27 março 2006

O valor da Lei...

Portugueses obrigados a sair do Canadá chegaram ao Porto

Tinham recebido uma ordem de afastamento do território canadiano. Ontem de manhã desembarcaram no Porto. Carregados. O voo de Toronto trazia nove portugueses nesta situação. Quatro deles pertencem à família Ferreira, cujo caso o PÚBLICO seguiu.

Público de 27-03-2006

Portugal armado...

Um milhão de armas legais em Portugal

Há um milhão de armas legais em Portugal, o que corresponde a 10% da população. Mais de metade das licenças foram atribuídas a caçadores, cerca de 500 mil, as restantes a civis e entidades em exercício de cargos públicos. Mas, em 2005, a PSP rejeitou 85 a 90% dos pedidos de licença para uso de arma, o que nunca tinha acontecido.

Diário Notícias de 27-03-2006

Curtas...

Governo apresenta 333 medidas para agilizar o Estado

Ministro António Costa desvaloriza a importância da reestruturação orgânica dos ministérios. E destaca a simplificação administrativa, que reduz os custos de contexto.

Diário Económico de 27-03-2006

Curtas...

Ferro exige 40 mil contos aos jovens que lhe chamaram pedófilo

O antigo secretário-geral socialista quer ainda sentar no banco dos réus Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz. Ferro diz que as acusações das testemunhas lhe estragaram a carreira política.

24 Horas de 27-03-2006

Informática e Comunicações

Um número significativo de ataques contra a estrutura básica da Internet, usando um método invulgar têm sido registados nos últimos tempos e estão a preocupar as entidades responsáveis pela vigilância da Internet a nível mundial, notícia a News Factor. Os ataques registados são semelhantes aos tradicionais ataques de negação de serviço, vulgarmente designados DoS, mas apresentam índices de eficácia bastante superiores, o que é grave tendo em conta que na maioria das vezes têm como objectivo atingir sites de grandes empresas e extorquir dinheiro. Este novo tipo de ataques precisa de um número bastante reduzido de computadores zoombie para lançar o ataque que por sua vez tem um impacto bem mais significativo que o habitual nos computadores que gerem o tráfego online são bastante superiores, já que estes são uma espécie de intermediário do ataque.

As informações sobre estes ataques começaram a ser divulgadas ainda na semana passada enquanto resultado de um estudo levado a cabo por um grupo de investigadores, mas a informação volta a ganhar destaque com a confirmação da situação anormal por parte de empresas como a VeriSign.

Informática e Comunicações

O crime informático está a mudar e o hacker que a partir de casa aproveitava os seus conhecimentos informáticos para lançar um ataque a determinada empresa e ainda acabava com novo emprego na organização, que reconhecia os conhecimentos do atacante e acabava por contratar os seus serviços, já não é representativo.

Hoje em dia a ameaça é organizada, usa técnicas sofisticadas e realiza-se com o objectivo de obter lucros, consideram 84 por cento dos CIOs inquiridos numa sondagem levada a cabo pela IBM no passado mês de Janeiro.

Os responsáveis de tecnologias das empresas inquiridas preocupam-se sobretudo com os ataques realizados a partir de computadores vulneráveis de terceiros, pela dificuldade que representa a investigação desse tipo de situações (75 por cento) e pelo facto de muitas vezes conduzirem a países onde não há legislação ou esta é ineficaz. São também motivo de preocupação os ataques que partem de dentro da própria organização - muitas vezes sem conhecimento dos utilizadores envolvidos - para roubar informação confidencial posteriormente utilizada em esquemas de espionagem industrial (66 por cento).

26 março 2006

Luz Azul...


'Blue Goal' é o nome desta instalação que emite luz azul, colocada em telhados em Hamburgo para homenagear a Copa do Mundo na Alemanha. Nos próximos dias, serão instaladas 300 traves como esta na cidade.

Sinais dos tempos modernos...Paradoxos!


Foi assim que amanheceu neste sábado (18/03) Granada, no sul da Espanha, após as comemorações do 'Botellon'. Na festa, milhares de jovens levam garrafas (botellas) para as ruas e ingerem bebidas alcoólicas. A ordem é se embebedar para celebrar o início da primavera.

Informática e Comunicações

Microsoft abala o mercado com novo adiamento do Windows Vista

A gigante da informática não conseguiu preparar os programas a tempo, mais uma vez, e nesta semana anunciou que atrasará o lançamento da versão do Windows Vista para os usuários individuais até janeiro de 2007.
Após adiar o lançamento por duas ocasiões, o sistema operacional finalmente entraria no mercado no último trimestre deste ano.
A multinacional disse que lançará uma versão do Vista para clientes corporativos em novembro, como estava previsto, mas acrescentou que os consumidores individuais terão de ter mais paciência. "Precisávamos de algumas semanas a mais", disse Jim Allchin, o co-presidente da divisão de plataformas da empresa que, segundo a companhia, em breve será substituído por outro executivo, Steve Sinofsky, conhecido por sua tendência a cumprir rigorosamente todos os prazos.
A Microsoft, cujo sistema operacional está presente em aproximadamente 90% dos computadores de todo o mundo, argumentou que o atraso se deve ao fato de a companhia querer melhorar a qualidade do produto, sobretudo no que se refere à segurança.

Aliados...

Governo russo espionou para Saddan

A Rússia forneceu ao regime de Saddam Hussein informações sobre a movimentação das tropas norte-americanas nos primeiros dias da invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003. A revelação consta de um relatório divulgado ontem pelo Pentágono, que não indica como os dados transmitidos por Moscou influenciaram no desfecho da ofensiva.
De acordo com o relatório, o governo russo tinha fontes "dentro do Comando Central Americano" durante o planejamento e a execução da invasão. As informações obtidas, afirma o documento, eram transmitidas a Saddam Hussein pelo embaixador russo em Bagdá.

Aplausos...

Chefe do Departamento de Armas da PSP é um dos presos

O chefe do departamento de armas e explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) é apontado com um dos cabecilhas da rede de tráfico de armas e de munições que está a ser ouvida no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa. A informação é avançada, este sábado, pelo semanário «Expresso». Entre os 25 arguidos que foram ouvidos ao longo da madrugada estão mais dez elementos da PSP.
Fonte: TVI

25 março 2006

Informática e Comunicações

Software contrafeito sustenta 8 novos processos judiciais levantados pela Microsoft

A Microsoft avançou com oito processos judiciais contra sete indivíduos e uma empresa pela venda de software contrafeito no eBay.
Os visados tentavam fazer passar no site de leilões versões falsificadas do Windows XP profissional, componentes de Office e as versões estudante e professor da suite de produtividade. Em comunicado, a gigante do software explica que sete dos oito acusados foram identificados a partir do programa Genuine Advantage, uma iniciativa lançada em meados do ano passado que, de forma automática, consegue detectar software ilegal sempre que o cliente utiliza o Windows Update ou recorra ao centro de downloads da Microsoft.
Os processos avançam no Arizona, Connecticut, Florida, Hawai, Massachusetts, Nebrasca, Nova Iorque, Washington, estados de residência dos acusados, adianta ainda a empresa.

Informática e Comunicações

Lenovo quer liderar mercado de PCs
Nos próximos cinco anos a Lenovo quer ser número um ou dois mundial no mercado de PCs.
O objectivo é definido a nível mundial mas a ideia é que seja replicado em cada um dos países onde está o fabricante chinês, conforme explicou ao TeK Christine Dehnel, responsável pela operação portuguesa.
No mercado local a estratégia da companhia passa por uma maior aposta nos segmentos mais baixos do mercado profissional, que passarão a ser endereçados com as novas linhas de produtos de marca própria apresentados em Lisboa esta quinta feira. Mantendo uma estratégia de venda indirecta, a Lenovo pretende expandir a rede de parceiros e prepara para breve um novo programa de canal, adianta Christine Dehnel que traça como meta um crescimento da rede entre os 25 e os 50 por cento.

OPA sobre a Portugal Telecom...

Tele2 sugere condições para aprovação da OPA sobre PT

A Tele2 sugeriu à Autoridade da Concorrência um conjunto de condições que, no seu entender, podem prevenir que a concretização da oferta da Sonaecom prejudique a concorrência no mercado das telecomunicações em Portugal.

OPA sobre a Portugal Telecom...

Sonaecom substitui PT Multimédia na lista das acções com maior potencial de valorização

A Sonaecom passou a integrar a lista das acções com maior potencial de valorização do Millenium bcp investimento, substituindo a PT Multimédia que durante a semana passada superou o preço-alvo atribuído pelo banco de investimento.