinokourov, que levou ao seu abandono do Tour, bem como da sua equipa, a Astana."
Tour : autoridades aduaneiras revistam autocarros de quatro equipas
"As autoridades aduaneiras francesas revistaram ontem, na auto-estrada A64, quatro autocarros de equipas que participam na Volta à França em bicicleta: Astana, Discovery Channel, CSC e Rabobank. Os agentes nada fizeram em relação aos veículos de equipas francesas."
Público
AMA ameaça treze desportos com exclusão dos Jogos Olímpicos
"Treze modalidades correm o risco de serem excluídas dos Jogos Olímpicos (JO) por não cumprirem o código mundial antidoping, avisou a Agência Mundial Antidopagem (AMA), que em Setembro divulgará um relatório identificando esses desportos. Os incumpridores têm depois um ano para corrigirem as insuficiências, antes que um novo relatório seja entregue ao Comité Olímpico Internacional (COI) e dê origem a sanções."
Agência Mundial Antidopagem critica inacção do México
"O presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), Richard Pound, criticou a falta de actuação do México no que respeita ao combate ao doping. As críticas foram proferidas na sexta-feira, depois de o México ter reconhecido que afastou três atletas, por suspeitas de dopagem, da selecção presente nos Jogos Pan-americanos. Já esta semana, foi anunciado que, afinal, foram expulsos seis atletas."
EUA desmantelaram rede que vendia esteróides a desportistas através da Internet
"As autoridades dos EUA desmantelaram anteontem uma extensa rede, composta em grande parte por farmacêuticas pouco conhecidas, que venderam esteróides e hormona de crescimento (hGH) a milhares de pessoas, inclusive desportistas profissionais, através da Internet. David Soares, procurador distrital de Albany (Nova Iorque), disse que várias “celebridades” desportivas foram clientes deste esquema e a imprensa norte-americana divulgou alguns nomes ligados ao basebol, futebol americano, boxe e culturismo.
Como nos EUA a venda de esteróides é controlada, a rede, centrada na Signature Pharmacy (Orlando, Florida), contava com a colaboração de médicos pouco escrupulosos, que ganhavam 19 euros por cada prescrição que passavam. A venda de esteróides e hGH, usada nos EUA como produto anti-envelhecimento, permitiu à Signature Pharmacy aumentar os seus lucros de cerca de 379 mil euros para 26,5 milhões em quatro anos."

Etiquetas: , , , ,

O Liberalismo Social - Diferenças Relativamente à Social Democracia

Oitocentista Farol de Felgueiras na Foz do Douro (Cidade do Porto)

A diferença fundamental entre o liberalismo social e a social democracia está na visão que cada uma destas ideologias tem relativamente à natureza humana e aos valores morais.

Os liberais sociais valorizam a liberdade, os direitos e as escolhas individuais, consideram a propriedade privada como fundamental para a felicidade pessoal, e perspectivam a democracia como um instrumento que mantém uma sociedade onde cada indivíduo experimenta o maior nível de liberdade possível (sujeito ao Princípio do Dano).

Então, a democracia e o parlamentarismo seriam meros sistemas políticos que se legitimizavam a eles próprios somente pela quantidade de liberdade que promoviam, e não seriam valorizados só por si. Enquanto o Estado tem um importante papel em assegurar liberdade positiva, os liberais sociais tendem a confiar que os indivíduos são geralmente capazes de decidir as suas relações e assuntos, e que geralmente não precisam de orientação em direcção à felicidade.

Já a social democracia, tem as suas raízes no socialismo, e tipicamente favorece uma perspectiva comunitarias. Se é verdade que os social democratas também enfatizam a liberdade individual, eles não acreditam que a liberdade real possa ser adquirida sem transformar a natureza do próprio Estado.

Tendo rejeitado a abordagem revolucionária do Marxismo, os social democratas decidiram escolher o processo democrático para alcançar os seus objectivos, contudo, continuam a sentir um forte cepticismo pelo capitalismo, o qual precisa de ser regulado (ou pelo menos "gerido" para um bem maior). Este enfoque no bem maior, potencialmente, faz com que os social democratas sejam mais aptos para orientar a sociedade numa direcção que se pretende mais equalitária e equilibrada.

Na prática, porém, as diferenças entre os dois podem ser mais difícieis de perceber. Por isso é que actualmente os partidos sociais democratas se direccionaram para o centro e adoptaram uma versão de Terceira Via.

Etiquetas: , ,

Francisco Sá Carneiro III

Artigo completo em O Acidental LONG PLAY

"Desde o Verão de 1975, poucos como Sá Carneiro foram tão claros e veementes na recusa deste regime. Denunciou o militarismo. Negou o marxismo. E declarou, para escândalo geral, não partilhar o objectivo de alcançar uma “sociedade sem classes”, então um dos dogmas mais sagrados do novo regime e aceite igualmente pelo PS, pelo PCP e por todas as facções do MFA.
Para as forças de esquerda nunca houve dúvidas: Sá Carneiro, por mais que falasse de “socialismo personalista”, não era dos deles. Também nunca reconheceram ao seu partido, rebaptizado como Partido Social Democrata em 1976, um lugar à esquerda."
"Mesmo assim, as esquerdas identificaram-no logo como o mais perigoso “agitador” daquilo que Mário Soares, em 1977, designava como a “onda das forças reaccionárias, para não dizer fascistas”."
"Não foram apenas as esquerdas que se irritaram com a linguagem e a atitude de Sá Carneiro. As direcções partidárias das direitas também não gostaram dele. É que muita gente à direita, habituada à existência tecnocrática e apolítica a que a reduzira o salazarismo, dispunha-se a colaborar com o poder militar e a esquerda governamental, tal como antes tinha colaborado com Marcello Caetano."
"Esta “liberalização” pela porta do cavalo nunca entusiasmou Sá Carneiro. Sabia ser impossível dar confiança aos empresários enquanto tudo continuasse dependente dos humores incertos do poder militar e esquerdista, que continuava a não querer condenar o Partido Comunista, nem a podar os seus feudos."
"Sá Carneiro não se limitou a reivindicar condições de crescimento económico – fê-lo em nome do que ele chamou “clareza democrática”: o dever dos políticos, em democracia, de apresentarem opções claras de governo, e o direito do povo de as sufragar em eleições.
Só assim, segundo Sá Carneiro, os políticos teriam autoridade real para cumprir os seus programas, e só assim o povo se poderia sentir verdadeiramente representado. Repare-se que nada disto tinha que ver com o “basismo” das esquerdas revolucionárias."
"Queria antes, por via representativa, obter uma real identificação da população com o poder, por forma a aumentar a autoridade e a eficácia desse poder. E isto porque, para ele, não havia na sua época outra possibilidade de dar ao poder autoridade e eficácia a não ser pela democracia."
(Continua)

Etiquetas: ,

Onde estou...



Ilha de Luanda

Luanda – Angola
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

24 julho 2007

Curtas...

Governo pagou a miúdos para ajudarem Sócrates, 24 Horas de 24-07-2007

A apresentação do Plano Tecnológico da Educação ficou marcada pela atrapalhação de José Sócrates. O chefe do Governo desconhecia que as crianças que mostraram as virtudes dos quadros interactivos tinham sido pagas.

''MANDAM-NOS MORRER NAS ESCOLAS'', Correio Manhã de 24-07-2007

"Mandam-nos para as escolas para morrermos mais depressa", denuncia a professora Maria Manuela Jácome, doente oncológica há seis anos - desde então foram-lhe retirados, em sucessivas operações, um quarto do estômago, a vesícula, baço, duodeno e parte do intestino -, sem conseguir que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) lhe conceda a necessária aposentação.

'El Solitario' ainda tentou disparar contra a PJ, Diário Notícias de 24-07-2007

Jaime Giménez Arbe preparava-se ontem ao início da tarde para fazer o seu o primeiro assalto em Portugal quando foi detido segundos antes de entrar na Caixa Agrícola da Figueira da Foz. Duas dezenas de agentes da PJ de Coimbra cercaram a área da instituição bancária e detiveram El Solitario, o criminoso mais procurado de Espanha, suspeito de ter praticado 36 assaltos a agências bancárias espanholas e de ter assassinado três polícias do país vizinho.

Reino Unido - Chove menos mas cheias agravam-se, Público de 24-07-2007

As inundações no Reino Unido estão a construir o quadro de catástrofe mais grave dos últimos 60 anos. Apesar de a precipitação ter diminuído, os rios Tamisa e Severn ameaçam galgar as margens e invadir as povoações mais próximas. São agora nove as regiões em estado de alerta, numa situação considerada "crítica" pela Agência do Ambiente.

Casal McCann pode ser preso por ter deixado os filhos sozinhos em casa, 24 Horas de 23-07-2007

Os pais da pequena Maddie estão a ser alvo de uma investigação por parte das autoridades britânicas por terem deixado os três filhos sozinhos no apartamento da Praia da Luz, no Algarve. Se o casal for acusado de negligência, pode enfrentar uma pena de prisão até dois anos. Segundo a edição de ontem do "Sunday Express", os magistrados britânicos estão a ter "reuniões informais" para perceber se foi cometida alguma ilegalidade.

Portugal na cauda da Europa nos apoios à natalidade, Jornal Negócios de 23-07-2007

O Estado português vai gastar mais cerca de 0,06% do PIB com as duas medidas de apoio à natalidade apresentadas por José Sócrates, na sexta-feira no Parlamento. Mesmo desembolsando mais 100 milhões de euros, ano, para suportar estas novidades, Portugal vai continuar a ser um dos países da OCDE que menos percentagem do PB destina para estimular, através de transferências monetárias, a taxa de natalidade.

Edorgan derrota oposição laica e consegue maioria absoluta , Público de 23-07-2007

Eleitores turcos deram a maioria absoluta ao partido do primeiro-ministro, Erdogan. AKP continua no poder e formará governo sozinho, mas terá menos deputados do que em 2002, segundo dados ainda não oficiais, e a direita nacionalista regressa ao Parlamento.

Etiquetas: , , ,

Liberalismo Social

Praça da Liberdade - Avenida dos Aliados - Praça General Humberto Delgado (Cidade do Porto)
Liberalismo Clássico
O liberalismo clássico é uma ideologia ou corrente do pensamento político que defende a maximização da liberdade individual mediante o exercício dos direitos e da lei.
O liberalismo defende uma sociedade caracterizada pela livre iniciativa integrada num contexto definido. Tal contexto geralmente inclui um sistema de governo democrático, o primado da lei, a liberdade de expressão e a livre concorrência econômica.
O liberalismo rejeita diversos axiomas fundamentais que dominaram vários sistemas anteriores de governo político, tais como o direito divino dos reis, a hereditariedade e o sistema de religião oficial.
Os principios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, especialmente o direito à vida, à liberdade, à propriedade, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres; igualdade da lei e de direitos para todos os cidadãos.
Liberalismo Social
O liberalismo social ou novo liberalismo, um desenvolvimento do liberalismo no início do século XX, tal como outras formas de liberalismo, vê a liberdade individual como um objectivo central.
A diferença esta no que se define por liberdade, para o liberalismo clássico, liberdade é a inexistência de compulsão e coerção nas relações entre os individuos, já para o liberalismo social a falta de oportunidades de emprego, educação, saúde, etc., podem ser tão prejudiciais para a liberdade como a compulsão e coerção.
Derivado disto, os liberais sociais estão entre os mais fortes defensores dos direitos humanos e das liberdades civis, embora combinando esta vertente com o apoio a uma economia em que o Estado desempenha essencialmente um papel de regulador e de garantidor que todos têm acesso, independentemente da sua capacidade económica, a serviços públicos que asseguram os direitos sociais considerados fundamentais.
A palavra social é utilizada nesta versão do liberalismo com um duplo sentido.
Um primeiro como forma de diferenciação dos grupos que defendem correntes do liberalismo como o liberalismo clássico, o neoliberalismo e o libertarianismo.
Um segundo como forma de vincar os ideais progressistas ao nível da defesa das liberdades individuais e em oposição às idéias defendidas pelos partidos conservadores.
O Liberalismo Social é uma filosofia política que enfatiza a colaboração mútua através de instituições liberais, em oposição à utilização da força para resolver as controvérsias políticas.
Rejeitando quer a versão pura do capitalismo, quer os elementos revolucionários da escola socialista, o liberalismo social coloca a sua ênfase nas liberdades positivas, tendo como objectivo aumentar as liberdades dos mais pobres e desfavorecidos da sociedade.

Etiquetas: ,

23 julho 2007

2º Tema do dia... Luis Filipe Menezes candidato à liderança do PSD (continuação...)

"Quando, em 1995, no histórico congresso do Coliseu, Luís Filipe Menezes chamou «sulistas, elitistas e liberais» aos apoiantes de Durão Barroso, a generalidade dos analistas vaticinou-lhe o fim político.
O caso não parecia para menos: Menezes fora brindado com uma valente vaia e saíra da sala do Coliseu a chorar, amparado por amigos acabrunhados.
Eu, porém, achei o contrário.Nessa mesma semana, escrevi que aquele não era o fim mas o princípio da carreira de Luís Filipe Menezes como dirigente do PSD.
O Coliseu, para ele, não fora uma sala mortuária mas um trampolim."
DN On Line - Março de 2005
"Ali, no Alentejo, a pergunta é se acha que os sulistas são elitistas e liberais?
"Agradeço a sua pergunta, quase que a encomendava", responde Menezes com sorriso aberto, alegre. "Eu não teria dinheiro para pagar ao Sr. Seguela a notoriedade que aquela frase me deu."
E explica-se "Eu estava muito cansado", conta. "A seguir à frase fiz uma paragem e houve, na plateia, uma primeira onda de contestação - ainda me lembro quem foi.
Depois foi em catadupa". Após exorcisar o trauma, regressa à política: "Se fosse hoje trocaria 'sulista' por 'centralista': era o que eu queria dizer"."
Ou seja, vamos ter a oposição aos Centralistas (do Terreiro do Paço), Elitistas (do Terreiro do Paço) e aos "Pseudo-Liberais" (do Terreiro do Paço)! Enfim (ler, finalmente)...
Eu sou "Tripeiro", Português e Liberal (Social).
Este é o sentido e a tradição do pensamento das gentes do Porto, a Cultura da Liberdade está inscrita nos granitos e na alma deste povo.
Quer pela forma quer pelo conteúdo característico da nossa forma de falar - "com aquele calão todo", expressamos o nosso direito a ser livres.
Antigos, Nobres (no carácter), Leais e Livres.
E, como disse Aristóteles, "O homem é um animal político."
Caro Luís Filipe Menezes, aqui fica uma breve nota histórica:
"A cidade do Porto desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes -- o famoso Cerco do Porto -- valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D.Maria II, do título -- único entre as demais cidades de Portugal -- de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»).
Alberga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal."

Etiquetas: , , , ,

Outros blogues...

2º Tema do dia... Luis Filipe Menezes candidato à liderança do PSD


"Luis Filipe Menezes, numa conferência de imprensa hoje às 20h00, disse que com ele na liderança o partido "será ganhador" e "recuperará o dinamismo". A sua candidatura visa ainda "dar uma nova esperança aos militantes" para as eleições de 2009."


"«Seria uma enorme irresponsabilidade que no PSD onde há uma enorme descontentamento que, assumindo as responsabilidades nas críticas, não assumisse com as regras que existe - que para mim servem - uma candidatura que será uma candidatura de vitória», afirmou Luís Filipe Menezes, explicando porque mudou de posição em relação ao Conselho Nacional de sábado."


"O discurso teve recados internos mas foi também dirigido a todos os portugueses que estão descontentes com a situação do país e com o Governo liderado por José Sócrates. “Quero provar que a vontade real do país, é a vontade do PSD”, assegurou o adversário de Marques Mendes. Menezes afirmou que é candidato para “derrotar os interesses instalados” e para “acabar com um ciclo político” que se inclinava para a derrota do PSD nas eleições legislativas de 2009."


"«Sou candidato para que o PSD pense o País, para que o País volte a pensar em nós», afirmou, acrescentando que, entre as prioridades que elege, estão «os jovens sem horizonte» e os «idosos abandonados à sua sorte». Menezes afirmou que quer dar voz «às bases» e «uma nova esperança aos militantes»."

Etiquetas: , , ,

Onde estou...


Estas fotografias mostram um "apressado" camião a realizar uma ultrapassagem, sobre um linha dupla contínua, à saída da Ilha de Luanda num Domingo, de tarde.
Conduzir, por cá, exige muito cuidado, concentração e sempre em autodefesa...
Uns 30 metros depois este "camionista" teria ao seu dispor 2 faixas de rodagem!
Quem conhece o local, sabe que ele nem sequer tem plena visibilidade dos carros que circulam na via da esquerda (para além da já referida dupla linha contínua) e estamos numa zona de passeio (e não de corridas de pesados).
Ilha de Luanda
Luanda – Angola
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

Tema do dia... Efeitos Secundários - "O‘pasteleiro’ do Big Brother II, Bruno Timóteo, foi detido numa megaoperação da GNR..."

Não, não eram estrelas inacessíveis e distantes. Eram o vizinho do lado,o colega dos copos, o companheiro da bola. Nunca o lado de lá e o lado de cá do pequeno ecrã estiveram tão próximos.
O Big Brother passou a ser o palco por exelência do povo que arrota e diz palavrões, que cospe para o chão e tira macacos do nariz, que lança perdigotos quando fala e não tem tempo nem pachorra para ler um livro. Mas também do povo que chora e ri, ama e odeia, gosta e detesta.
Graças à novela da vida real o povo sem artifícios nem máscaras, o povo em todo o seu esplendor, conquistou o espaço nobre da televisão. Foi então que o País olhou para o espelho e não gostou do reflexo da sua imagem.
E que o povo olhou para o ‘Big Brother’ e não viu o seu auto-retrato."



PERFIL

"Bruno Timóteo, 28 anos, solteiro, da aldeia de Outeiro, Barcelos, foi estrela do ‘Big Brother II’, em 2001.

Ficou em 3.º lugar, teve um romance e ficou conhecido pela sua paixão por motos. Lançou um livro de cozinha e ajudava os pais na sua pasteleria em Barcelos. Engordou e sofre de problemas respiratórios."

Correio da Manhã

"Este caso mais recente vem ilustrar a decadência em que os participantes dos reality-shows acabam por cair, parecendo não conseguir reagir bem ao regresso à vida quotidiana depois de passarem por momentos altos com a fama.

Marco, expulso da primeira edição do Big Brother por agredir a pontapé uma colega, ainda teve uma fugaz passagem pelo mundo da música. Casou com Marta, outra das suas companheiras na casa, mas o matrimónio terminou passado algum tempo. Ainda assim, o jovem ex-fuzileiro foi dos que melhor souberam lidar com o regresso à vida quotidiana, sendo agora director da empresa onde trabalha.

Mas nem todos souberam regressar à vida comum da melhor forma. Zé Maria, vencedor dessa mesma edição, foi recebido na sua terra natal - Barrancos - em apoteose, tendo direito ainda a um programa de televisão na TVI, que não durou muito tempo, muito por culpa das fracas audiências. Algum tempo depois, foi visto a correr nú com dois gatos debaixo dos braços, numa clara evidência de que algo não estava bem com o jovem. Recebeu tratamento psicológico e hoje leva uma vida pacata.

Mário, outro dos concorrentes do primeiro BB, foi preso há algum tempo por pertencer a uma rede de crime organizado, tendo sido condenado a sete anos de prisão por assaltos à mão armada.

Mais recentemente, foram Sérgio e Verónica, casal formado na terceira leva de concorrentes do programa, a anunciarem a separação naquele que se julgava um romance duradouro, de acordo com o jornal Destak."

Pravda

'BIGMÁRIO', O PRIMEIRO A CAIR

"Mário Ribeiro, o ‘BigMário’ da primeiro edição do programa da TVI, que foi condenado a sete anos de prisão por roubo, tinha sido detido em Fevereiro de 2006 por vários assaltos à mão armada no Porto.

Mário Ribeiro, de 25 anos, integrava uma quadrilha que roubou o gerente da McDonald’s do Via Catarina, tendo sido capturado pela Secção Regional de Combate ao Banditismo (SRCB) da Polícia Judiciária do Porto, em São Mamede de Infesta, Matosinhos.

Ao longo do seu julgamento no Tribunal de São João Novo, no Porto, ‘Big- Mário’ fartou-se de clamar estar “inocente”, mas as provas que a PJ recolheu levaram os juízes a condená-lo a sete anos pelos crimes que são excepcionalmente gravosos”."

Correio da Manhã

Reality show é um tipo de programa televisivo apoiado na vida real. Exemplo deste é o programa mundialmente conhecido, Big Brother criado em 1999 por John de Mol e inspirado no livro de George Orwell, "1984".
Big Brother é um popular reality show onde, durante cerca de três meses, um grupo de pessoas (geralmente menos de 15) que tentar se manter em uma casa fechada, onde as expulsões são decididas pela audiência, e assim conseguir o prêmio por se manter a mais tempo na casa.
Big Brother Portugal é um reality show produzido pela Endemol e cujos direitos para Portugal foram vendidos para a TVI, após renúncia da SIC. Muitos consideram que esta opção de Emídio Rangel (na altura director de programação da SIC) foi decisiva para que a estação televisiva perdesse a guerra de audiências no horário nobre para a TVI. A TVI lançou o concurso e, desde o seu início, foi um grande sucesso, fazendo com que cidadãos anónimos ficassem conhecidos de todo o país. O programa foi objecto de amplo debate sociológico na sociedade portuguesa.
O Big Brother teve quatro edições com anónimos e mais duas com gente conhecida (Big Brother Famosos). A popularidade do programa foi descendo progressivamente até que a TVI o retirou do ar. Todavia, todas as estações privadas portuguesas (TVI e SIC) e inclusive a televisão pública (RTP) continuaram a apostar em reality shows, à semelhança de outros países.
Wikipédia

Etiquetas: , ,

22 julho 2007

Na blogosfera se fala de...

"O Burj Dubai, o super arranha-céus que está a ser construído nos Emirados Árabes Unidos, tornou-se ontem no edifício mais alto mundo, tendo atingido os 512,1 metros de altura, segundo os seus construtores, tendo já ultrapassado o famoso edifício Taipei, construído no centro financeiro de Taiwan."

Etiquetas:

Devaneios linguísticos...

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía) .

"O homem é um animal político." (Aristóteles).

Etiquetas:

Na blogosfera se fala de...

Pacheco Pereira continua a desenvolver uma nova (antiga) linguagem...
O Reino Unido e a Rússia andam "divertidos" a jogar as guerras dos diplomatas. Ora agora expulso eu, ora agora expulsas tu. Por mim, apenas espero que fiquem por este tipo de "combate"! Moscovo procura regressar à primeira linha do xadrez mundial - arte nobre do pensamento humano mas que não é para todos...

Etiquetas:

Curtas...

As empresas portuguesas sabem inovar?, Diário Económico de 20-07-2007

Conheça os negócios que estão à frente nos seus sectores. Inovador, português e global. Existe? Começa a existir. A Bial está a ultimar aquele que será o primeiro medicamento português no mercado mundial. A Multiwave Photonics iniciou a comercialização de lasers para equipamentos médicos e indústrias, tendo já entidades como as norte-americanas Lockheed Martin e NASA na sua carteira de clientes. A WTvision desenvolve e vende ‘software’ para cadeias de televisão em três continentes.

Júdice defende fusão entre PSD e CDS, Diário Económico de 20-07-2007

Advogado diz que os eleitores não se revêem nestes partidos. José Miguel Júdice quer fusão entre o PSD e o CDS. Antigo bastonário dos advogados afirma que os eleitores de direita não se revêem nem no PSD nem no CDS. José Miguel Júdice diz que "a direita só por acaso é que ganha as eleições de 2009".

Sócrates manda travar Teixeira Pinto no BCP, Jornal Negócios de 20-07-2007

Afirmação de quadros do PSD no futuro do BCP irritou São Bento. O primeiro-ministro entrou no dossier BCP. O aparecimento de nomes afectos ao PSD (na facção cavaquista, a que pertence aliás Teixeira Pinto) para ocupar os órgãos de gestão do banco irritou José Sócrates, que fez saber o presidente executivo do BCP disso mesmo. Nomes como Alexandre Relvas e Isabel Mota já terão, por isso, sido retirados. Mas a Caixa e a EDP já não darão apoio a Teixeira Pinto. Caixa retira intenção de voto contra Jardim Gonçalves.

Paulo Portas fica, mas vai de férias e regressa em Setembro com tudo esquecido, Semanário de 20-07-2007

Paulo Portas deverá pedir um voto de confiança ao Conselho Nacional de amanhã, de modo a fortalecer a sua liderança. Assim, à reflexão que no domingo anunciou fazer sobre as condições para fazer oposição em Portugal, Portas deverá responder "eu fico". As critícas à sua liderança são, no entanto, crescentes. Manuel Queiró já pediu a sua demissão e os homens próximos de Ribeiro e Castro vão pedir, no Conselho Nacional, que Portas e os seus apoiantes façam uma auto-critíca dos erros cometidos, designadamente em relação aos ataques e às manifestações de deslealdade dos portistas com a anterior liderança de Ribeiro e Castro.

Etiquetas: , ,

Onde estou...




O “Vitaminas” (espero ter escutado bem os comentários da audiência) dá o seu show. Cheguei para almoçar, ao meio da tarde, mas acabei por ficar distraído a escutar as actuações dos vários artistas no “Jango Veleiro”. O público estava animado…

Jango Veleiro na entrada da Ilha de Luanda

Luanda – Angola
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

Onde estou...

Prosseguem as obras de recuperação da rua onde apareceu a “cratera” que já vos mostrei…
Luanda
Luanda – Angola
(Clicar sobre a imagem para a observar no tamanho real.)

Etiquetas: , ,

21 julho 2007

Outros blogues...

"Espaço de informação, opinião e debate sobre comunicação, jornalismo e marketing"
Fonte do Cartoon: Blog do Expresso

Etiquetas:

Na blogosfera se fala de...


A publicação "Portugal Diário" despertou-me este tema da Natalidade e, em particular, para a "Real" através do titulo da sua noticia:



Mas, como ainda somos um país habitado, do nosso lado da fronteira há novidades equivalentes (ler similares, semelhantes, paralelas mas assimétricas - não estou a falar do aparelho desportivo):



O problema da "falta de Lusos" é tão grave que até um jornal desportivo resolveu alertar os seus leitores, os homens do golo, que está na hora de os marcar em casa (de alguém!):


Perante estes valores "estimulantes", vamos lá...

Estes foram salvos:

Etiquetas:

20 julho 2007

Tema do dia... Falta de liberdade marcou debate sobre Estado da Nação

O debate sobre o Estado da Nação, que decorreu no Parlamento, ficou marcado pelas críticas da oposição, à esquerda e à direita, sobre a falta de liberdade em Portugal. Em resposta, o primeiro-ministro José Sócrates recusou receber lições de democracia de qualquer bancada.

A primeira acusação partiu do líder do PSD, Marques Mendes, ao dizer que "a nação não vai bem" e que "há 30 anos que não se via esta atmosfera em Portugal", numa intervenção em que atacou o Governo na área económica, considerando que "o país está mais pobre".
Na resposta, José Sócrates refutou as acusações, salientando que, ao contrário do líder do PSD, nunca chamou "guerrilheiros" aos que o criticaram dentro do PS. "Ó senhor deputado Marques Mendes, gostava de saber onde está a sua autoridade moral. Lembro-me que foi num Governo onde esteve que o Nobel José Saramago foi censurado num livro e impedido de concorrer a um prémio", frisou.
Francisco Louçã, pelo BE, confrontou o chefe do Executivo com o clima de "atrofia dos direitos essenciais na política portuguesa", dando como exemplo o caso que envolveu a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e o ex-deputado do PSD Fernando Charrua.
"Não aceitaremos que um processo disciplinar seja usado para dar lições de boa educação, por muito mal educado que se seja. Mas haveremos de falar nisso" mais tarde, respondeu José Sócrates, de forma algo enigmática.
BE e também o PCP enumeraram exemplos dessa "atrofia": o caso de Fernando Charrua por alegadamente ter insultado o primeiro-ministro, a exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho por não ter agido contra a colocação de um cartaz 'jocoso' para o ministro da Saúde ou a instauração de processos disciplinares a militares através da sua identificação por fotografia num protesto.
"Não estamos cá para dar lições de coisa nenhuma (...) mas acha que estas atitudes do Governo dão alguma saúde à democracia?", questionou o comunista António Filipe.
José Sócrates reiterou que "o Governo não permitirá que nenhum funcionário seja penalizado apenas por razões que têm a ver com a expressão da sua opinião".
Também o líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou que "multiplicam-se os exemplos" de perseguição na Administração Pública liderados por "sócratinhos" porque o primeiro-ministro "não matou o ovo", e alertou o chefe do Governo que poderá ficar conhecido como "picareta arrogante".

Etiquetas: ,

Francisco Sá Carneiro II

Artigo completo em O Acidental LONG PLAY
FRANCISCO SÁ CARNEIRO: UM PROJECTO DE LIBERDADE
[Rui Ramos, Outra Opinião, Lisboa, O Independente, 2004, pp. 154-170]
"Em 1980, no meio das ruínas de uma ditadura e de uma revolução, Sá Carneiro propôs aos portugueses fazerem de Portugal uma democracia como as outras democracias da Europa ocidental. Nunca quis mais do que isso. Também nunca quis menos. Por isso, irritou as esquerdas, ainda presas ao socialismo revolucionário. Mas incomodou também as direitas – sobretudo aquela direita a quem sempre bastaram os negócios e empregos permitidos pelo paternalismo de Marcello Caetano, pela confusão do MFA, ou pela tolerância do Dr. Mário Soares."
"Em Dezembro de 1979, Sá Carneiro foi o primeiro político na história de Portugal a passar da oposição ao poder única e exclusivamente em virtude de uma clara maioria eleitoral. Nunca tinha acontecido antes dele. Sá Carneiro não foi um mítico D. Quixote solitário, predestinado para a tragédia: foi um líder político capaz de formular um projecto ao qual uma maioria dos portugueses aderiu na década de 1970. É essa história que é preciso perceber."
"Mas quando, em 1969, Sá Carneiro aceitou um convite para ser eleito deputado no Porto, não foi para “servir” como os seus parentes. Como muitos outros, convencera-se de que, com a substituição de Salazar por Marcello Caetano, as direitas, até então submetidas a Salazar, iriam conduzir a transição para um regime fundado no sufrágio universal, com eleições limpas e partidos políticos legais. Sá Carneiro preparou-se para fazer política."
"Depressa descobriu que se enganara. A estratégia de evolução ultramarina de Marcello Caetano não era compatível com qualquer evolução política. Caetano admitia a independência do ultramar, mas sem entrega aos partidos armados que combatiam a administração portuguesa. Por isso, precisava de continuar a guerra. Ora, para continuar a guerra, não se podia permitir o luxo de uma democracia de tipo ocidental, que as esquerdas certamente aproveitariam para espalharem a sua propaganda derrotista. Havia, porém, um processo de democratização que Marcello Caetano, aliás na tradição salazarista, queria incentivar: era a “democratização económica e social”, através da abertura de espaço para a iniciativa empresarial e da expansão dos serviços do “estado social”."
"Sá Carneiro desorientou os salazaristas, tanto como os antisalazaristas. Ninguém nunca soube bem como o classificar. Quase toda a gente, tanto dum lado da barricada como do outro, estranhou a definição de “liberal”. O termo, para além do sentido de “liberalização”, tinha então um significado sobretudo histórico: referia-se aos estados constitucionais do século XIX."
"As esquerdas anti-salazaristas também sorriam da “inocência” de Sá Carneiro: acreditava na “democracia burguesa”, sem perceber que só uma nova ditadura de marxistas convictos poderia erradicar o salazarismo. Os salazaristas e os marxistas não eram de facto inocentes. Uns e outros nada esperavam de uma população que eles consideravam “atrasada”, a precisar da albarda de burocracias iluminadas. Sá Carneiro, logo em 1969, discordara: “recuso-me a aceitar que sejamos assim, que o nosso povo tenha por natureza de ficar eternamente sujeito ao paternalismo de um homem, de um sistema, ou de uma classe."
"Comprometeu-se então com o general Spínola, de quem tentou fazer um presidente da república eleito, e portanto com a legitimidade democrática necessária para resistir ao assalto dos marxistas. Mas o general sofria do mesmo problema de Caetano: a identificação com um projecto ultramarino que, para ser viável, requeria a continuação da guerra. Isso deu a iniciativa aos oficiais do MFA, aconselhados pelas esquerdas. No seu célebre confronto com o MFA na Manutenção Militar, em Junho de 1974, Sá Carneiro ainda respeitou a linha ultramarina do general. Percebeu depressa que era um beco sem saída. Em Julho, apesar de ainda sublinhar a importância de uma “consulta democrática” no ultramar, reconhecia: “há que descolonizar rapidamente”. Agiu sempre em função do que era possível."
"A Constituição de 1976 impunha os objectivos do socialismo revolucionário, incluindo “a apropriação colectiva dos principais meios de produção”. O esquerdismo funcionava assim como uma fonte de legitimação do poder mais importante do que as formalidades democráticas."
(Continua)

Etiquetas: ,